A Câmara de Vereadores de Morretes concede nesta quarta-feira (10), em sessão solene, às 20 horas, o título de cidadão honorário a um dos grandes defensores do teatro paranaense: o cirurgião-dentista Aluízio Cherobim, um dos fundadores da Associação de Profissionais Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado do Paraná, transformada, em 1975, durante sua  gestão, em Sindicato dos Artistas e Técnicos em Artes Cênicas do Estado.

Ator desde os 14 anos no Teatro Religioso da Congregação Mariana do Senhor Bom Jesus, foi da primeira turma do curso de Ator da Escola do Sesi. Com Luciana Cherobim, outra defensora das artes cênicas, falecida no ano passado, criou o curso de Ator do Colégio Estadual do Paraná e atuou em diversas peças na década de 70, como Pluft e Quero ser Gente, sob direção de Armando Maranhão.

Menção Honrosa no Troféu Gralha Azul (1993/1994) pelo trabalho em  favor dos profissionais cênicos e do teatro do Paraná, em 2004, recebeu do Centro Cultural Teatro Guaíra, a Medalha Comemorativa dos 50 anos do Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante), homenagem concedida às personalidades que fizeram parte da história do teatro paranaense.

Moradores de Morretes há mais de 20 anos, Aluízio e Luciana levaram para a cidade a paixão pela cultura. Secretário Municipal da Cultura na década de 90, Aluízio mobilizou a cidade com teatro, exposições, debates e cursos além de ter conseguido os recursos necessários para a reforma do Teatro de Morretes cidade onde passava as férias escolares na juventude e onde, com os filhos já crescidos, escolheu morar com sua Luciana e seus livros e discos – à beira do rio, a caminho do mar.