Tecpar gerando oportunidades

3 novembro, 2016 às 07:59  |  por Alexandre Correia dos Santos

Determinação e perseverança são duas características fundamentais de quem vai empreender e que sobram na vida de Edmilson Fernandes, ex-morador de rua que vai incubar sua empresa na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). Nesta terça-feira (1º), ele assinou o contrato de incubação para se instalar no Instituto de Tecnologia do Paraná. Fernandes trabalhou durante 25 anos com fibra de vidro, atuando na preparação de carros na Stock Car, na cenografia de espetáculos teatrais e arquiteturas promocionais. Entretanto, em 2015, após sair da empresa na qual trabalhava, ele passou por dificuldades financeiras e acabou se instalando na marquise do Mercado Municipal, no Centro de Curitiba.

“O dinheiro acabou e eu não tinha mais como pagar aluguel do quartinho onde morava. Mas nunca perdi a vontade de ter meu próprio negócio. Tinha várias ideias, mas faltava capital para fazer um protótipo”, relembra. Enquanto estava morando na rua, Fernandes ganhou uma bolsa de estudos para realizar cursos de gastronomia e, com o dinheiro que recebia com os trabalhos na área, conseguiu se reerguer.

Ele desenvolveu então o protótipo de um acessório automotivo para ser instalado nos cantos traseiros dos veículos, com a finalidade de melhorar a qualidade do som no carro. Ele levou o protótipo à Intec, mas como não era formalizado, não poderia participar do processo seletivo.

vuk

A equipe técnica da incubadora deu suporte para Fernandes abrir sua empresa, a Vuk Personal Parts, e a formular o plano de negócios para ser apresentado na banca da Intec. Aprovado no processo, hoje o empreendedor já tem seus planos traçados. “Quero desenvolver acessórios personalizados para oferecer ao gosto do cliente. Já estou em contato com lojistas da área automotiva e concessionárias e a receptividade está sendo muito boa”, salienta.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, destaca a superação pessoal de Fernandes e ressalta a diversidade de negócios que são apoiados pela incubadora. “Tem uma canção do Raul Seixas, ‘Tente Outra Vez’, que fala sobre ter fé e perseverança, características que um empreendedor deve ter e que Fernandes tem. A entrada dele na incubadora reflete a diversidade das competências da instituição”, avalia. O gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicos do Tecpar, Gilberto Passos Lima, explica que com o apoio da Intec o empreendedor pode dar escala ao negócio. “Vamos dar suporte na implantação de tecnologias ao seu processo de desenvolvimento, com o uso de scanner e impressora 3D, disponíveis em nosso laboratório de prototipagem. Com isso, ele vai deixar de produzir artesanalmente para ganhar escala com seus produtos”, explica.

Conheça a Vuk Personal Parts pelo link: bit.ly/2f8rWiQ

PUCPR – “Lugar de mulher é onde ela quiser”

14 outubro, 2016 às 15:48  |  por Alexandre Correia dos Santos

No próximo dia 18 acontece no TUCA, auditório da PUCPR, a palestra “Lugar de mulher é onde ela quiser”. Com foco no empreendedorismo feminino, o encontro reunirá Heloisa Covolan, da Itaipu, Erica Marques, do Google Business Group, Sayuri Magnabosco, Mariah Luz, do site O que Fazer Curitiba, Daniella Forster, professora da Escola de Negócios da PUCPR e coordenadora do PUC Talentos da Universidade, Valquiria Porto, representante da Mamaworking e Maria Cristina Figueroa, médica do Hospital Marcelino Champagnat.

Palestra PUCPR

No evento, das 19h às 22h15, as palestrantes falarão sobre o dia a dia de mulheres empreendedoras, suas histórias de vida, e os desafios enfrentados para a conquista do seu espaço no mundo dos negócios, além de tratar sobre o principal significado do Outubro Rosa: o Câncer de Mama.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site https://www.eventick.com.br/outubrorosa2016 . O evento é uma organização dos Centros Acadêmicos da Escola de Negócios e do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI).

