Quais são as funções dos alimentos funcionais?

28 maio, 2010 às 01:48  |  por Maximo Asinelli

O ingrediente funcional, também chamado de nutracêutico é o responsável pela ação dos alimentos funcionais. A sua propriedade funcional refere-se ao papel metabólico e fisiológico geral (antioxidante, reduzir glicemia pós-prandial, entre outros), e pode ser facilmente demonstrada por ensaios simples.
O nutrólogo e membro da Sociedade Latino-Americana de Alimentação e Nutrição Maximo Asinelli, diz que a partir disso é que se pode fazer uma alegação de saúde a um determinado alimento através de sua propriedade funcional.
“Vale lembrar que um alimento pode ser funcional para apenas um grupo específico e não para toda uma população, cujas características genéticas, metabólicas ou fisiológicas resultem na necessidade de ingestão de determinado componente. Isso será cada vez mais possível”, afirma. Asinelli.
O nutrólogo ainda faz questão de frisar que um alimento funcional pode ser natural ou geneticamente modificado, ou seja, transgênicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>