Em homenagem ao Dia das Crianças, o espetáculo O Caminho dos Girassóis volta em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. Dirigida e escrita por Fátima Ortiz e produzida pela Mataveri Cultural, a produção obteve três indicações ao Troféu Gralha Azul 2013. A peça aborda a beleza do crescimento das crianças, a descoberta lúdica do mundo, das relações na família, na escola e também o confronto com as realidades do mundo e com o progresso.

No enredo, a coruja, senhora dos sonhos, e o beija-flor, mensageiro das inspirações, celebram o dia a dia das crianças. O sol gira e com ele a pressa e os compromissos: o corre-corre na família e uma cidade que cresce engolindo paisagens, casarões e jardins.

A autora quer expressar suas inquietações com o volume de informações que a criança recebe a todo instante, e afirma que esse acúmulo é igualmente colocado aos pais e à escola, gerando um descompasso entre o saber natural, do tempo livre, e um saber impositivo, o da pressa. Neste processo de descobertas a peça valoriza a construção e o entendimento da linguagem da força das palavras, que são colocadas como fonte de fascínio para a mente infantil.

O elenco é composto pelos integrantes da Cia Pé no Palco, Juliana Spriscygo e Pedro Bonacin, e os atores convidados Flora Vieira Chagas e José Augusto Bergossi. O trabalho de criação é assinado por artistas que desenvolvem trabalhos com a diretora há anos: Fernando Marés, no cenário; Beto Bruel, na iluminação; Julana Adur, na coreografia, e Rosy Greca, na composição e direção musical. A direção de produção é de Daniel Valenzuela, da Mataveri Cultural.

 

SERVIÇO

Data: 27 de setembro a 12 de outubro de 2014

Local: Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazzarotto (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)

Hora: Sábados e domingos às 16h (sessão especial dia 12/10, às 11h)

Ingressos: R$ 30 e 15 (meia entrada).