Com 96 pilotos confirmados, o Moto 1000 GP dá início hoje à programação de treinos do GP Petrobras, que marca o encerramento da temporada de 2012 no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). As provas deste domingo, que serão transmitidas pelo canal Bandsports a partir das 13h30, vão apontar os campeões de todas as categorias do evento – GP 1000, GP Light e GP 600, além da classe GP Máster.
A meteorologia indica que os treinos livres e classificatórios de hoje e amanhã vão acontecer com pista molhada. O instituto Climatempo estipula em 80% a probabilidade de pancadas de chuva a qualquer momento nos dois dias. Para domingo, dia das seis corridas do GP Petrobras, a previsão da meteorologia é de sol e aumento das nuvens pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite, também sob probabilidade de 80%. As corridas do domingo vão apontar os campeões de 2012 nas categorias GP 1000, GP Light, GP 600 e A GP Máster.

NBA
Os três brasileiros que entraram em quadra na rodada de quarta-feira da NBA — Anderson Varejão, Tiago Splitter e Nenê Hilário — foram derrotados. Com uma atuação apagada de Varejão, principal destaque do País nesta temporada da liga norte-americana de basquete, o Cleveland Cavaliers perdeu para o Indiana Pacers por 96 a 81, fora de casa, um dia após superar o badalado Los Angeles Lakers. O Utah Jazz venceu por 99 a 96 o San Antonio Spurs, de Splitter. E o Washington Wizards, de Nenê, perdeu para o Houston Rockets por 99 a 93, fora de casa.

Laureus
A Fundação Laureus anunciou ontem, em evento realizado no Rio de Janeiro, a lista de indicados ao Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do esporte”. Astros como o velocista Usain Bolt, o nadador Michael Phelps, o jogador de futebol Lionel Messi e o piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel disputam o prêmio de atleta masculino do ano, enquanto que três brasileiros foram indicados em outras categorias — Neymar (revelação do ano), Alan Fonteles e Daniel Dias (ambos na categoria melhor esportista com deficiência).

Natação
Guilherme Guido fechou o ano apenas como 85.º melhor do mundo nos 100 metros costas em piscinas olímpicas (de 50 metros). Mas o velocista não decepcionou no Mundial de Piscina Curta (25 metros). Ontem, ele faturou a medalha de bronze na prova, em Istambul, na Turquia. Foi a primeira medalha do Brasil em dois dias da competição.

Copa 2014
Após passar por uma grande reforma para receber a Copa do Mundo de 2014, o Mineirão será inaugurado no próximo dia 21. Mas o primeiro jogo no estádio de Belo Horizonte está marcado para acontecer somente em 3 de fevereiro. Assim, a festa da semana que vem terá solenidades oficiais e um show da banda Jota Quest. O jogo de abertura do novo Mineirão será o clássico estadual entre Cruzeiro e Atlético, no dia 3 de fevereiro, pelo Campeonato Mineiro. Até lá, o estádio ainda passará por alguns últimos retoques.

Vasco
O Vasco teve três vitórias de uma só vez na noite da última quarta-feira, sem sequer entrar em campo. Com o título do São Paulo na Copa Sul-Americana, o time vascaíno garantiu a classificação direta para as oitavas de final da Copa do Brasil sem precisar jogar as três primeiras fases da competição nacional do ano que vem. Isso porque o São Paulo, como campeão, tem a obrigação de jogar a Copa Sul-Americana de 2013. Assim, vai ter que abrir mão de disputar a Copa do Brasil. Como também vai disputar a Copa Libertadores, o time paulista tinha uma vaga direta nas oitavas de final da competição nacional, entrando nela apenas no segundo semestre.

Grêmio
Os dois primeiros reforços contratados pelo Grêmio para a próxima temporada foram apresentados ontem, no Estádio Olímpico. Willian José, que foi reserva de Luís Fabiano em 2012 no São Paulo, acredita que sua média de 15 gols marcados em 25 partidas disputadas na temporada é satisfatória. No elenco gremista, somente Marcelo Moreno, com 21 gols, marcou mais vezes que ele no ano. O outro reforço é o lateral-esquerdo Alex Telles, ex-Juventude.

Palmeiras
O Palmeiras apresentou ontem o goleiro Fernando Prass esperando muito mais do que “apenas” um experiente reforço. O ex-jogador do Vasco terá uma árdua missão de assumir, em pouco tempo, a missão de um dos líderes do elenco alviverde em um ano que promete ser muito agitado para o clube. Tanto o técnico Gilson Kleina quanto a diretoria admitem que a falta de jogadores experientes e que sabem lidar com a pressão atrapalhou o time durante a crise no Campeonato Brasileiro.

Botafogo
O atacante Bruno Mendes, do Botafogo, deixou ontem a Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde se preparava com a seleção brasileira sub-20 para o Sul-Americano da categoria, e seguiu para Campinas, onde participa de audiência hoje. O processo judicial envolvendo a venda dos direitos do atleta, do Guarani para um grupo de empresários – que possibilitou a ida dele para o Botafogo -, fez com que o atacante ficasse de fora das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Flamengo
O Flamengo espera hoje uma resposta do diretor de futebol Zinho, que se reuniu na noite da última quarta com o novo diretor executivo do clube, Paulo Pelaipe, e foi convidado a permanecer em 2013. Ao ex-jogador foi oferecido o cargo de diretor técnico.

Fluminense
O Fluminense acertou ontem a sua primeira contratação para 2013: o meia Rhayner, que disputou o Campeonato Brasileiro deste ano pelo Náutico e chega por empréstimo até o fim de 2014. Na próxima semana, o atleta de 22 anos viaja ao Rio de Janeiro para fazer exames médicos, assinar contrato e ser apresentado oficialmente. Pelo Náutico, Rhayner fez 34 jogos e não marcou nenhum gol.

Santos
O rascunho atual do elenco do Santos para 2013 aponta que o técnico Muricy Ramalho vai ter à disposição uma legião de volantes. Serão sete jogadores para aquela que pode ser a posição com o maior número de opções. O setor tem recebido bastante atenção da diretoria e deverá ser contemplado com um dos poucos reforços praticamente garantidos. Renê Junior já deixou a Ponte Preta e está para ser anunciado.