Budweiser #deixequedigam

14 outubro, 2016 às 15:45  |  por Alexandre Correia dos Santos

Ser livre, autêntico, ter atitude e fazer do seu próprio jeito: é assim na vida, é assim na hora de fazer uma Budweiser.

A cerveja lager mais famosa do mundo lança uma campanha baseada em seus valores. Com atitude e autenticidade, a marca convida o público a viver em seus próprios termos e a compartilhar a visão de uma cerveja que continua a mesma há 140 anos.

frame

#DeixeQueDigam contesta os julgamentos e as verdades que as pessoas ouvem todos os dias.  Criada pela Africa, a campanha provoca os consumidores a viverem do seu jeito. Em cada peça, a campanha mostra pessoas vivendo a vida nas suas próprias regras, sem se importar com o que os outros pensam. Com uma abordagem real e cheia de atitude, Budweiser convida o público a assumir sua autonomia.

Além disso, Budweiser vai falar sobre detalhes de sua produção: seus ingredientes naturais (água, malte, arroz e lúpulo), o beechwood, usado no processo de fermentação, e tudo o que garante uma cerveja cheia de personalidade e com um sabor que tem um equilíbrio perfeito: marcante no início e suave no final. É assim que Budweiser faz há 140 anos.

“Budweiser valoriza a sua história. Liberdade e autenticidade são formas de Bud ver o mundo. Por isso, queremos convidar os nossos consumidores a fazerem o mesmo, assumindo o que são de verdade, sem se preocupar com a opinião dos outros. Assim como não existe só um jeito de fazer cerveja, não existe um jeito único de viver a vida”, comenta Karina Ferreira, gerente de marketing da Budweiser.

O resultado poderá ser conferido em uma campanha de comunicação na TV e na internet, por meio do facebook.com/BudweiserBrasil e pelo site budweiser.com.br.

Link do vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=vsFQDnNF9LI

Favretto em novos espaços

12 setembro, 2016 às 12:44  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Favretto Painéis conclui nesta semana a inclusão das 250 placas junto às Academias ao Ar Livre de toda a capital paranaense. Em parceria firmada com a Prefeitura de Curitiba, a empresa realiza até o final deste ano a manutenção corretiva e preventiva nas academias de ginástica disponíveis gratuitamente em praças, parques e outros locais públicos de Curitiba.

Atualmente, mais de 70% das academias ao ar livre da capital do estado já foram revitalizadas. A manutenção inclui soldas, pintura, reposição de peças e equipamentos previstos no contrato de patrocínio. “A Favretto realizará vistorias periódicas nas 250 academias, verificando as condições de cada equipamento e de todo o ambiente”, revela Thaís Salvi, gerente de produto da Favretto Painéis.

A parceria representa não apenas uma economia de R$ 4 milhões em recursos públicos, mas também uma promoção na qualidade de vida para toda população curitibana, assim como garantias de segurança para os equipamentos que compõem esses espaços. Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, estima-se que mais de 300 mil pessoas utilizem as academias ao ar livre.

Para se ter uma ideia, no espaço já estão sendo veiculadas peças das seguintes marcas: Associação Médica Paranaense – SINAM, Top Sorriso, Casa Cor, Curso e Colégio Evident, Fit For Free, Hospital Pilar, Madero Fit e Transamérica. Além da exposição em mídia visual, o contrato também inclui a possibilidade de ações promocionais nestes espaços.

unnamed

Vale destacar que as academias ao ar livre são indicadas para maiores de 12 anos. Os equipamentos disponíveis não têm peso, permitindo que seja utilizada apenas a força do corpo nos exercícios de musculação e alongamento. Informações e reservas do espaço para veiculação de anúncios podem ser feitas pelo telefone: (41) 3013-5753.

