O jazz, estilo musical intimista, vai predominar em Curitiba nos dias 10, 11 e 12 de setembro, quando acontece o Schweppes Jazz Festival, evento tradicional que reúne os nomes mais consagrados da música nacional e internacional. O festival será realizado no palco do Schweppes Full Jazz Slaviero Bar, no Batel, sempre às 22h00.

A edição deste ano trará como atrações os grupos os grupos Gringo´s Washboard Band e Jazz Cigano Quinteto e a cantora portuguesa Maria Mendes, uma das vozes mais promissoras do jazz da atualidade.

A Gringo’s Washboard Band é uma banda que resgata o blues e o swing jazz da década de 30 e 40. Ela abre o Festival com show no dia 10 de setembro. Com Tita Portugal no vocal, e os músicos Giorgio Bonfanti (baixo acústico), Guto Krainski (washboard), Allan Krainski (guitarra) e Charlie Gibson (piano e teclado), o grupo se inspirou nas jug bands de New Orleans, berço do jazz, cujos instrumentos eram feitos à mão.

No dia 11 de setembro, é a vez do Jazz Cigano Quinteto, formado por Lucas Miranda (violão), Mateus Azevedo (bateria), Vinícius Araújo (violão), Wagner Bennert (contrabaixo) e John Theo (violino). O grupo curitibano é uma das principais referências do jazz manouche no Brasil, estilo criado pelo violonista cigano-belga Django Reinhardt e imortalizado no seu Quinteto do Hot Club de France, na Paris dos anos 30. A mistura do ‘sotaque’ musical cigano de Django com os ritmos quentes do jazz swing gerou um resultado admirado até hoje ao redor do mundo todo.

Encerrando o Festival, no dia 12, a cantora Maria Mendes, que nasceu na cidade do Porto, em Portugal, mas desde 2007 está radicada na Holanda. O seu álbum de estreia, lançado com o selo da etiqueta nova-iorquina DotTime Records, intitula-se ‘Along the Road’’ e foi bem recebido pela crítica especializada. Ela já fez shows na Suíça, Holanda e Portugal. É a segunda vez que se apresenta no Brasil.

O Schweppes Jazz Festival está na sua quinta edição e coloca a capital paranaense entre as cidades que apresentam o jazz como uma opção para os amantes da boa música. A escolha pelo bar do Schweppes Full Jazz Slaviero está associada também ao fato de a casa ser um dos locais que apresentam atrações de qualidade, além de drinques exclusivos e opções gastronômicas selecionadas.

Schweppes Jazz Festival

Data: 10, 11 e 12 de setembro

Horário: a partir das 22h00

Local: Schweppes Full Jazz Slaviero Bar, Rua Silveira Peixoto, 1297, Batel