O governador Beto Richa (PSDB) encaminhou nesta semana à Assembleia Legislativa do Paraná mensagem e anteprojeto de lei propondo a fusão da Secretaria Estadual de Governo à Casa Civil. Com isso, o Governo do Paraná passa a ter 19 secretarias de Estado. O governador dá prosseguimento às medidas administrativas para garantir o enxugamento da máquina pública, disse Cezar Silvestri, que atualmente acumula os cargos de secretário estadual de Governo e secretário chefe da Casa Civil.

Diferença
Enquanto outros estados e o Governo Federal criam cada vez mais cargos, o Paraná, em uma medida exemplar, já extinguiu mais de mil cargos e fez a fusão de secretarias, garantido uma estrutura enxuta e eficaz, destacou o secretário. Com a fusão, Cezar Silvestri continuará respondendo pela chefia da Casa Civil. A Casa Civil é uma secretaria chave dentro da estrutura do Estado, explicou Silvestri. A mensagem deverá ser lida pela Assembleia no inicio da próxima semana, depois irá para discussão e aprovação na CCJ e posteriormente segue para a votação em Plenário.

Memória fraca
Em tempo de eleição, todo político quer ficar bem com os servidores públicos, mesmo que para isso seja preciso esquecer o passado. Tentando emplacar uma nova candidatura ao governo, o senador Roberto Requião (PMDB) não poderia fazer diferente. O peemedebista tem declarado, nas redes sociais, seu apoio à greve dos professores da rede pública estadual, que entre outras questões, reivindica reajuste no piso salarial da categoria. Acontece que só se engana com a postura do senador quem tem memória fraca. Pois quando era governador, Requião foi um dos signatários de uma ação direta de inconstitucionalidade contra o piso salarial nacional do magistério. Além disso, não pagou promoções e progressões aos profissionais da educação e até as contas de água e luz de escolas deixaram de ser liquidadas na gestão, como procuram lembrar os aliados do atual governador Beto Richa.

De volta
A pré-candidata do PT ao governo, senadora Gleisi Hoffmann, que andou meio sumida nos últimos dias, desde que seu companheiro de partido, deputado federal André Vargas, entrou na mira do noticiário nacional por suas relações mal explicadas com o doleiro Alberto Youssef, preso por lavagem de dinheiro, volta à estrada nesta sexta-feira, para uma série de compromissos políticos no Estado. Gleisi estará hoje em Toledo (região Oeste), para a inauguração de creches e visitas a unidades de atendimento em saúde da região.

Decoro
Falando em Youssef, o líder do PPS na Câmara Federal, deputado Rubens Bueno, protocolou na Mesa da Casa, pedido para que a Corregedoria da Casa apure o envolvimento do deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) com o doleiro. Reportagem da revista Veja desta semana revela uma suposta troca de mensagens entre o parlamentar e o doleiro. A conversa envolve a liberação de dinheiro e um encontro no apartamento funcional do deputado, em Brasília. Com o pedido, Bueno espera que a corregedoria tome o depoimento de Argôlo e apure se houve quebra de decoro parlamentar.

Demandas
Tomou posse ontem o novo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Michael Richard Reiner, eleito por aclamação para dirigir o órgão ministerial no biênio 2014/2016. Na posse, ele defendeu que o órgão deve atuar em setores de grande repercussão social, onde as demandas da população não têm sido atendidas devidamente. Como exemplo, Reiner citou a atuação do órgão na regularização dos cargos comissionados. O MPC dá parecer em cerca de 22 mil processos anuais e participa de todas as sessões deliberativas do Tribunal de Contas do Estado. Atualmente, o órgão ministerial conta com 10 procuradores, 20 servidores – entre efetivos e comissionados – e 20 estagiários.

Auxílio-creche
O vereador Cacá Pereira (PSDC) apresentou projeto que prevê que mães de crianças entre 0 e 3 anos que aguardam atendimento nas filas de espera das creches municipais recebam um auxílio financeiro de R$ 350 por filho, enquanto a espera for necessária. O auxílio-creche ajudaria estas famílias a custear temporariamente eventuais gastos com creches particulares, entre outros, defendeu Cacá.

Em alta
Estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame passa a ser aceito este ano para os candidatos a vagas de graduação. É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o Enem.

Em baixa
A seis dias do fim do prazo, pouco mais da metade dos contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal, cerca de 15,1 milhões de contribuintes entregaram o documento até as 17h de ibren o que equivale a 55,9% dos 27 milhões de declarações esperadas neste ano.