The Last Bookstore em Los Angeles

8 abril, 2017 às 15:29  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

FullSizeRender

The Last Bookstore (a Última Livraria) é a maior livraria independente ​​da Califórnia. Sua trajetória se iniciou em 2005 com um nome um tanto irônico em meio ao avanço dos tablets, ebooks, e lojas virtuais. A livraria continua com o comércio de livros como sua principal atividade. É um grande sebo também, onde encontramos inúmeros livros e discos usados e lançamentos, alguns deles raros. A Loja fica localizada em Downtown, no centro da cidade, em um prédio que funcionou como banco e ainda mantém seu cofre como uma sala com livros de ficção científica.

IMG_2794

IMG_2793

Sala onde era o cofre do banco com livros de ficção cientifica.

Não é difícil encontrar estacionamentos disponíveis, há vários pagos por perto, mas são extremamente caros. E para estacionar na rua não é muito fácil, principalmente nos fins de semana, e quanto mais perto mais cara a hora do parquímetro.

O espaço é amplo, muito bem iluminado, rodeado de estantes com livros, onde eles não estão apenas a venda, eles fazem parte da decoração peculiar, o que atrai muitas pessoas, principalmente nos fins de semana.

IMG_2717

O espaço aberto e o layout do lugar é bem pensado, com poltronas e sofás confortáveis para você ler seu livro com tranquilidade.

IMG_2720

Os livros são os atores principais e se transformam em obras artísticas.

IMG_2718

IMG_2723

Uma obra de arte feita com uma máquina antiga e muitos papéis datilografados.

 O arco feito por livros foi cuidadosamente arranjado formando um túnel de livros empilhados, estabelecendo a harmonia do ambiente. Até parece um cenário que foi criado para a gravação de algum filme, pois cada detalhe é muito bem produzido. Claro que essa livraria só poderia estar na cidade do cinema, pois é impossível você entrar e não querer tirar pelo menos uma foto do lugar.

IMG_2795

IMG_2788

IMG_2800

Foto inevitável nessa livraria que até tiveram que colocar um aviso. Não demore muito para fazer essa foto, pois se você estiver atrapalhando as outras pessoas será convidado a parar, então seja rápido. 

Uma dica para quem for visitar a The Last Bookstore é ir durante o dia, principalmente se você estiver sozinho. Há histórico de assaltos e também roubos de carros a noite.  Nas proximidades da livraria a região é esquisita e encontrei alguns usuários de drogas e mendigos. Então mesmo durante o dia fique alerta também, mas é uma atitude que nós brasileiros já sabemos fazer direitinho, pois, confesso que até hoje não consigo relaxar ao andar sozinha em alguns lugares por aqui.

Os preços e o estado dos livros são muito bons, muito deles nem parecem que são livros usados, pois não possuem qualquer vestígio de marcas ou danos. Os antigos donos devem ter sido muito cuidadosos, ou já lêem pensando em vender logo após o término da sua leitura. Aqui essa é uma das atitudes que acho muito interessante e nobre, um exemplo para seguirmos aí no Brasil, principalmente nesse momento de crise que estamos passando. Esse comércio de usados por aqui é muito forte e fazem não apenas para livros, mas também para muitos tipos de objetos, que falarei sobre isso em um novo post. Para vocês terem ideia podemos encontrar na parte superior  da loja milhares de livros ao preço de US$1.00.

FullSizeRender-2

Aqui a atividade de vender livros está intimamente ligada a arte também. Nas galerias no mezanino você pode ter contato direto com o artista, acompanhar seu trabalho, descobrir um pouco mais sobre a sua arte, até conversar e comprar suas obras. E a relação com a arte não para por aí, os visitantes também são agraciados pelas exposições de artistas em um grande espaço no piso superior. IMG_2734

FullSizeRender-3

Um espaço cultural que funciona também como um “ponto de encontro” das manifestações artísticas e seus autores. A artista Andrea Bogdan muito atenciosa e simpática me mostrou e explicou como a sua arte acontece.

IMG_2725

Algumas das obras da exposição no nível superior com esculturas de arte e pinturas que estavam expostas no dia em que visitei.

IMG_2866

IMG_2724

 Realmente descobri um espaço de cultura mais multifacetado do que eu imaginava. Em um mesmo local funciona uma livraria diversificada, e que também é palco de diversos eventos como palestras, bate-papo com autores de livros, e até casamentos, além de ser um cenário para exposições e apresentações de várias artes. Para estudantes como eu conseguir encontrar bons livros com preços mais acessíveis foi sensacional também. Enfim, é um local onde história, conhecimento, arte, cultura e turismo se encontram. Se você gosta de ler um bom livro, economizar, e também é um apreciador de arte, este lugar superou minhas expectativas, pois é muito mais do que isso. Aqui a experiência é completa. A prova de que em Los Angeles o cenário artístico se reinventa e recria novas formas de arte e cultura em cada metro quadrado que a cidade possui. Essa é uma livraria muito interessante que vale a pena visitar!

Informações:

Endereço: 453 S Spring St – Ground Floor, Los Angeles, CA 90013

Horários: Segunda-Quinta 10 am – 10pm Sexta-Sábado 10am -11pm Domingo 10am-9pm

Nota: Ao entrar eles verificam se você está com alguma sacola, bolsa ou mochila maior que uma folha de papel de 8×11”, se sim, você é solicitado que deixe na entrada. Isso é feito para que se evite roubos.

Se você quiser mais informações sobre como e o que a loja recebe como doação, itens que eles geralmente precisam em boas condições e o que eles compram e não compram acesse o site.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>