Quais as aplicações dos alimentos funcionais?

29 maio, 2010 às 01:52  |  por Maximo Asinelli

imagdukesOs alimentos funcionais modulam os níveis de colesterol sérico, pois os ácidos graxos saturados aumentam o colesterol total e o LDL (colesterol ruim), enquanto os monoinsaturados (oleico) e os poliinsaturados (linoleico e linolênico) reduzem o colesterol.
Para o nutrólogo e membro da Sociedade Latino-Americana de Alimentação e Nutrição Maximo Asinelli, isso serviu de base para o desenvolvimento de margarinas com menos gordura e mais saudáveis. “Além disso, o ácido linolênico e seu derivado DHA (ácido docosaexaenóico), participam do desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, o que gerou produtos adicionados desses compostos para crianças”, explica.
Esse tipo de alimento também reduz a de incidência de câncer de próstata pelo licopeno (antioxidante presente no tomate). Já os probióticos – microorganismos não patogênicos – , quando são ingeridos atuam na redução de episódios de diarréias, infecções estomacais, modulação da imunidade, redução do colesterol, e possui efeito anticarcinogênico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>