Mc Dia Feliz e Erasto Gaertner

15 agosto, 2016 às 00:33  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Hospital Erasto Gaertner já deu início à venda de produtos promocionais do McDia Feliz 2016, coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald. A campanha, que acontece no dia 27 de agosto, tem como principal objetivo mobilizar a sociedade em benefício de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil.

HEG-ProdutosMcDiaFeliz2016

São nécessaires, camisetas e canecas desenvolvidas pela instituição, que é referência no tratamento do câncer no sul do país, para atuar como uma alternativa de arrecadação, juntamente com a venda de tíquetes antecipados, além do Big Mac no dia do evento.

Os produtos estão à venda por R$15, R$25 e R$30 (nécessaire, camiseta e caneca, respectivamente) e os tíquetes antecipados custam R$15,50. Os produtos podem ser adquiridos na secretaria da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) do Hospital Erasto Gaertner. Os tíquetes podem ser adquiridos na RFCC do Hospital, pelo link www.diskingressos.com.br ou pelo telefone do DiskIngressos 41 3315-0808.

O total arrecadado no McDia Feliz 2016 será destinado ao custeio e manutenção do Centro de Convivência da Família e para o Acompanhamento Cardiovascular na UTI Pediátrica. Ambos possuem como objetivo principal humanizar o tratamento, oferecendo a melhor estrutura para o paciente e sua família.

Serviço:
Hospital Erasto Gaertner
Rua Dr. Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas – Curitiba/PR
Telefones: (41) 3361-5135 ou 0800 643 4888
www.erastogaertner.com.br

SKOL e Olimpíadas

12 agosto, 2016 às 12:16  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Delegação Skol já tem lugar garantido no pódio. Com as latas medalhas, os Atletas da Diversão poderão comemorar os momentos épicos vividos nos Jogos Olímpicos de maneira especial. Skol lança uma edição limitada de três latas inspiradas nos metais originais das medalhas olímpicas – ouro, prata e bronze – para homenagear o evento e brindar com todos os que fazem parte dessa festa.

Ao todo 1 milhão de latas medalhas serão produzidas. E os consumidores poderão encontrá-las nas áreas patrocinadas por Skol durante os jogos olímpicos. O pack com três unidades também será vendido no Empório da Cerveja. Com quatro espaços proprietários, Skol promete fazer cada centésimo de segundo mais divertido que o anterior e menos que o seguinte. A Vila Skol, no MAM, será palco de festas icônicas. A Arena Skol, será o lugar do esquenta nos dias de jogos no Maracanã, o Skol Live House no Parque Olímpico, fará as pessoas sentirem a emoção da Olimpíada na pele.

01 Latas-Medalhas

A Skol FanZone, maior espaço dentro do Boulevard Olímpico (1000m2) e localizado ao lado da Pira, terá o Balão Panorâmico Skol que proporcionará a vista mais bonita da cidade a subir 150m de altura.  Ali também estará o Beer Garden para a transmissão dos jogos e muita música. Além deles, a marca estará presente em diversas casas Olímpicas e festas espalhadas pelo Rio de Janeiro, além de 280 quiosques pela Orla.

Evento ABRH-PR

9 agosto, 2016 às 15:54  |  por Alexandre Correia dos Santos

A coach Susan Alberttoni é convidada da ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná para fazer palestra sobre a psicodinâmica das organizações, centrando a abordagem nos jogos de poder. O evento acontece na quinta-feira (11), das 19 às 21 horas, na sede do Sebrae, em Curitiba, e os interessados podem se inscrever no site da associação.

Socioterapeuta com especialização em psicodrama, em sua explanação, Susan mostra como é possível perceber, diagnosticar e compreender estilos comportamentais e padrões disfuncionais que criam jogos de poder e interferem no engajamento e na entrega de resultados.

