Neste domingo (17), 1.700 atletas participam da 10ª Corrida de Revezamento e 4ª Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu, que é desenvolvida em nova municípios da região metropolitana de Curitiba.

A largada será às 6 horas para os 500 ciclistas e às 6h15 para os 1.200 corredores que farão o percurso de 108 quilômetros, com saída da Prefeitura de Piraquara (avenida Getúlio Vargas,1990) e chegada em Curitiba, no Bosque São Cristovão, em Santa Felicidade.

A prova incentiva a prática esportiva e a integração metropolitana, além de divulgar as peculiaridades turísticas, naturais e ambientais dos municípios da região metropolitana de Curitiba. A Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu se desenvolve ao longo de nove Municípios: Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba.

O circuito é uma prova que tem a melhor avaliação dos seus participantes. O evento está crescendo muito, principalmente na área do ciclismo. É um evento que é organizado totalmente pelos servidores dos municípios da Região Metropolitana. Uma integração total e um grande exercício de convivência das equipes dessas cidades, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior.

O trajeto percorre estradas municipais, estaduais, rurais e vicinais, com paisagens bucólicas e natureza exuberante, cortando afluentes do Rio Iguaçu tais como: Piraquara, Irai, Palmital, Atuba, Barigüi e Passaúna. Este ano, com a participação do município de Bocaiúva do Sul, o percurso foi estendido para além da bacia hidrográfica do rio Iguaçu, passando pelas cabeceiras do Capivari que integra a Bacia do Rio Ribeira.

Além da largada e chegada, a corrida terá três postos de transição. O primeiro posto estará montado no Centro Esportivo Ricieri Bernardi em Campina Grande do Sul; o segundo posto na Escola Comunidade São João em Colombo; e o último posto será em Almirante Tamandaré, na Escola Vereador Osvaldo Avelino Trevisan. Todos os corredores deverão passar pelo funil montado em cada posto, para registro da passagem e troca de bastão. O tempo final será computado de acordo com o horário de largada e chegada das equipes.

Para os ciclistas, será obrigatório o uso de capacete e luz de sinalização na frente e atrás da bicicleta.  Em todo o percurso haverá sinalização específica e pessoal de apoio da prova. Os atletas deverão correr seguindo a orientação dos fiscais e agentes de trânsito, utilizando-se dos acostamentos de estradas, calçadas ou ciclovias, quando houver.

O meio ambiente e a natureza que compõem o cenário da prova deverão ser respeitados e nenhum tipo de lixo, garrafa ou lata poderá ser abandonado ao longo do percurso. A equipe que infringir esse princípio será punida com a penalidade de eliminação da prova. Esta é uma prova que passa pela mata, por nascentes, circuitos turísticos e recursos naturais de nove municípios. Por isso cuidar do percurso com espírito de equipe e de coletividade disse o secretário de Assuntos Metropolitanos, Walfrido Prado.

Premiação

Será premiada com o Troféu de Campeão Geral (masculino, feminino ou misto) a equipe de obtiver o primeiro lugar geral na competição. Ou seja, quem fizer o percurso em menor tempo. Os atletas desta equipe receberão medalhas de premiação de Campeão Geral.

Também serão premiadas as equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar nas categorias Solo Masculino Sub 30 (de 16 a 29 anos); Solo Masculino Master (30 a 39 anos); Solo Masculino Veterano (40 anos ou mais); Solo Feminino Sub 30 (16 a 29 anos), Solo Feminino Master (30 a 39 anos); Solo Feminino Veterano (40 anos ou mais). Ainda serão premiados os vencedores das categorias Duplos Masculina; Dupla Feminina; Dupla Mista; Quarteto Masculino; Quarteto Feminino e Quarteto Misto.

A cerimônia de premiação começa às 13 horas, no Bosque São Cristóvão.

10ª Corrida de Revezamento e 4ª Volta Ciclística das Nascentes do Iguaçu

Largada:

• 6 horas – Ciclistas
• 6h15min – Geral

Local da Largada – Prefeitura de Piraquara – avenida Getúlio Vargas,1990
Local da Chegada – Bosque São Cristóvão – Rua Margarida Ângela Zardo Miranda, em  Santa Felicidade. Entrada também pelas ruas Domingos Strapasson, Padova e Calisto Curim.

Horário de fechamento dos postos de transição:

Posto 1 – 8 horas – Centro Esportivo Ricieri Bernardi em Campina Grande do Sul
Posto 2 – 11 horas – Escola Comunidade São João em Colombo
Posto 3 – 13 horas – Almirante Tamandaré, na Escola Vereador Osvaldo Avelino Trevisan.
Chegada – 14 horas