Reprodução TV

O empresário Luiz Abi Antoun, primo do ex-governador Beto Richa (PSDB), indicou o advogado Anderson Mariano para representá-lo no processo que ele responde na 23ª Vara Criminal de Curitiba, da Justiça Federal, no âmbito da operação Integração, que investiga um suposto esquema de pagamento de propina por concessionárias do pedágio de aditivos contratuais e aumento de tarifas. A indicação ocorreu depois que o juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro pediu ajuda às autoridades do Líbano – onde o empresário está desde setembro do ano passado – para citá-lo no processo. Antoun nega as acusações.

Pão e circo
O prefeito de Salto do Lontra (Sudoeste), Maurício Baú (PPS), e seu vice, Fernando Cadore (PDT), foram condenados por improbidade administrativa em ação ajuizada pela promotoria local. O Ministério Público acusa os dois de usarem dinheiro público para promoção pessoal, ao custearem com recursos da prefeitura, em 2016, um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na decisão, a Justiça lembrou a política do “Pão e Circo – panem et circenses” – caracterizada pelo modo com o qual os líderes lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.

Reforma
O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai hoje à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal para explicar os impactos econômicos da reforma da previdência. “Somos a comissão temática ao tema. Nossa ideia em promover esse debate é de esclarecer pontos que podem impactar a economia do país. Não pretendemos discutir questões como tempo de serviço e de contribuição, pois esse quesito será amplamente debatido pela Comissão Especial”, diz o deputado federal paranaense Sérgio Souza (MDB), que preside a comissão.

Socorro
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco, enviou ofício ao governador Ratinho Jr (PSD), pedindo apoio aos municípios atingidos pelas chuvas e vendavais ocorridos na semana passada em várias regiões do Estado. A AMP orientou os prefeitos dos municípios atingidos que, em caso de necessidade, protocolem imediatamente seus pedidos de decretação de estado de emergência ou de calamidade pública junto à Defesa Civil do Paraná.

Concurso
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) aceitou o pedido do Ministério Público de Contas (MPC) para impedir seis servidores da Câmara Municipal de Primeiro de Maio a exercer cargos em comissão e proibir a empresa Contec Consultoria e Assessoria de contratar com os poderes públicos por cinco anos. As penalidades foram aplicadas aos servidores Fernando Shigueru Matsuki, Arildo Rogério da Silva, Claudinei Chicarelli, Roberto Carlos Bueno, Rosemeire Rogéria da Silva e Sueli Mendes Anizelli; e à empresa Contec, por envolvimento no concurso fraudulento realizado pela Câmara em 2008.

Simulação
Na decisão anterior, o TCE havia considerado irregular o concurso em razão da simulação na licitação da empresa organizadora, mediante a falsificação de documentos, para viabilizar a contratação de candidatos pré-selecionados. Todos os aprovados nos primeiros lugares tinham algum vínculo com a administração da câmara e com o seu presidente em 2008, Fernando Matsuki, aponta o TCE. O relator, conselheiro Fabio Camargo, ressaltou, que a fraude havia sido apurada por exame grafotécnico e que Arildo da Silva, irmão da representante da empresa vencedora da licitação havia falsificado a assinatura do sócio da concorrente.