Um pedacinho do México em Los Angeles

24 março, 2017 às 04:23  |  por Kettelin Zafra Bittencourt

Como tenho falado em meus posts, aqui na Califórnia parece que temos quase todos os países do mundo em apenas um estado. Cada dia me surpreendo e conheço um pouco mais das diferentes culturas presentes nessa metrópole cosmopolita.

FullSizeRender-1

Localizada no bairro mais antigo da cidade como parte do El Pueblo de Los Angeles Monumento Histórico

 

A Olvera Street é um exemplo disso, pois você não precisa sair daqui pra conhecer o México. A rua é conhecida como “o berço de Los Angeles” e é localizada no centro da cidade, “Downtown”, ao lado da Union Station. Com estruturas antigas, pavimentadas por tijolos, é bem arborizada e muito colorida. Nela você pode encontrar diversas barraquinhas, lojas, bancas pintadas, restaurantes com comidas típicas, vendedores ambulantes, cafés e até mesmo ouvir músicas tradicionais com grupos de Mariachi.

IMG_2304

Olvera Street foi criada em 1930 “para preservar e apresentar os costumes e o comércio do início da Califórnia”. Muitos dos comerciantes na rua Olvera hoje são descendentes dos vendedores originais.

Com suas passagens estreitas e edifícios do século XIX, foi criada para celebrar a herança mexicana da cidade. Tecnicamente, faz parte do El Pueblo de Los Angeles Monumento Histórico, que inclui muitos dos edifícios mais antigos da cidade.

FullSizeRender-5
IMG_2318

Restaurante Mexicano Las Anitas

Fazia algum tempo que gostaria de conhecer essa rua, mas fui até lá por outro motivo e sem querer acabei, literalmente, esbarrando nela, e como sou curiosa por natureza resolvi dar uma olhada no que era, e simplesmente amei o que encontrei.

IMG_2317

Vale a pena jantar em um dos restaurantes mexicanos e passar algumas horas olhando as lojinhas e barraquinhas.

 

FullSizeRender-9

É a celebração da cultura mexicana em cada detalhe.

 

IMG_2269

Nas barraquinhas e lojinhas encontramos itens artesanais como cerâmica, itens religiosos, ponchos, roupas, sapatos, cintos, carteiras, bolsas, couro e arte popular mexicana.

IMG_2266

Produtos artesanais relacionados com as datas comemorativas, como por exemplo, el dia de los muertos, cruzes, caveiras, velas e imagem de santos.

IMG_2291

A riqueza cultural mexicana.

FullSizeRender-3

IMG_2299

Olvera Candle Shop. Essa loja é simplesmente incrível, uma das minhas favoritas, vale a pena entrar e olhar cada artefato.

IMG_2292

Diversos artefatos religiosos na loja Olvera Candle Shop.

IMG_2270

FullSizeRender

Você pode começar a aprender a tocar Mariachi comprando uma dessas, o que acha?

IMG_2277

Grupo musical de Mariachi. A alegria e o clima de descontração contagia a todos que passam por esse lugar.

Essa rua além de me deixar um pouco saudosa, pois me traz a memória algumas lembranças da Feira do Largo da Ordem, em Curitiba, que é conhecida como Feirinha Hippie, também traz muitas semelhanças. Aqui também é um lugar onde os artesãos tem a oportunidade de expor suas obras de artes e com um preço justo. Estava com saudades de ir a uma feirinha ao ar livre, em que encontrasse artesanato e comidinhas típicas, adorava passear no fim de semana por lá.

É fácil de chegar até a Olvera Street com transporte público, eu por exemplo, fui de metro pela linha vermelha saindo da estação Universal City e descendo na Union Station. Foi muito econômico, pois gastei apenas U$1,75 por cada trecho, ida e volta, o que saiu bem mais barato que se eu tivesse ido de carro, pois não precisei gastar com estacionamento e nem com a gasolina, então super recomendo utilizar o metro para esse passeio.

Este é um ponto turístico bem famoso por aqui, mas que muitas vezes acaba sendo esquecido nos roteiros de muitos turistas, embora conhecido como o local de nascimento de Los Angeles. Quase dois milhões de pessoas visitam anualmente esse lugar que também é chamado de mercado mexicano.

 

IMG_2265

 IMG_2287

A visita foi bem rápida, pois já estava escurecendo, então com certeza terei que voltar com mais tempo. Era um sábado e o local estava bem cheio, principalmente os restaurantes.

A casa mais antiga de Los Angeles fica lá, a Avila Adobe, construída em 1818 por Don Francisco Avila, e tem como fazer um tour guiado para conhecer um pouco mais da história. Vá com tempo para aproveitar.

 Caso venha a Los Angeles esteja preparado para conhecer a alegre, multicolorida e rica cultura mexicana.

 

Informações sobre a Olvera Street 

Endereço: Olvera Street – 845 N Alameda Street, Los Angeles (Estados Unidos)

Horário: de segunda a sexta das 6 às 20 horas e fins de semana das 10 às 22 horas.

Se você desejar conhecer um pouco mais da história da Olvera Street, você pode fazer um passeio gratuito de 50 minutos com o Las Angelitas del Pueblo de terça a sábado, às 10 horas, às 11 horas e meio-dia. Para agendar uma visita gratuita aos museus, ao El Pueblo Monumento Histórico e a Olvera Street você deve entrar no site e preencher o formulário com, pelo menos, uma semana antes da data desejada para o tour.

1 Comentários

Uma ideia sobre “Um pedacinho do México em Los Angeles

  1. Raphael B Bittencourt

    Aos fotógrafos de plantão, recomendadíssimo. O lugar é um deleite visual com inúmeras oportunidades fotográficas. Quando estive por lá me esbaldei com meu iPhone. Não vejo a hora de poder voltar com meu equipamento de verdade!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>