O e-commerce e o ICMS

20 janeiro, 2016 às 09:02  |  por Alexandre Correia dos Santos
Empresas que antes se enquadravam no Simples Nacional vão acabar pagando a tributação normal, com carga tributária podendo ser três vezes maior, de acordo com as novas regras de recolhimento do imposto ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). A partir de agora, o imposto será partilhado entre os estados que compartilham mercadorias, ou seja, o empresário terá que recolher o imposto no estado onde está sediado o e-commerce e no estado para qual o produto será enviado. Pequenos do ramo virtual vão sentir no bolso e na operação dificultada, é o caso da recém-inaugurada Tresur Premium Plus Size, loja virtual de roupas que há apenas três meses no mercado online enxerga dificuldades por vir.
tresur
“A Tresur é Simples Nacional, porém, com a nova legislação, deixa de ser Simples, isso porque eu tenho que recolher o diferencial do ICM dentro dos estados. Ou seja, passa a funcionar com tributação normal o que descaracterizou totalmente o Simples. Além disso, não existe um banco que recolha de todos os estados. Então ou eu tenho que ter inscrição estadual em todos os estados do Brasil e fazer o recolhimento uma vez por mês ou, a cada operação. É um custo a mais na empresa. Se hoje são 10 notas por dia, daqui a pouco serão 40. Eu vou ter que ter um funcionário só para ficar recolhendo imposto, o que é um absurdo”, explica João Carlos Cunha Guarinello, diretor financeiro da Tresur.

Hard Rock Café 100% Conectado

18 janeiro, 2016 às 09:02  |  por Alexandre Correia dos Santos

Os acordes da guitarra, ícone do restaurante temático mais famoso do Planeta, o Hard Rock Café, estão sendo ouvidos desde maio em Curitiba (PR). A única unidade da rede no Brasil foi inaugurada no coração do Batel, região nobre da capital paranaense. A casa mantém a tradição de oferecer uma experiência única de entretenimento, sucessos da culinária americana e drinks exclusivos num espaço que mistura peças originais de memoriabilia de astros do rock, exibição de clips e ambiente virtual com conexão 100% segura e rápida.

O Hard Rock Café de Curitiba se une à rede com mais de 200 unidades operando nos cinco continentes. Com capacidade para receber um público de mais de mil pessoas por dia, a franquia curitibana segue à risca o padrão americano e está 24 horas conectada com a sede dos restaurantes em Orlando (EUA). “O cliente que entrar no Hard Rock de Curitiba terá, com certeza, a mesma sensação e atendimento proporcionados pelas demais casas espalhadas pelo mundo”, afirma Fernando Brafmann, diretor de operações.

São quase 200 funcionários, muitos deles fluentes em inglês, treinados para oferecer o melhor serviço aos frequentadores.  A casa conta com três bares, restaurante com palco, camarotes, elevador panorâmico, áreas VIP, lounge externo e varandas ao ar livre. Toda a estrutura reflete a inovação e responsabilidade ambiental que tornaram Curitiba referência internacional em sustentabilidade.

Generosas entradas, saladas, pratos principais e drinks exclusivos compõem o cardápio tipicamente americano e elaborado com ingredientes frescos e de qualidade. “Todos os fornecedores da unidade são de primeira linha. Nada de genéricos ou improvisações. Nosso serviço é de excelência”, destaca Brafmann.

A excelência está também vinculada à tecnologia. Brafmann afirma que o Hard Rock Café tem conectividade de alta qualidade e confiabilidade. “A estrutura não poderia funcionar sem uma solução de integração que garantisse segurança, privacidade e confidencialidade absolutas”, ressalta. “Toda a comunicação interna e externa do Hard Rock Café é dependente da internet. Da recepção à cozinha, passando pelos caixas e atendimento ao cliente. E não posso correr o risco de enfrentar problemas de conexão, falhas de sinal num momento de aumento de demanda”.

a8607f55-69f3-4e71-9612-4ba0a7afa987

O Hard Rock Café Curitiba é ambiente para todas as gerações e também espaço adequado e preparado para receber executivos e profissionais que procuram um lugar para tratar de negócios. E praticamente todos os frequentadores acessam algum tipo de dispositivo móvel. Brafmann coloca que essa situação é mais uma razão para não arriscar quando o assunto é conectividade. “Pesquisei soluções inteligentes que atendessem a necessidade de conexão de toda a operação de atendimento e serviços da casa. Queria 100% de conectividade e segurança de não perder isso com aumento de demanda”.

O Hard Rock Café Curitiba utiliza os serviços sob demanda de Internet e WiFi da Horizons Telecom, empresa especializada em telecomunicações e tecnologia da informação. Brafmann salienta que, além de garantir segurança a tanta informação trafegando pelos sistemas, a Horizons faz monitoramento em tempo real e tem capacidade de eliminar gargalos rapidamente. “As respostas imediatas permitem que o nosso negócio se mantenha eficiente e de qualidade”.

