Brasileiros tem Destaque no Cinema em Hollywood

11 agosto, 2017 às 20:43  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

Se você gosta de cinema, trabalha na área ou tem interesse sobre a indústria de cinema em Los Angeles esse post é para você.

Descobri que nosso país é um contribuidor da indústria cinematográfica, ainda que modestamente, principalmente aqui em Hollywood, onde venho acompanhando mais de perto esse mercado. A boa notícia é que existem brasileiros que estão tentando fazer o mercado brasileiro movimentar-se e ganhar espaço. Um exemplo é a fundadora do LABRFF, Meire Fernandes, que através de muito esforço e dedicação vem ano a ano abrindo a porta para muitos brasileiros mostrarem seu talento aqui em Hollywood.

Apesar de nosso país enfrentar uma crise econômica, política e social em dimensões incalculáveis existem alguns poucos heróis tentando remar contra a maré da incerteza e da instabilidade para produzir de maneira independente, sem auxílio de governo, e alcançar seu lugar ao sol.

Pra começar vou falar sobre o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) que é considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos. Foi fundado em 2007 e exibiu mais de 550 filmes, incluindo longas, documentários e curtas. É um importante evento cultural realizado fora do Brasil, mais especificamente em Los Angeles, na Califórnia. O festival dedica-se a exibição de filmes nacionais, assim como também ao desenvolvimento de relações entre profissionais brasileiros e da indústria cinematográfica americana. Ele também tem o objetivo de incentivar o mercado do audiovisual brasileiro nas áreas de serviços de produção, coprodução e distribuição de filmes. O Festival é uma grande oportunidade para profissionais da área terem seus projetos exibidos para executivos de Hollywood.

Noite de gala do LABRFF 2016 no Teatro  Harmony Gold, em Hollywood.

Cerimónia de abertura do LABRFF 2016 no Teatro Harmony Gold, em Hollywood. Crédito da foto: LABRFF

 No ano passado tivemos a oportunidade de  participar do Festival através do nosso curta “The Dress“, do talentoso diretor Raphael Botelho Bittencourt, que foi selecionado para o Festival. Acompanhamos todos os filmes selecionados e exibidos durante o festival. Foram curtas, longas e documentários, entre eles: Pulso, dirigido por Daniele Suzuki, O Caso de Dionisio Diaz, dirigido por Fabiana Karla e Chico Amorim, Batman: Personal Issues, dirigido por Gerson Sanginitto, Food For Thoughts, dirigido por Luísa Novo, Debaixo D’Agua: Mergulhe Fundo, dirigido por Lucas Paz, Chocolatedirigido por Thiago Dadalt , entre outros diversos.

1000656_10154472164059477_5685355851556547320_n

Raphael Bittencourt no dia da exibiçnao de seu filme no LABRFF 2016.

O nosso primeiro tapete vermelho com o filme "The Dress" em Hollywood no 9th LABRFF.

O nosso primeiro tapete vermelho com o filme “The Dress” em Hollywood no 9th LABRFF.

 

Sobre o curta- metragem “THE DRESS

Em 2016, Raphael Bittencourt lançou o seu curta-metragem “The Dress” (O Vestido) que concorreu ao 9 th LABRFF.

Raphael que também é o roteirista do filme relata que a história narra através de 15 minutos como pessoas de uma mesma família lidam de forma diferente diante de um mesmo fato da vida.  “A ideia do filme surgiu do meu interesse pessoal nas relações interpessoais, nos dramas reais que pessoas de carne e osso enfrentam em suas vidas (…). O filme não é constituído de super-heróis, mas sim de personagens muito realísticos, com qualidades e defeitos, cheios de paixões e inseguranças, como todos nós”. O final de “The Dress” é inesperado e além de surpreender também emocionou a Platéia como a do LABRFF 2016, confira o depoimento do ator André Mattos após assistir o “The Dress” no festival: DEPOIMENTO. Confira também o trailer do filme aqui: THE DRESS TRAILER.

  11889563_10203157704182646_5958989292690273699_n

Em 2016, fotos das gravações do curta-metragem “The Dress” (O Vestido, em tradução livre). O diretor Raphael Bittencourt dirigindo os atores: o americano, David Westberg, (Orlando, o pai) e a russa, Elena Marshall (Christine, vendedora da loja de roupas em Beverly Hills) para uma cena do filme. O filme também teve a participação da atriz brasileira, Marília Coulturato, que atualmente reside em Los Angeles, e da atriz americana, Tereza Tracy. O filme teve uma equipe internacional com pessoas de diferentes origens como: a brasileira, a americana, a russa, a chinesa e a indiana. Esta foi uma das minhas grandes aventuras por aqui, além é claro, ter sentido na pele o que o cinema pode fazer através de uma produção: unir diversas línguas, culturas e experiências para criar uma mesma história. Não posso deixar de mencionar a importância do inglês, a linguagem oficial utilizada durante as filmagens. Cada vez mais vejo como é muito importante ter o domínio desse idioma.

THE DRESS 2

Na foto o diretor de fotografia americano, Martin Lasa, a assistente de direção russa, Olga Solodukhina, Raphael Bittencourt e David Westberg .

Na foto da esquerda para a direita: o primeiro assistente de câmera, Pratik Shah, o diretor de fotografia americano, Martin Lasa, a assistente de direção russa, Olga Solodukhina, Raphael Bittencourt e David Westberg na Loja de roupas femininas em Beverly Hills, que era uma das locações do filme.

LABRFF 2017

  Neste ano o LABRFF acontecerá de 5 a 9 de novembro com uma cerimônia de abertura no Harmony Gold Theater, na famosa Sunset Strip, em West Hollywood. Para quem é profissional da área e tem interesse em ter o seu projeto no festival, as inscrições ainda estão abertas, mas ficam apenas até o dia 21 de agosto. Confira mais informações sobre o festival aqui: www.labrff.com

Em 2017, o LABRFF está celebrando seus 10 anos de sua fundação e está recebendo muitas mensagens de felicitações em sua página no facebook pelos profissionais que já marcaram presença no festival confira no link abaixo: LABRFF

Curiosidade

O BFM ( Brazilian Film Market) do LABRFF que tem como objetivo incentivar as produções entre Brasil e Estados Unidos, através de encontros entre produtores, distribuidores, investidores e criadores de conteúdo audiovisual acontece em paralelo ao festival e conta com a presença de diversos executivos da indústria cinematográfica de Hollywood. Majors como Sony, MGM, Fox, Paramount, Universal, Netflix, Warner estão sempre presentes no BFM, o qual recebe inscrições de projetos todos os anos.

Sim nós também fazemos parte dessa indústria cinematográfica e estamos fazendo história por aqui, além é claro de estarmos conquistando nosso espaço e contribuindo para o cinema Hollywoodiano.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>