Franklin de Freitas

O candidato derrotado do PT à Presidência, Fernando Haddad, vai se encontrar hoje com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, onde Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro após ser condenado na Operação Lava Jato. Será a primeira visita de Haddad ao ex-presidente desde o segundo turno da eleição presidencial. Na segunda-feira, o ex-prefeito passou horas reunido com a presidente do PT e senadora paranaense Gleisi Hoffmann, na sede do partido em São Paulo. O tema da conversa foi o futuro de Haddad.

Presidência
Na semana passada a executiva nacional do PT decidiu que o ex-prefeito de São Paulo deve ocupar o papel de líder da oposição ao governo Jair Bolsonaro. Haddad e o PT discutem a forma como o candidato vai cumprir a função. A possibilidade de Haddad vir a assumir a presidência do PT em julho do ano que vem, quando termina o mandato de Gleisi, é remota. Além disso, o PT tenta montar uma agenda de viagens pelo Brasil para o ex-prefeito ainda este ano. A forma como Haddad vai ocupar papel de destaque na oposição a Bolsonaro deve ser o tema principal da conversa entre o candidato e Lula.

Aprovação
Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem aponta que 82,6% aprovam a nomeação do juiz federal Sérgio Moro para ministro da Justiça do governo Bolsonaro. O juiz da Lava Jato foi responsável pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex do Guarujá, o que impediu o petista de disputar a eleição, apesar de liderar as pesquisas. Ainda segundo a pesquisa, 14,6% dos entrevistados considerou errada a indicação do juiz para o cargo. Os que não souberam responder somam 2,8%.

Margem de erro
O levantamento ouviu 2.020 pessoas de 3 a 5 de novembro de 2018 em 174 municípios e em 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de 2,0 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,0%.

Pacote
Os vereadores de Curitiba se reúnem hoje com secretários municipais para discutir o novo pacote de medidas encaminhado à Câmara pelo prefeito Rafael Greca (PMN). Um deles, que tem trazido polêmica em plenário, prevê que o transporte público poderá ter somente o sistema de bilhetagem eletrônica, sem exigir portanto a presença dos cobradores.

Publicidade
A contratação de veículo de comunicação em que vereador seja proprietário, controlador ou diretor, ou nele exerça função remunerada, seja diretamente pela administração pública ou por agência de publicidade a seu serviço, viola os princípios da isonomia, impessoalidade, moralidade da Constituição Federal e da Constituição paranaense. A decisão é do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), em resposta a consulta do presidente da Câmara Municipal de Cianorte (Noroeste do Estado), Dirceu Silveira Manfrinato. 

Reforma
Indícios de irregularidades também levaram o TCE a suspender licitação da prefeitura de Maringá (Região Norte) para a contratação de empresa para execução de obra de reforma e ampliação na Escola Municipal Professora Benedita Natália Lima. O tribunal acatou representação da empresa J de Miranda Consultoria e Engenharia de Projetos, que apontou ter sido desclassificada da concorrência em razão de haver apresentado na planilha de custos um item com valor de R$ 0,00, o que contraria o disposto no edital. Mas afirmou que o erro formal poderia ter sido ajustado sem alteração do valor global proposto por ela, que é R$ 351.145,82 abaixo daquele proposto pela empresa declarada vencedora da licitação.