O diretor da Horizons, Paulo Humberto Gouvêa, lembra que a empresa é a única a oferecer soluções de internet sob demanda para Curitiba, e hoje suporta o aumento de velocidade de banda para seus clientes em até 1 Gbps. Ele coloca que quanto mais rápida e eficiente for a conectividade nas informações, mais fácil é o compartilhamento de dados no ambiente e maior a competitividade do negócio. No caso dos serviços WiFi, tudo foi dimensionado para que a experiência do cliente seja sempre a mesma, mesmo nos horários de pico do Café, que tem capacidade para mais de 1.000 pessoas. Os serviço de WiFi também são responsáveis por todas comunicação operacional dos funcionários no HRC.

Feliz 2016!

12 janeiro, 2016 às 16:01  |  por Alexandre Correia dos Santos

colorful-happy-new-year-2016-vector

Retornamos as atividades da Coluna Mercado Criativo nesta semana!
Desejamos a todos os nossos leitores e seguidores, um ano repleto de saúde, paz e alegrias!
Um abração!

Pesquisa de Percepção de Marca

3 dezembro, 2015 às 08:06  |  por Alexandre Correia dos Santos

Em que medida o que uma marca entrega como valor é entendido como tal pelos clientes? Quais itens realmente são diferenciais da sua empresa em relação à concorrência? Uma pesquisa de satisfação encomendada pela incorporadora curitibana Swell Construções e Incorporações a uma empresa de consultoria local buscou responder a essas perguntas. Os entrevistados, compradores de três empreendimentos da empresa recentemente entregues em Curitiba, puderam dar uma nota para a companhia com base na percepção de seus produtos e serviços. O resultado surpreendeu, a média foi de 8,7, e credibilidade e qualidade foram os principais valores atribuídos à marca.

De acordo com o diretor de empreendimentos da Swell Construções e Incorporações, Leonardo Pissetti, os investimentos da incorporadora em pesquisas de mercado, somada a um modelo de gestão baseado no controle familiar, favorece o desempenho. “Por sermos uma companhia de capital fechado e gestão composta por integrantes da família, no caso eu e meus irmãos, conseguimos atender melhor a demanda por moradias, desenvolvendo projetos exclusivos em bairros nobres de Curitiba, como Cabral, Mercês, Água Verde e Champagnat”, argumenta.

Esse modelo de gestão é o que, segundo a pesquisa, garante a avaliação do atendimento pelos clientes como excelente. “Os entrevistados afirmam que, pelo fato de ser uma empresa familiar, sentem-se bem em saber com quem estão falando, que não é necessário ligar para um 0800 e falar com uma atendente”, explica a diretora de marketing e compra da Swell Construções, Vanessa Pissetti.

Questionados se indicaram ou indicariam a construtora para algum amigo ou parente, todos os entrevistados afirmaram que o fariam ou já o fizeram. Para Leonardo Pissetti, o fato de incorporadora ter atuação regional permite maior conhecimento do mercado e garante mais dinamismo e proximidade no atendimento ao cliente. “Essa pessoalidade é tão grande que sentamos à mesa com o comprador até na assinatura do contrato de compra e venda. Acompanhamos de perto cada detalhe do planejamento, execução, comercialização e pós-venda do empreendimento. Além disso, não temos problemas de custo operacional e representatividade técnica fora do Estado, como é o caso das grandes companhias nacionais, o que nos garante mais estabilidade econômica”, comenta.

O estudo revelou ainda que entre os elementos de “desempate” na escolha de um imóvel novo para compra estão os selos e certificações que a empresa possui, especialmente a ISO 9001. “Segundo os clientes entrevistados, isso demonstra poder de qualidade, organização e padronização na obra, condições consideradas essenciais para um empreendimento de alto padrão”, diz Leonardo. Segundo o empresário, a pesquisa está sendo usada como base para a elaboração do projeto dos empreendimentos que a incorporadora vai lançar em 2016, em Curitiba, nos bairros Portão e Mercês.

Students to Business

16 novembro, 2015 às 15:10  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Centro de Inovação da Microsoft (MIC), instalado no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), realiza a partir desta segunda-feira (16) a segunda edição do programa Students to Business (S2B), com cursos na área Tecnologia da Informação (TI). Esta edição tem novidades: agora, empresários poderão propor um desafio aos alunos para que eles criem soluções voltadas ao mercado.

Sessenta alunos foram selecionados para participar da capacitação, realizada até dezembro nas dependências do Tecpar. O S2B tem como objetivo preparar estudantes nas áreas de TI e aproximá-los de oportunidades de emprego e estágio em empresas parceiras. O curso é gratuito e vai capacitar estudantes em duas trilhas – Desenvolvimento de Sistemas e de Infraestrutura de TI.

