Daniel Castellano/SMCS

A programação de spetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 terminou na última segunda-feira (23/12), mas até o Dia de Reis (6 de janeiro) é possível apreciar a decoração que se espalha por toda a cidade. 

Imensas guirlandas estão sendo usadas na ambientação de locais, como o Mercado Municipal e prédios históricos, como o Palacete Wolf, o Solar do Rosário e a Igreja da Ordem. Contornos de luz  foram instalados para valorizar as fachadas de edifícios, como o Palácio Garibaldi e o Farol do Saber Machado de Assis, bem como em estruturas de áreas verdes, como pontes, portais, ilhas, belvederes e oratórios do Parque Tanguá, do Passeio Público e do Bosque Alemão. 

Também não faltam iluminações cênicas especiais, como as dos shoppings, as do Palácio Avenida e do Sesc Paço da Liberdade, no Centro, e a da sede da Copel, no Batel. A decoração da Família Moletta, no Umbará, é outra atração imperdível, mas que só poderá ser apreciada até o dia 30 de dezembro.

Curitiba de bolacha 

Alguns espaços da cidade ainda ganharam decorações exclusivas, que também continuam até 6 de janeiro. No Bosque Alemão, no Vista Alegre, o Oratório de Bach foi transformado na Cidade do Pão de Mel e estrelas de Belém parecem flutuar no jardim do portal iluminado. Além da ambientação externa, o Oratório de Bach recebe até 6 de janeiro uma maquete de bolachas que retrata uma inusitada visita dos personagens João e Maria, conto de fadas dos Irmãos Grimm, ao Natal de Curitiba. As tradicionais calçadas de petit-pavé e as capivaras do Parque Barigui também podem ser apreciadas na Curitiba feita toda de biscoito. A maquete tem cerca de 3 metros de comprimento e 2 metros de largura. 

Já uma gigantesca construção esférica, no Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto, chama a atenção de quem passa pela Rua Mário Tourinho, no Campina do Siqueira. Com 15 metros de altura e 15 metros de diâmetro, a Bola de Natal Iluminada recebeu 7 km de mangueiras de luz de LED, que garantem fotos inesquecíveis. A atração tem patrocínio do Consórcio Servopa e o projeto é da Volpato Arquitetura. Para receber a a bola gigante de Natal, o jardinete também foi revitalizado pela empresa patrocinadora, que substituiu todo o piso petit-pavé.

Árvores 

Mas se as estrelas de Belém, a bola de Natal gigante, as guirlandas e os contornos de luz enchem os olhos de quem visita espaços públicos da cidade, são elas que não poderiam faltar e encantam pela estrutura imponente toda iluminada ou com milhares de vasinhos de flores para torná-las “vivas”. Curitiba tem 25 árvores de Natal espalhadas por toda a cidade até 6 de janeiro.

As árvores de Natal podem ser vistas no Parque Barigui, Rua XV de Novembro, Passeio Público, Jardim Botânico, Praça João Cândido (Ruínas do São Francisco e Belvedere), Memorial de Curitiba, Centro Cívico, Bosque Alemão, Parque Tanguá, Asilo São Vicente de Paulo, Parque Bacacheri, Terminal Santa Cândida, Santa Felicidade, Mercado Municipal, Igreja do Perpétuo Socorro e nas dez Ruas da Cidadania da Prefeitura.