O leite deve ser inserido na dieta diária de qualquer pessoa, independente da idade. Ele é uma fonte muito rica de cálcio, que ajuda a manter os ossos mais fortes e também é vital para as funções nervosas, contração muscular e fluxo sanguíneo. Possui ainda oito tipos de vitaminas e minerais essenciais ao organismo humano.

Dentre as vitaminas que aparecem no leite pode-se citar a vitamina A, que tem como função manter a normalidade da visão e da pele, além de ajudar a regular o crescimento das células e integridade do sistema imunológico do corpo.

Outra vitamina presente é a B12, que é essencial para o bom equilíbrio do sistema nervoso. Já a vitamina D promove uma melhor absorção do cálcio e fósforo, melhora a função pulmonar, estimula as secreções hormonais e influencia a mineralização óssea, que é o fortalecimento dos ossos.

Além disso, pode ser encontrado no leite o potássio – responsável por regular o equilíbrio da pressão sanguínea no organismo – e o fósforo, que ajuda na geração de energia nas células do corpo. A niacina também está presente. Ela mantém o funcionamento normal das enzimas e ajuda o organismo a processar os açúcares e ácidos graxos. É importante também para o desenvolvimento do sistema nervoso. Já a riboflavina ajuda na produção de energia nas células do organismo.

O leite ainda ajuda no tratamento contra anemia, que é falta de ferro no organismo. Pelo fato do leite possuir esse nutriente em grande quantidade é muito recomendado para pessoas que apresentam esse tipo de problema. O leite humano também é muito rico em ácido alfalinolênico, que são ácidos graxos, ou seja, moléculas de gordura. Esse tipo de leite contém cerca de 11% de ácido linoléico (enquanto que o leite de vaca possui apenas 1%), 0,4% de ácido gama – linolênico e 0,4% de ácido araquidônico. Esses ácidos graxos auxiliam o organismo contra infecções e alergias, além de previnir distúrbios metabólicos e obesidade. Vale lembrar que pessoas com alergia ou intolerância à LACTOSE devem substituir o leite por LEITE de baixa lactose ou leite de SOJA com Cálcio, que também é uma ótima fonte protéica.

* Maximo Asinelli
Médico Nutrólogo
Site: www.clinicaasinelli.com
Blog: http://maximoasinelli.wordpress.com
Blog: https://www.bemparana.com.br/maximosaude
Email: [email protected]
Fone: 41 3015-6001
Endereço: Rua Professor Brandão, 50, Alto da XV, Curitiba/PR.