O grupo Ó Canalhas, turma avançada de teatro do Pé No Palco (R. Conselheiro Dantas, 20 – 3029- 6860), apresenta hoje (20h), 9 (21h), 10 (19h), 11 (19h), 19 (20h), 26 (20h) e 28 (19h30) de novembro o espetáculo O Incrível Menino Preso na Fotografia, com texto de Fernando Bonassi, direção de Fátima Ortiz, assistência de direção de Pedro Bonassim e Jean Carlos (estagiário de direção).
O texto apresenta a história de um menino que, depois de anos, descobre-se preso na claustrofóbica moldura de uma foto escolar. É uma fotografia dessas com livros ao fundo, com globo terrestre e outros elementos que as fizeram tão populares até hoje nas escolas como lembrança e registro da passagem do tempo.
A peça é originalmente um monólogo, mas foi transformada em um espetáculo para 13 atores. Os 13 dialogam em torno das angústias da imobilidade diante daquilo que não pode ser mais mudado, pois está congelado na imagem e no tempo, e da incapacidade de mudar as coisas que poderiam ser, mas não são seja por comodismo ou por medo. Ao mesmo tempo em que todos estão presentes no palco o tempo inteiro, há a sensação de isolamento como se cada um deles fosse o fantasma das vontades que não podem ou não conseguem ser realizadas. É um espetáculo denso e ao mesmo tempo divertido que foi um desafio levado a cabo pela turma de formandos.
Bonassi traz o sofrimento, a ironia e o humor de alguém, que poderia ser você ou eu, imobilizado em uma situação da qual não consegue ou da qual sequer tenta sair.
O Incrível Menino Preso na Fotografia é uma reflexão sobre quem somos frente a tudo aquilo que nos é imposto por forças supostamente maiores.
O espetáculo pode ser um olhar para o passado objetivo, com toques dos anos de chumbo brasileiros, ou do nosso presente subjetivo, como cidadãos e humanos paralisados: ou pela nossa incapacidade de nos movermos ou por nosso comodismo diante de tudo aquilo que nos incomoda mas que, ainda assim, deixamos passar, presos e isolados dos outros como se estivéssemos em uma fotografia, imutável e em preto e branco esquecida em um álbum fechado, em uma gaveta perdida, na cômoda lacrada de uma casa abandonada.
Em um tempo em que tanto se fala de revoluções de sofá – com as mídias sociais, como Twitter e Facebook – é um convite ao movimento e a fazer algo efetivo para que as mudanças e os movimentos aconteçam no mundo real.
O Pé no Palco é uma escola de teatro curitibana que pode ser considerada atualmente uma referência em arte-educação. Nestes dez anos de atividades na sede Rebouças foram mais de 150 peças encenadas e a realização de 8 projetos sociais específicos de arte educação.

Serviço
O quê: O Incrível Menino Preso na Fotografia. Onde: Pé no Palco (R. Conselheiro Dantas, 20 – 3029- 6860). Quando: 7 (20h), 9 (21h), 10 (19h), 11 (19h), 19 (20h), 26 (20h) e 28 (19h30) de novembro. Quanto: R$ 20 (o ingresso inteiro não será cobrado no Pé no Palco; todos os ingressos promocionais serão revertidos à Associação de Amigos do Pé no Palco), R$ 10 (meia e promocional).