Divulgação

O ex-senador Osmar Dias (PDT), pré-candidato ao governo do Estado, recebeu ontem, em Curitiba a visita do ex-ministro Aldo Rebelo (SP), presidenciável do Solidariedade. No encontro, segundo a assessoria do pedetista, Dias e Rebelo discutiram a greve dos caminhoneiros e conversaram sobre a necessidade de mudanças do Código Florestal. No Paraná, o SD deve fazer parte da chapa do PDT de Osmar, junto com Podemos e PPL. Nacionalmente, Osmar apoia seu irmão, Alvaro Dias (PODE) para a Presidência. Por outro lado, o PDT de Osmar tem Ciro Gomes como candidato a presidente.

Candidato
Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, Aldo Rebelo será candidato à Presidência da República pelo Solidariedade. Ele anunciou a saída do PSB no início do ano por discordar, na ocasião, da entrada no partido do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, até então possível candidato ao Planalto da sigla. “Aceitei o convite para ser candidato a presidente pelo Solidariedade”, disse Rebelo na época. Entre os compromissos em Curitiba, Aldo Rebelo também visitou a governadora Cida borghetti (PP), pré-candidata à reelieção.  

Adiado
Prevista inicialmente para ocorrer na sessão de hoje, a audiência pública de prestação de contas do governo do Estado relativo ao primeiro quadrimestre de 2018 na Assembleia Legislativa foi adiada para amanhã. O prazo legal é 30 de maio. O governo alegou que só poderia encaminhar hoje o relatório aos deputados para que eles pudessem ter os números em mãos antes da audiência. 

Ibope
O Instittuto Ibope deve divulgar na quinta-feira a segunda pesquisa eleitoral do ano com intenções de voto para o governo do Paraná. Contratada pela rádio CBN Cascavel, a pesquisa fará levantamento estimulado, com sugestão de nomes aos entrevistados, e espontâneo, questionando simplesmente quem os eleitores gostariam que fosse governador ou governadora do Estado.

Cenários
Na pesquisa estimulada, serão oferecidos três cenários. O primeiro tem sete pré-candidatos listados. São eles a governadora Cida Borghetti (PP); o ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT); o ex-senador Osmar Dias (SD); o deputado estadual Ratinho Junior (PSD); o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (REDE); Geonísio Marinho (PRTB); além do senador Roberto Requião (MDB), que além do governo tem dito estar disposto a disputar a presidência da República. No segundo cenário estimulado, a pesquisa relaciona Cida, Rosinha, Osmar, Ratinho e Requião. E no terceiro, apenas Cida, Rosinha, Osmar e Ratinho. A pesquisa com registro PR-07962/2018 no Tribunal Superior Eleitoral tem nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fogo amigo
Deputados da bancada do PSD do pré-candidato ao governo, Ratinho Júnior, mantiveram as críticas ao governo Cida Borghetti (PP), evidenciando o crescimento das tensões entre os dois grupos, que até abril, ainda no governo Beto Richa, eram aliados. Ontem, foi a vez do deputado Cobra Repórter (PSD), afirmar que a governadora estaria percorrendo o Estado em pré-campanha, “inaugurando obras que já foram entregues”, com objetivos eleitorais. 

Suspensão
O deputado Adelino Ribeiro (PRP) saiu em defesa de Cida Borghetti. Lembrou que a governadora não completou nem dois meses à frente do comando do Palácio Iguaçu, e que pelo pouco tempo, tem conseguido realizar muito. Adelino afirmou ainda que os mesmos parlamentares do PSD que até então apoiavam o governo, agora tentam atrapalhar a nova administração, por interesse eleitoral. “Eu não mudei de lado”, disse o deputado.