A novidade desta edição é uma maior aproximação com a iniciativa privada. Empresários da área de TI vão sugerir um desafio aos estudantes, no desenvolvimento de sistemas e aplicativos e em infraestrutura. Os alunos terão o decorrer do curso para desenvolver o projeto, que será apresentado a uma banca de especialistas e empresários do setor.

Os estudantes com as melhores ideias podem ser contratados pela empresa para desenvolvê-la ou ainda ter seu projeto desenvolvido no MIC-Tecpar, com o apoio da iniciativa privada. “O desafio foi pensado para unir a criatividade do aluno às necessidades do empresário, diminuindo a distância entre eles e elevando a possibilidade de uma solução tecnológica desenvolvida durante o curso chegar ao mercado. Além disso, ao apoiar o desenvolvimento da ideia, o empresário encontra uma maneira rápida e barata de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, explica Rogério Oliveira, coordenador do MIC-Tecpar.

Empresários de qualquer ramo de atividade interessados em propor um desafio aos estudantes da segunda turma do MIC-Tecpar podem enviar suas propostas até a quarta-feira (18) pelo e-mail rogerio@tecpar.br.

Além da possibilidade de ser contratado após apresentar o seu projeto, os estudantes podem ainda estagiar em uma das empresas patrocinadoras do programa, que ao término do curso vão apresentar suas oportunidades em uma feira de emprego no Tecpar.

O Programa Microsoft Students to Business já capacitou mais de 100 mil estudantes em todo o Brasil, dos quais mais de 10 mil foram incorporados ao mercado de trabalho durante a feira de empregos.

Criatividade e o público jovem

12 novembro, 2015 às 13:48  |  por Alexandre Correia dos Santos

A nova campanha da rádio Jovem Pan Paraná, do Grupo RIC de Comunicação, criada pela agência Intermix, tem tudo a ver com o mundo dos jovens, já que a rádio faz parte desse mundo.

Com o tema, “Sintonize seu Mundo na Pan”, o conceito da campanha tem ligação com o fato de que a música está sempre presente no mundo das pessoas em todos os ambientes que ela está, como no trabalho, na balada ou ainda na prática de esportes. “Foi esse mote que nos inspirou a desenvolver o conceito ‘Sintonize seu Mundo na Pan’, que se mostra como um convite para todos os jovens curtirem a vida com mais música e diversão”, explica a Coordenadora de Marketing da Jovem Pan Paraná, Claudia Meneses.

Mundo_Teen VERMELHO - Anuncio 20.5x27.5_V3-page-001

O visual da campanha traz mundos estilizados para representar os diversos momentos em que a rádio participa da vida das pessoas. Com o objetivo de reforçar a presença da marca de uma forma leve e divertida, sempre trabalhando cores vivas e a logo da rádio como elemento principal. As peças da campanha da Jovem Pan Paraná estão distribuídas em outdoor, mobiliário urbano, revista, TV, envelope pizza, banners e redes sociais. Além dos materiais gráficos foram desenvolvidos spots de rádio com hits do momento, que traduzem o conceito da campanha, desdobrando para esse meio a mesma importância que a marca ganhou nos impressos. A campanha será veiculada nas praças de Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

POPAI BRASIL 2015

26 outubro, 2015 às 15:50  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Associação Brasileira de Marketing no Ponto de Venda/POPAI Brasil promove no próximo dia 6 de novembro (sexta-feira) das 8h30 às 17h, o Seminário Internacional de Marketing de Varejo-SIM Varejo 2015, no Centro de Eventos da Fecomércio, em São Paulo (SP).

A edição deste ano do SIM Varejo terá como enfoque principal o tema Eficiência x Produtividade: como conciliar? e se propõe a discutir sobre o alcance da eficiência operacional proporcionando uma experiência única ao consumidor. Na programação, cases, pesquisas e debates conduzidos por um time de especialistas, elevando as perspectivas sobre como o ponto de venda pode ajudar no incremento das vendas.

Palestrantes

O SIM Varejo 2015 contará com as palestras Visão Global: o que os outros países têm a nos ensinar? (por Massimo Volpi, do POPAI Itália), Perspectivas do mercado europeu-Novidades da Anuga e ExpoMilano (por com Silvio Laban, do Insper), O inconsciente do Shopper: como a neurociência pode apoiar a otimização de resultados no PDV (por Mauro Fusco, da Millward Brown), O novo trade-marcas que investem em pessoas crescem 10x mais (por Vania Carvalho, da Ponto de Referência), Da eficiência à produtividade: um estudo de caso (por Eduardo Almiralli, ex Nespresso Brasil, Retail and Franchising Consultant USA, moderado por Eduardo Terra, SBVC) e Customer Experience é o novo marketing do varejo(por Sérgio Barbi, da Dexi Marketing).

