Ser criança nos dias de hoje está ficando bem complexo. As variedades de atividades estão lotando as agendas.

Ser adulto no mercado de trabalho também não esta fácil. A concorrência aperta cada vez mais. E agora como fica essa relação?

O tempo juntos está cada vez mais raro, o que pode afetar o desenvolvimento emocional e psicológico das crianças. Precisamos aprender achar tempo nas nossas vidas, começando pela rotina da casa, garantindo que os pais tenham uma convivência de qualidade com seus filhos.

Precisa ficar claro que o mais importante é a qualidade do tempo e dedicação que os pais têm com os filhos, e não a quantidade de tempo sem comprometimento com a atividade que a criança esta desenvolvendo. Como fazer com que o tempo junto das crianças sejam valiosos? Estar presente não significa estar junto. Assistir televisão ou estar no tablet não significa qualidade de tempo.

No dia-a-dia das famílias, percebe-se que com algumas simples mudanças poderiam ajudar a ter mais quantidade e qualidade de tempo, seguem algumas sugestões.

Dirigindo: Converse com seu filho, pergunte sobre o dia na escolinha, qual é o melhor amiguinho dele, conte uma história, mostre as coisas interessantes que você vê no caminho, fale o sinal está verde, o que significa isto? Ou você viu como as árvores estão floridas, é porque é primavera;

Em casa: aproveite os trabalhos de casa para ensinar seus filhos. Enquanto prepara os alimentos, que tal explicar para o seu filho sobre como é importante ter um prato bem colorido para ficar forte? Deixá-lo ajudar a lavar os vegetais ou colocar os pratos na mesa para o jantar? Quando for dar banho em seu filho, aproveite para abraçá-lo, dizer o quanto ele é lindo, fazer um pouco de cócegas, dar uns beijinhos. Na hora de ir para cama, uma ótima hora de incutir hábitos de leitura, conte uma história ou peça para ele contar para você. E nunca esqueça de dizer a eles o quanto são amados.

Na rua: Faça planos de ir em lugares que nunca foram juntos, desenvolver projetos juntos é muito importante, fortifica muito o laço emocional com uma parceria.

  • Cuidados com as coisas sem valores que roubam muito o nosso tempo. Exemplo: limitar o acesso a redes sociais

A partir da próxima semana responderemos perguntas sobre comportamento infantil!

Créditos: divulgação

Créditos: divulgação