Foram várias explosões sequenciadas e uma grande nuvem de fumaça preta se formou no céu, por volta das 14h15 em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Motoristas que passavam pela Via Dutra puderam ver e ouvir o barulho. Moradores que tinham câmeras digitais ou celulares em mãos fizeram imagens

A explosão em uma área de 60 metros quadrados aconteceu em um dos onze paiois de pólvora do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Foi o de número 10 que explodiu por causas ainda desconhecidas, ficando totalmente destruído. No momento do acidente, havia um recruta no local, que teve ferimentos nas pernas e braços. Por conta do barulho e da fumaça, sete pessoas desmaiaram e foram atendidas no próprio CTA pelo Corpo de Bombeiros. O barulho foi ouvido por todos e provocou pânico e correria. “Todo mundo ficou muito assustado e o que chegava pra gente era que tinham mortos no local, isso nos apavorou”, disse um funcionário que pediu sigilo sobre sua identidade. As salas do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) foram evacuadas imediatamente.

Algumas janelas de outros prédios próximos ao local quebraram. Assim que soube da explosão, por telefone, avisada por um amigo, o estudante Davi César foi correndo à unidade militar para saber do irmão que trabalha no local. Sem notícias, voltou para casa. O delegado da polícia civil, Edson Bimbi, tentou entrar no CTA com uma equipe de investigadores e peritos, mas o grupo foi impedido de chegar ao local da explosão. O impedimento ocorreu por Comando da Aeronáutica iniciou os procedimentos necessários para investigar as circunstâncias do incidente

Em nota oficial a Força Aérea Brasileira informou que houve um “incidente com uma “sequência de queima de materiais explosivos em um dos paiois do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA)”. Informou também que apenas uma pessoa teve escoriações leves.

Por medida de prevenção, o CTA isolou a área do paiol atingido e evacuou os militares e civis que estavam em instalações nas imediações. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apoiar as equipes do CTA de combate à incêndio no atendimento da ocorrência.