Los Angeles a Cidade dos Festivais

16 março, 2017 às 07:00  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

FOTO 01 LANTERN FESTIVAL

Los Angeles tem uma diversidade gigantesca de festivais o ano todo. Quem pensou que havia apenas festivais da indústria de entretenimento, como os de cinema, que acontecem por aqui vai se surpreender. Todos os meses há uma série de eventos e atividades que ocorrem na cidade, e muito deles são gratuitos. Este mês eu estive no 16º annual Los Angeles Lantern Festival, para conhecer e compreender um pouquinho mais da história e cultura chinesa.

IMG_2235

Gravura do signo do galo feita de papel representando o ano de 2017 do horóscopo chinês, que caracteriza pessoas cheias de coragem, honestidade e ambição.

 

IMG_2906

O Festival ocorre todo ano no décimo quinto dia do primeiro mês lunar para marcar o encerramento das festividades do Ano Novo Chinês. O evento trouxe uma série de atrações ao centro da cidade de Los Angeles, desde tours no Chinese American Museum, espaço ensinando você a escrever o ideograma chinês, estandes para você mesmo criar sua lanterna de papel, food trucks, apresentações de dança, mágicas, música, até artesanato.

FOTO 04 LANTERN

Escrever os caracteres é considerado uma obra de arte que exige disciplina mental e concentração.

 

FOTO 05 LANTERN

A comunidade é muito contagiante, simpática e sempre nos apresentando aquele sorriso, apesar de um pouco tímido e muito respeitoso. Pude observar o orgulho que eles tem de sua cultura colorida, repleta de formas, das suas artes, seus costumes, da tradição milenar e ritos. A riqueza do conjunto de histórias, lendas e ritos são passados de geração para geração.

   FOTO 03 LANTERN

 Também não pude deixar de perceber como é grande a vontade e o prazer em passar ao público que esteve presente no festival um pouco mais sobre a sua cultura, fazendo com que nos sentíssemos parte dela.

FOTO 02 LANTERN

Um evento para toda família participar. As crianças tiveram muita diversão, mas também aprendizado ao confeccionarem suas próprias lanternas no formato de um galo.

Realmente Los Angeles é o lar de todos os povos, um centro mundial de entretenimento e cultura. É uma das cidades mais dinâmicas que conheço. A cidade tem muito para mostrar, através de sua cultura peculiar, pois mesmo com seu gigantismo consegue fazer com que inúmeras comunidades do mundo inteiro se conectem. Frequentemente residentes pensam que conhecem muito bem a cidade, e sempre acabam descobrindo algo novo. Essa é uma daquelas cidades onde realmente entendemos o conceito  de diversidade. 

Por que mudei de país?

2 março, 2017 às 19:47  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

17077863_10155220539319015_1819790383_n

O sonho de mudar na tentativa de alçar outros vôos pessoais fez com que e eu e meu marido viéssemos, de repente, viver em Los Angeles. As motivações foram diversas, desde a qualidade de vida, a liberdade pessoal, a segurança, o aprimoramento profissional, até, porque não, o reconhecimento. Juntos embarcamos para a maior de nossas aventuras, e hoje estamos construindo o tão desejado sonho americano.

Com essa viagem eu poderia adquirir mais experiências e vivências que iriam só aumentar a minha bagagem pessoal e com certeza a profissional, então eu pensei, por que não?

Apesar dos encantos da vida em Los Angeles, eu encontrei no início algumas dificuldades aqui. E por quê? Em Curitiba, deixei minha família, amigos, trabalho, rotina, para dar lugar a um certo vazio, uma solidão, mesmo apesar de eu estar no estado mais populoso do país, com mais de 37 milhões de habitantes. Com o tempo, o vazio se transformou em saudade, um sentimento que nós brasileiros conhecemos muito bem.

As novas regras, a nova cultura, a nova língua traz conhecimentos indescritíveis, lhe obrigando a sair da sua zona de conforto e passar por algumas saias justas também. As vezes dá a sensação de que vivemos em um novo mundo, totalmente diferente de nossa rotina e realidade que tínhamos no Brasil. Um dia nunca é igual ao outro, pois sempre há um novo aprendizado, a todo tempo, sua cabeça está a mil.

No começo você chega até a ficar paranoico em querer saber e entender tudo sobre o local em que está vivendo. Mas são tantas as mudanças que dá um frio na barriga, e as vezes lhe passa pela cabeça a ideia de desistir. Até hoje, após dois anos, são diversas as informações que devemos assimilar, desde as mais sutis, até as que já estavam enraizadas em nós. Muitas vezes acabamos “modificando” e reaprendendo o que achávamos que sabíamos. 