Os valores de inscrição para o evento são R$ 100 (estudantes e professores universitários), R$ 200 (associados POPAI Brasil) e R$ 400 (não associados POPAI Brasil). Informações e inscrições: (41) 3020-5347 / raquel@popaibrasil.com.br

Prêmio Ser Humano

26 outubro, 2015 às 15:48  |  por Alexandre Correia dos Santos

Incentivar, reconhecer e premiar a todos que disponibilizam seu tempo e competência para desenvolver práticas e projetos que visem a melhorar a vida das pessoas na organização e na sociedade são os principais objetivos do PSH – Prêmio Ser Humano – Luiz Hamilton Berton 2015.

Para inscrever os projetos e soluções que contribuam de forma efetiva para um mundo mais sustentável, os interessados têm até o dia 30 de outubro. As inscrições nas modalidades Gestão de Pessoas (categorias Empresas Privadas e Órgãos Públicos e Estudantes) e Desenvolvimento Sustentável (categorias Empresas Privadas e Órgãos Públicos e Terceiro Setor) devem ser feitas pelo email premioserhumano@abrh-pr.org.br.

A versão paranaense do PSH 2015 é organizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná – ABRH-PR e coordenada por Beatriz de Souza Santa Rita. Neste ano, o prêmio tem uma novidade: os projetos classificados na primeira etapa serão avaliados por uma banca formada por especialistas.

Serviço:

Prêmio Ser Humano Paraná Luiz Hamilton Berton 2015
Promoção: ABRH-PR
Inscrições até 30 de outubro de 2015 pelo email: premioserhumano@abrh-pr.org.br
Mais informações e regulamento: www.paranarh.org.br

Novas Tecnologias da Informação na Educação

10 setembro, 2015 às 14:06  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) assinaram, nesta quarta-feira (9), um protocolo de intenções para desenvolverem em conjunto novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à área de educação.

Com a aproximação entre as organizações o Estado do Paraná amplia sua capacidade tecnológica. Um dos primeiros projetos que devem ser executados pelas instituições é um programa de capacitações de servidores municipais paranaenses.

O protocolo de intenções, assinado entre o diretor de Biotecnologia Industrial do Tecpar, Julio Salomão, que representava na ocasião o diretor-presidente, Júlio C. Felix, e o diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, prevê que as duas instituições realizem ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e prestação de serviços públicos em conjunto tanto para o Governo do Estado quanto a nível nacional.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, a parceria vai permitir que o Tecpar Educação promova cursos de formação continuada e de capacitação nas modalidades presenciais e mediadas por tecnologia. “A educação é um dos pilares do Tecpar e com essa parceria vamos poder colocar em prática várias ações do instituto na área tecnológica a favor da sociedade paranaense”, ressalta Felix.

O diretor-presidente da Celepar salienta que a parceria com o Tecpar vai permitir aos municípios paranaenses maior evolução na gestão pública e nos serviços que as prefeituras ofertam aos cidadãos. “A Celepar participa deste processo por meio de produtos e serviços que já disponibiliza ao Governo do Estado. Neste caso, respondendo pelo treinamento e administração do suporte técnico da plataforma de ensino a distância”, pontua Leite.

07 pecados capitais

26 agosto, 2015 às 21:26  |  por Alexandre Correia dos Santos

Os Sete Pecados Capitais são o assunto da mais nova exposição fotográfica da Galeria Portfolio, Curitiba. Desenvolvida durante os cursos de Fotografia para Adolescentes e de Fotografia para a Maturidade, no 1º semestre de 2015, ela será aberta neste sábado, dia 29 de agosto.

 ira Guilia

Mas a inauguração ocorrerá de maneira diferente. Isto porque, das 11h às 14h, todos interessados, alunos ou não da Portfolio, estão convidados a participar das colagens que serão feitas nos muros da Galeria, anexa à escola, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico. Este processo chamado de “lambe-lambe” promete ser uma das grandes diversões do evento. Como se fosse uma intervenção urbana, mas chega a ser uma brincadeira.

Além da temática e o processo de colagem em si, chama a atenção o fato de esta ser uma exposição coletiva, com a participação de dois públicos distintos: alunos dos cursos de Fotografia para Adolescentes e de Fotografia para a Maturidade. Ou seja, uma mesma mostra que reúne gerações, com seus olhares e referências.

A nova edição dos cursos, tanto Maturidade quanto Adolescentes, terá início assim que a exposição chegar ao fim, dia 29 de setembro. As aulas serão nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, com algumas atividades externas envolvendo as duas turmas.

Serviço:
Exposição Pecados
Abertura – Sábado, dia 29, das 11h às 14h. Encerramento – Dia 29 de setembro.
Galeria Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico.