Aveia é o cereal integral mais completo para beneficiar a saúde

7 janeiro, 2011 às 14:03  |  por Maximo Asinelli

1224850399685_fÉ comum as pessoas ouvirem que devemos comer sempre comidas fibrosas. A aveia destaca-se muito nesse segmento alimentício por ser bastante completa e oferecer inúmeros benefícios à saúde. Ela é um cereal integral muito rico em ferro, cálcio, proteínas, fibras, carboidratos e diversas vitaminas.
Por não possuir um gosto próprio característico é recomendado que se coma a aveia misturada com outros alimentos, como com frutas, bolos, biscoitos, sucos, iogurtes e leite. É indicado comer de 20 a 30 gramas diárias desse cereal.
Segundo o nutrólogo Maximo Asinelli, assim como qualquer alimento, a aveia deve ser consumida controladamente. “Muitos dizem que a aveia engorda. Porém, é importante ressaltar que qualquer alimento engorda, deve-se prestar sempre atenção em como esse alimento é consumido. Até alface engorda. Com uma boa educação alimentar pode-se comer de tudo, respeitando os limites”, declara.
A aveia possui muita evidência devido ao seu alto poder de benefícios decorrente de sua fibra solúvel. Pesquisas comprovam que o consumo da aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia – que é o açúcar no sangue, a manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, o controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando o intestino preso.
Sua fibra solúvel – chamada ß-glucana – é responsável por uma parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo seu consumo, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.
Em contato com a água, essas fibras formam uma forma de gel que torna o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas. Assim, o consumo contínuo de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

5 ideias sobre “Aveia é o cereal integral mais completo para beneficiar a saúde

  1. sonia

    Qual quantidade diária de aveia podemos comer? eu como quase duas xícara e pura. Acho que estou engordando, mas eu gosto muito de comer aveia.

  2. Maximo Asinelli Autor do post

    Não existe uma quantidade específica e pode variar de qual seja seu objetivo, se de baixar o colesterol, se quer engordar, se quer um suplemento de fibras para melhorar o seu intestino. A aveia é um ótimo alimento e pode ser consumido à vontade.
    A recomendação de consumo diário é de 3g de β-glucana de aveia por dia, que equivalem a três colheres de sopa de farelo de aveia (40g) ou quatro da farinha de aveia (60g) para ter uma ótima saúde. Um abraço.

    Dr. Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037) Médico Nutrólogo

  3. marcia oliveira

    Porque não encontro a aveia que dá para se comer pura; é uma delícia.Adoro aveia de todo jeito inclusive pura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>