Mas o que é Hollywood e a Califórnia?

2 março, 2017 às 19:47  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

Na verdade Hollywood é um distrito em Los Angeles, Califórnia, famosa em todo o mundo por ser o lugar onde filmes e séries de televisão são feitos. Aqui podemos encontrar diferentes atrações turísticas como a calçada da fama, Universal Studios e o famoso letreiro de Hollywood, o “Hollywood Sign”.

IMG_1700

Hollywood Sign

Mas tenho que confessar, como curitibana da gema que sou, um fato nada comum aconteceu, diria até estranho, eu estava sentindo falta de uma constante na minha cidade natal: não vi uma gota de chuva por mais de dois meses.

 O clima por aqui é maravilhoso, nada parecido com Curitiba, onde acontecem as quatro estações em um só dia. Desde que cheguei muitos Angelinos, assim como estrangeiros de toda a parte do mundo, classificam o clima como perfeito. Com razão, pois a maioria dos dias são ensolarados e quentes. A humidade é muito baixa e chove bem pouco, um dos motivos da indústria cinematográfica ter escolhido aqui como a capital do cinema.

IMG_1698

Death Valley National Park na Califórnia, um dos lugares mais quentes do planeta.

Um dos pontos positivos que encontramos aqui é a diversidade geográfica, que faz daqui um lugar especial e eclético agradando todos os gostos. O pessoal por aqui brinca que na Califórnia se você quiser pode surfar pela manhã e esquiar durante a tarde, pois encontramos praias, montanhas e desertos muito próximos uns dos outros.

 

IMG_1696

Pismo Beach

Se você é da área do entretenimento aqui é um ótimo mercado, pois existe uma infinidade de profissionais e negócios relacionados com a produção audiovisual. Encontrei profissões que nunca imaginei existirem.  Só aqui em Hollywood descobri sobre atividades como: script supervisor, studio teacher e gaffer, por exemplo, e existe uma grande demanda. 

IMG_1699

Crédito da foto: Raphael Bittencourt

É praticamente impossível andarmos pelas ruas e não esbarrarmos em alguma produção acontecendo, repleta de caminhões, interditando ruas, ou em algum ator ou atriz famosa.

Califórnia “Dream”

2 março, 2017 às 19:46  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

  hollywood-at-night

Foto da Hollywood Boulevard.

Hollywood é conhecida como o símbolo da indústria do cinema, da noite do Oscar, da calçada da fama, da luxuosa Beverly Hills, de artistas famosos e palco de diversos eventos e premieres.

Me lembro da minha primeira vinda até aqui, de todos os tours que fiz, e claro, voltei encantada com Hollywood e suas histórias cinematográficas, sua rica gastronomia e diversidade cultural.

Só não imaginava que após pouco mais de um ano eu iria viver o tão desejado “Califórnia Dream”, quando abri meus olhos aqui estava eu, com duas malas e um lugar que eu pensava conhecer e pronto para ser explorado. Mal sabia eu os inúmeros desafios, medos, inseguranças e incertezas que iria enfrentar. Sim no começo o entusiasmo pelo novo, a ansiedade de ser feliz e fazer acontecer, me fizeram esquecer que eu era apenas mais uma estrangeira, que acabara de chegar e precisava saber como a música toca.

Acho que só me esquecera de pedir o roteiro ou o script para ler e estudar antes de escutar a palavra: “action”. Creio que não existe diretor e nem assistente de direção pra esse filme que decidi produzir. Ops, uma falha de pré-produção, seria?

No começo pensei: Los Angeles me escolheu, mas hoje posso dizer que eu escolhi inconscientemente viver essa aventura, esse choque multicultural. Cruzo diariamente com pessoas do mundo todo, me deparo com outras línguas, outros hábitos, outras formas de manifestar afeto, outra forma de se vestir e outras formas de abordagem.

Tenho certeza que essa é a principal riqueza desse lugar e a garantia de que escolhi muito bem, pois hoje, mesmo não sendo uma tarefa diária muito fácil, sou feliz por ter criado uma realidade que transpassa fronteiras, derruba barreiras e soma culturas. Sou uma nova Kettelin, com toda certeza, e ainda estou engatinhando no lugar que eu renasci: “Califórnia”.