Já se tocou, Belinati, do vexame que o senhor deu?

8 fevereiro, 2018 às 19:47  |  por José Pedriali

Já se tocou, senhor prefeito

Do vexame que o senhor deu?

O IPTU subiu pra todos
Todos… menos o seu!
Assim, digo aqui, no ato
E sem nenhuma tibieza:
Há uma pedra – quanta dureza!
no lugar do seu coração
O aumento do IPTU deste ano revoltou os londrinenses. De 80% a 100% em média, com casos ultrapassando 500% e até 1000%. O aumento foi acompanhado pela taxa de lixo, que duplicou. Não bastasse o impacto imediato, o aumento será agravado gradualmente nos próximos quatro anos, quando, de 0,6% sobre o valor venal do imóvel, a alíquota atingirá 1%.
O prefeito Marcelo Belinati, autor da proposta do aumento – votada em regime de urgência pela Câmara de Vereadores –, alegou que a Planta de Valores não sofria atualização desde 2001. De fato. Como atenuante, o valor dos imóveis foi reajustado anualmente acima da inflação.
Ele usava como parâmetro os imóveis da Gleba Palhano, avaliados abaixo do valor de mercado, segundo ele, embora toda a cidade tenha sido afetada. E citava o exemplo de um amigo, cuja casa em condomínio fechado pagava bem menos IPTU do que deveria.
E não é que o tal “amigo” era o próprio, o prefeito Belinati? Descobriu-se que o condomínio em que mora, lançado há 17 anos, está em situação irregular: por questões burocráticas. Assim, o lançamento do IPTU não é feito para cada imóvel isoladamente, mas para todo o empreendimento, o que barateia sensivelmente seu valor. E a Prefeitura não informa se o lixo está sendo cobrado individualmente ou pelo conjunto. Se for o segundo caso, o descalabro é criminoso.
O Ministério Público abriu procedimento para investigar a irregularidade, que causa “substancial prejuízo ao erário”. Se fosse aplicado individualmente, a taxa de IPTU dos imóveis seria pelo menos o dobro do que é cobrado, Na interpretação do MP, o procedimento do prefeito pode ser caracterizado como improbidade administrativa.
Burocracia à parte, cúmplice ou não da irregularidade, o senhor Belinati poderia ter se poupado do vexame! Vexame que potencializa a revolta da população pelo aumento que praticou num momento delicado para o país e para as famílias, em decorrência da crise econômica gerada pelo desastroso governo da petista Dilma Rousseff.
Trocando em miúdos: o prefeito cravou – sem dó – a faca no coração dos municípes e deu apenas uma cutucada no seu.
A ressalva é necessária: ele tem coração?
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>