Sua Alteza Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates Airline & Group, assina o evento Expo 2020, que é realizada a cada 5 anos durante 6 meses, atraindo milhões de visitantes do mundo para conhecer inovações, avanços tecnológicos e científicos, nova indústria e mudanças no planeta terra.

Conectar mentes, criar o futuro é o tema de Dubai, que vai sediar um fórum para discutir sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Será a primeira vez que o evento terá como sede o Oriente Médio, Norte da África e Ásia. E vai marcar definitivamente Dubai em uma posição decisiva no mundo.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Como em Veneza, os barcos típicos são usados como táxis

Foi em 27 de novembro de 2013 que a União dos Emirados Árabes foi escolhida como sede da World Expo em Dubai, 2020. Desde a 1ª. Grande Feira de 1851, as exposições internacionais são mega eventos que reúnem nações, organizações internacionais e comércio.

O tema principal faz eco ao espírito de cooperação que levou os Emirados Árabes a mostrar ao mundo novos caminhos de desenvolvimento e inovação. O evento Dubai Expo 2020 será catalizador de novas soluções para problemas com os sub temas mobilidade, sustentabilidade e oportunidade.

A expectativa é que Dubai receba 25 milhões de visitantes, 70% dos quais de outros países e continentes, entre 20 de outubro 2020 e 10 de abril 2021. Será também a grande festa do Golden Jubilee do país, plataforma para iniciar uma nova ação para as próximas décadas da humanidade.


No luxo dos hotéis cinco estrelas — ou sete — na arquitetura, Dubai é o futuro

ESPAÇO GRANDIOSO
438 hectares serão utilizados para exibir o que há de melhor em meios de transporte, especialmente dedicados `a Expo. O local, equidistante entre Abu Dhabi e Dubai terá serviços de 3 aeroportos, estradas de primeira linha e transporte público permitindo trânsito fácil para participantes e visitantes do evento. As construções iniciam em 2015 para serem finalizadas em 2019, o que dará chance de realizar testes entre conexões da rede, sistemas e tecnologias, visando o máximo de segurança e eficiência.

O tema mobilidade é prioritário, porque 33% da população global está a apenas 4 horas de voo até Dubai. Os outros 66% estão distantes 8 horas de voo e a infraestrutura de aviação deverá estar pronta para atender voos a cada 90 segundo, oferecendo acesso fácil aos usuários.


A arquitetura de Dubai é referência internacional

Os 3 aeroportos são o Dubai International, Dubai World Central e Abu Dhabi International, construídos para serem os maiores e mais movimentados em 2020. Jebel AliPort, o terceiro maior do mundo para containers, fica a apenas 10 minutos da Dubai Expo 2020. Uma estação do Dubai Metro será construída, dedicada à Expo. Exporider será um serviço de ônibus para transportar aos visitantes de e para a Expo, ligando diferentes pontos dos Emirados Árabes Unidos, situados nos principais hotéis e áreas de maior população. Os passageiros vão ter bilhetes checados e passar pelo serviço de segurança antes do embarque, eliminando medidas de segurança na Expo, o que vai agilizar a entrada.

As áreas temáticas serão bem distintas de maneira que o visitante levará apenas 15 minutos caminhando para alcançar o que quer ver, partindo da praça central Al Wasl Plaza. Na área de 438 hectares, os 150 hectares da Expo serão rodeados de residências, centro de acolhida e zonas logísticas.


Depois das emoções do 4X4 nas dunas, a beleza do pôr do sol no deserto

No coração da Expo ficarão 3 zonas distintas – Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade -, além da área de exposição. Todas convergindo para a praça Al Wasl Plaza. O pavilhão UAE terá espaço junto à Entrada Norte para o seu Welcome Pavilion e o Innovation Pavilion. Três souks (mercados árabes) – cada um no centro de cada zona temática, serão locais de entretenimento, especializados em cada tema.

O design, a arquitetura e a herança cultural de cada pavilhão serão referência para a imesão dos visitantes, na experiência única de exploração e descobertas.


Jardim junto à piscina do hotel One&Only, com decoração de estilo árabe junto da praia

LEGADO
Antes de ser um projeto efêmero, a idéia é de deixar o lugar da Expo como herança, transformando os espaços em centro de conferências, congressos e exposições. Será uma combinação de desenvolvimento do espaço e da comunidade, permitindo o uso constante da Expo 2020 também no futuro.

A escolha de Dubai – hub global para conexão, centralizador do mundo, com infraestrutura de alto nível, modernidade, sistema forte e transparência governamental, mostra que a região vai contribuir para desenvolver e ser catalizadora da economia através do planeta.

A economia inovadora, as oportunidades já existentes e o futuro, mostram o acerto da construção do Dubai World Central – Al Maktoum International – como o maior aeroporto do mundo, com capacidade para atender 160 milhões de passageiros. Até 2020 os Emirados Árabes Unidos – UAE – terão uma nova rede ferroviária regional servindo para o transporte de mercadorias e logística.


Constantemente em construção, renovando o horizonte, Dubai cresce para o mundo

Reunindo atualmente mais de 200 nacionalidades diferentes, Dubai é uma das cidades modernas mais cosmopolitas, dedicada às trocas culturais e ao conhecimento. Em 2013 Dubai recebeu 11 milhões de turistas, número que será dobrado em 5 anos, dentro dos planos do Dubai Tourism Vision 2020.

Como um dos destinos mais especiais e mais procurados do planeta, marco da arquitetura moderna e inovadora, com infraestrutura turística acima da média internacional, Dubai ainda conta com um fator mais do que importante para o turismo: Segurança.


Pista de esqui em shopping, aquário gigante em hotel, patinação no gêlo no Mall: Dubai surpreende sempre

MENASA
A região Menasa nos Emirados Árabes Unidos tem uma das populações mais jovens do mundo, com cerca de 50% dos habitantes na faixa de menores de 20 anos. Assim os inovadores e líderes do amanhã já estão sendo conhecidos como Geração 2020.

Na herança físico consta um ecosistema sustentável, estruturas permanentes, materiais recicláveis e componentes de energia renovável. No setor da economia, aumento do PIB, mais empregos com o Turismo, diversificação através dos UAE. No âmbito social, cultural e educacional, as transformações sociais, reconhecimento cultural, inovação continuada através do que será feito durante e depois da Expo.


Luxo para sheiks, na suite do hotel cinco estrelas

LUCROS
O impacto gerado pela Expo desde agora até 2021 está sendo previsto em 17.7 bilhões de euros. Nos próximos seis anos serão criados 275.000 empregos nos setores do Turismo, aviação, construção, engenharia, infraestrutura, logística, transportes, hotelaria e comércio varejista.

Os UAE como centro de comércio abrirão portas para um mercado de 2.9 bilhões de pessoas, grandes instituições e associações através da região MENASA. Tudo apoiado pelos serviços da Emirates, que tem voos para mais de 140 destinos e mais de 300 outras cidades no mundo, através de companhias aéreas parceiras. Números que aumentam a cada dia. Reservar a viagem completa com a Emirates permite viagens com um único bilhete, despachando a bagagem para um destino final sem maiores problemas.


Antiga vila de pescadores de pérolas, Dubai foi assim há 45 anos