Mário Fernando Glaser celebra história centenária da empresa

Glaser Presentes celebra 125 anos de fundação

Empresa que ajudou a escrever a história do comércio curitibano é uma das poucas centenárias ainda em atividade; quarta geração administra o negócio especializado em presentes finos para casa

Uma das empresas mais antigas e tradicionais do comércio paranaense, a Glaser Presentes comemora 125 anos de fundação. Desde a inauguração do estabelecimento pelo imigrante austríaco Wenceslau Glaser, em 1887, quando vendia secos e molhados, o histórico prédio de estilo neoclássico passou por reformas, o negócio mudou de nome e enfrentou adaptações, mas manteve-se sempre nas mãos da família. Hoje a quarta geração administra a loja, especializada na venda de cristais, louças e inox, nacionais e importados.

Os sócios proprietários Mário Fernando Glaser e Bianca Glaser Vidal

Para celebrar a data, a Casa Glaser realiza um concerto para 700 convidados, com o jovem pianista Pablo Rossi, do Conservatório Tchaikovsky de Moscou. A apresentação será dia 4 de agosto, às 20h, no Teatro Positivo e o ingresso será uma lata de leite em pó. A arrecadação será revertida ao Hospital Erasto Gaertner e à Oficina Nossa Senhora da Glória, da Associação de Caridade Santa Rita de Cássia.

A empresa que ajudou a escrever a história do comércio curitibano é uma das poucas centenárias ainda em atividade. O primeiro alvará da Glaser data de 1887 e ainda está pendurado na parede da loja, como outros objetos históricos. Hoje a Glaser Presentes conta com centenas de artigos finos para casa. O edifício original construído em 1914 é Unidade de Interesse de Preservação, um patrimônio arquitetônico da cidade. Reformado em 2003, virou galeria e ganhou aos fundos 24 pavimentos.

Segundo a sócia proprietária Bianca Glaser Vidal, além da celebração festiva em que espera reunir clientes e amigos, a Glaser Presentes prepara futuras mudanças para poder melhor servir a seus clientes. “Vamos lançar um site totalmente reformulado, uma identidade visual com novos ares e também teremos em breve novos produtos, com a costumeira garantia de qualidade e elegância para quem quer presentear com estilo”, destaca Bianca.

História – Nascido na Bohemia, Áustria, em 10 de agosto de 1864, o imigrante Wenceslau Glaser chegou ao Brasil em 1870 e, em 4 de janeiro de 1887, fundou o Armazém Glaser. Instalado na rua Mato Grosso (atual Comendador Araújo), o comércio era especializado na venda de alimentos e, adotava um modelo de venda e entrega, hoje conhecido por delivery. Logo cedo, um funcionário visitava a casa dos clientes, tomava nota dos pedidos, que eram empacotados e depois entregues. As contas eram anotadas em uma caderneta e os pagamentos eram mensais.

Além de gêneros alimentícios, a Casa Glaser também comercializava vidros, cristais, porcelanas e artigos de pintura de sua própria importação. A casa foi demolida em 1914, e em seu lugar foi construído o edifício em estilo neoclássico, como é conhecido hoje. Em 1925, a empresa passou a se chamar Wenceslau Glaser & Filhos, com a entrada de seus filhos Alberto Manoel Glaser e Wenceslau Glaser Junior nos negócios. Com o falecimento de seu fundador no ano de 1936, o nome foi alterado para Glaser & Cia, que permaneceu até 1966, quando houve a alteração para Glaser Importadora e Comércio S/A.

A empresária Bianca Glaser Vidal, da quarta geração da família

O primeiro presidente foi Alberto Manoel Glaser até seu falecimento em 1968, ano em que sua esposa Thereza Leitner Glaser assumiu os negócios com 2 dos seus filhos, entre eles Mário Fernando Glaser que continua até hoje na empresa. Em 1986, por questões societárias a empresa passou a se chamar Glaser Ferragens e Cristais Ltda. Crises econômicas fecharam muitas empresas tradicionais, mas a Casa Glaser, como era conhecida, mantinha-se sólida. Em 2001, no imóvel da empresa, teve início a construção do Centro Empresarial Glaser, obra com 15 mil m2, quando então em detrimento do espaço e do objeto do comércio, a razão social foi alterada para Glaser Comércio de Artigos e Presentes Ltda. A empresa manteve sua principal especialidade, o comércio com tradição, sofisticação, honestidade, pessoalidade, glamour e com orgulho de ser paranaense.

Crédito: Bebel Ritzmann