ONG oferece curso gratuito sobre a segurança das crianças

9 outubro, 2017 às 14:37  |  por Josianne Ritz
Divulgação

Divulgação

 

Esta semana comemora-se o Dia das Crianças. E, para celebrar essa data, a Criança Segura anuncia uma grande novidade: o lançamento do seu novo curso on-line e gratuito para Familiares e Responsáveis. Para se inscrever, basta fazer seu cadastro em ead.criancasegura.org.br/cadastro e iniciar os estudos.

O objetivo dessa formação é sensibilizar e informar familiares e responsáveis sobre as medidas preventivas e a importância da adoção de um comportamento seguro para a promoção da cultura de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de zero a 14 anos de idade.

“Sabemos que pais e familiares são responsáveis diretos pela segurança das crianças e adolescentes. Por isso, é fundamental que se informem sobre os possíveis acidentes que podem acontecer com meninos e meninas e adotem comportamentos de proteção e cuidado no cotidiano”, explica a responsável pelos cursos da Criança Segura, Carla Lerner.

O curso, que existe desde 2010, foi totalmente reformulado este ano e está mais dinâmico e atrativo. O formato da aprendizagem também mudou, agora ele é autoinstrucional, ou seja, o cursista irá gerir por si mesmo o tempo para se dedicar às atividades, de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade, pois não há mais tempo determinado para finalizar a formação, que é organizada em cinco aulas, com 20h de carga horária.

Além disso, o conteúdo do curso – que foi atualizado – passou a dar ênfase à prevenção de acidentes na faixa etária de zero a 4 anos, pois, devido a características próprias do desenvolvimento infantil, é nessa idade que meninos e meninas precisam de mais cuidado.

Até os quatro anos a estrutura física da criança ainda está em desenvolvimento e, por isso, é muito frágil. Nessa idade, as crianças ainda não sabem reconhecer potenciais riscos. Elas também não desenvolveram plenamente sua coordenação motora e possuem habilidade limitada para reagir às situações de perigo. Por isso são muito suscetíveis a se acidentarem e precisam de um maior cuidado por parte dos adultos.

Os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Entretanto, estudos indicam que 90% deles poderiam ser evitados com a adoção de medidas simples de prevenção.

Por isso, uma das estratégias de atuação da Criança Segura para reduzir o número de óbitos de crianças por motivos acidentais é informar e formar familiares, responsáveis e diversos outros atores sociais para que adotem esses comportamentos seguros e protejam as crianças de possíveis lesões graves no decorrer de suas vidas.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>