Em time que está ganhando não se mexe. Mas, após a vitória de 6 a 2 sobre o Marília, o Coritiba terá que quebrar essa máxima do futebol. Motivos: dois titulares sem condições legais de jogo e dois que cumpriram suspensão e podem voltar. Com tudo isso, o técnico Paulo Bonamigo tem até amanhã para dirimir uma dúvida: armar o time no 3-5-2 ou no 4-4-2.

Em relação à última partida, o time não terá o volante Paulo Miranda (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) e o atacante Jefferson (que rescindiu contrato com o clube). A vaga deixada por este último será ocupada por Alberto.

Porém, a ausência de Paulo Miranda tornou-se uma questão mais complexa. Como ele poderá reaproveitar o zagueiro Marcelo Batatais e o meia Caio, que cumpriram suspensão, há uma tendência para a mudança do esquema tático. O 4-4-2 utilizado no último sábado daria lugar a um 3-5-2 com três zagueiros de ofício — Batatais, Índio e Henrique. O meio-campo seria composto por Rodrigo Mancha, Jackson e Cristian (ou Caio).

No treino de ontem, Bonamigo testou essa formação. Também experimentou o 4-4-2 que vinha sendo utilizado, com Márcio Egídio na vaga de Paulo Miranda. Por fim, escalou uma equipe mais ousada: só dois zagueiros — Henrique e Índio — e Rodrigo Mancha, Jackson, Caio Cristian no meio-campo.

Bonamigo deve promover também uma mudança na lateral. Ontem, Andrezinho treinou entre os titulares, desbancando Luis Paulo. Há grande chance de que essa alteração seja mantida para o duelo de sexta-feira, contra o CRB.

Na Série B, durante a era Bonamigo, o Coritiba disputou a maioria dos jogos no 4-4-2 — mesmo que um dos volantes fizesse um falso terceiro zagueiro. Foram 7 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. O treinador também utilizou o 3-5-2 “puro”, obtendo 3 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.


Homenagem (I)
Amanhã, dia em que o Coritiba completa 97 anos, as torcidas do clube vão homenagear alguns dos jogadores do título brasileiro de 1985. Também serão homenageados o ex-presidente Evangelino da Costa Neves e Hélio Alves, supervisor do clube na época do título. O evento será no dia 12 de outubro, na Casa Di Frango (Av. Presidente Kennedy, 1316, Rebouças), a partir das 20h30.


Homenagem (II)
Segundo informações de uma rádio de Curitiba, os jogadores campeões brasileiros de 1985 também terão uma homenagem da diretoria. Eles vão receber uma carteira vitalícia para assistir aos jogos da equipe das cadeiras sociais.

Morre Pescuma
O ex-zagueiro Nelson Pescuma, que defendeu o Coritiba nos anos 70, morreu ontem em São Paulo, vítima de câncer no estômago. Ele tinha 63 anos. O jogador era conhecido pela grande altura — tinha 1,94m, mas dizia-se que tinha cinco metros. Ele veio para o Coritiba nos anos 60 e estava na equipe que marcou época nos anos 70 e é considerada até hoje uma das melhores na história do clube. Em 1971, ganhou a bola de prata da revista Placar como melhor zagueiro-central do Campeonato Brasileiro, pelo Coritiba. Pescuma foi revelado pelo São Paulo e também atuou por Portuguesa, Corinthians e Fluminense.