A Caixa Cultural Curitiba apresenta, amanhã e domingo, o espetáculo O menino que mordeu Picasso. A peça, que faz parte da programação do mês das crianças, conta a história verídica de uma amizade entre um garoto curioso e um dos artistas mais importantes do mundo.

O nome do espetáculo dá início ao enredo. A história narra o encontro do jovem Antony, de seis anos de idade, que morde Pablo Picasso (1881 – 1973) ao encontrá-lo em um atelier durante as férias do artista, na Inglaterra. O pintor e escultor, de forma divertida, resolve devolver a mordida e começar uma amizade com o garoto. Em alguns momentos do roteiro, fica a impressão de que Antony é o próprio artista, ainda criança.

O espetáculo mostra a influência da infância na vida do espanhol, que certa vez disse a frase passei a vida tentando aprender a pintar como uma criança. O encontro entre os dois destaca a relação entre um adulto consagrado em seu auge artístico e o olhar ingênuo do criativo garoto.

A montagem que chega a Curitiba é escrita e dirigida por Marcelo Romagnoli, livremente inspirada no livro homônimo e verídico do inglês Antony Penrose. A atuação de Fábio Espósito interpretando Picasso recebeu dois importantes prêmios nacionais em 2012: o APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Femsa de Teatro, ambos na categoria Melhor Ator. Rodrigo Pavon completa o elenco como o garoto.