Deu na Parabólica

Os novos prefeitos que assumiram em janeiro se reúnem na terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. A pauta se estende com ministros no dia seguinte. No entanto, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) adianta que não será um encontro para falar de reivindicações e socorro aos municípios endividados. Ao contrário, o presidente terá uma conversa em que pedirá empenho dos eleitos em dois assuntos principais: o fim do analfabetismo e a diminuição da mortalidade infantil no País. 

A Assessoria de Comunicação do Palácio do Planalto informou que o presidente vai lembrar que milhares de pessoas que não têm registro civil, além do País ter altos índices de mortalidade e desnutrição infantil. Lula quer que os prefeitos incluam esses assuntos em seus planos de governo, mas não deve falar em distribuição de recursos.

Socorro
A AMP vem recebendo número crescente de pedidos de socorro de prefeitos que assumiram prefeituras endividadas, maquinário sucateado e obras inacabadas. A maior parte dos novos administradores querem que a associação interfira junto aos governos estadual e federal, uma vez que boa parte deles estão em prefeituras com arrecadações pequenas, segundo o presidente da entidade e prefeito reeleito de Castro, Moacyr Fadel (PMDB). Na medida do possível, segundo a entidade, estão sendo agendados encontros com secretários estaduais e ministros.