De acordo com Susan, o diagnóstico organizacional é fundamental para o desenvolvimento de uma organização, pois apoia diretamente a alta direção e lideranças nas tomadas de decisão e em seus processos internos. “Seu foco principal é identificar e levantar informações. Após coletadas, orientam as diversas áreas da organização e podem ser utilizadas como estratégia na elaboração de metas e objetivos”, observa.

Susan coloca que alguns autores e estudiosos propõem definir o conceito de poder mediante a utilização de valores de bem-estar como saúde, segurança, posse de bens, perícia e conhecimento e valores de como respeito e afeto. Estes valores podem ser alternativamente usados, ora como bases de poder, ora como fins em si mesmos. E cita Robert Kaplan, professor de prática de gestão na Havard Business School, que define poder como a habilidade de uma pessoa ou grupo de influenciar o comportamento alheio, isto é, mudar as probabilidades de que outros responderão de certas maneiras a estímulos específicos.

Em sua palestra, Susan apresenta ferramentas de diagnóstico organizacional, etapas do processo, benefícios e aplicabilidade, indicadores de sucesso, fontes de consulta e o papel dos gestores de recursos humanos. Além disso, mostrará os tipos e fontes do poder, como se manifesta nas relações e comportamentos e as consequências dos jogos de poder na cultura organizacional.

Serviço – Palestra Psicodinâmica das Organizações com a coach Susan Alberttoni

Dia: quinta-feira (11 de agosto), das 19 às 21 horas
Local: sala 09 do Sebrae – Rua Caeté, 150, Parolin – Curitiba – PR
Organização: ABRH-PR
Investimento: R$ 33,00 (associado à ABRH-PR), R$ 66,00 (não associado)
Inscrições: www.abrh-pr.org.br

25 anos de muita competência

3 agosto, 2016 às 21:40  |  por Alexandre Correia dos Santos

 Em tempos em que as agências tradicionais estão caminhando para a extinção a campanha de 25 anos da Competence reforça o seu  reposicionamento  para agencia estratégica. Esta evolução é fruto de uma profunda análise da direção e principais executivos da Competence de que tipo de entregas podem efetivamente contribuir para a evolução de vendas e lucratividade de seus clientes. As peças que integram a campanha reforçam a importância do trabalho integrado desenvolvido em multiplataformas, com as empresas que compõe o Grupo – a produtora digital Comp, a SunBrand (especialista em branding) e a Stronger (focada em RH estratégico e fortalecimento de relações).

Nas ações a Competence se autodefine como uma ‘learning organization’ que aposta no aprendizado para diariamente aperfeiçoar todos os aspectos que compõe seu desempenho. “Somos muito mais do que uma agência que se aplica apenas para cumprir demandas. Enxergamos a comunicação com estratégia e, sobretudo, com inteligência,” distingue João Satt, presidente da Competence.

A campanha de aniversário destaca o diferencial da comunicação e do marketing quando elaborados com atuação estratégica em peças que incluem anúncios para mídia impressa e digital, vídeo institucional e mídia externa, além de ações de relacionamento.

Fundada em 1991, em Porto Alegre (RS), a Competence hoje é uma rede multirregional, com sedes também em Florianópolis (SC), Recife (PE) e Curitiba (PR). Com 130 colaboradores distribuídos nos quatro estados, a agência apresenta um portfólio invejável de clientes que inclui além de prefeituras, os shoppings Almeida Júnior, Farmácias Panvel, Cassol Centerlar, Lojas Paquetá, Esposende, RodOil e Figueirense Futebol Clube, entre outros.

Hospital Erasto Gaertner no Mitsubishi Cup

19 julho, 2016 às 21:07  |  por Alexandre Correia dos Santos

O piloto Daltro Marcelo Maronezi e o navegador Guilherme de Paula Rezende estamparam a solidariedade no seu veículo na Mitsubishi Cup. A dupla, que conseguiu o terceiro lugar na competição, colocou o nome do Hospital Erasto Gaertner e o telefone do Projeto Padrinhos no seu veículo.

Mitsubishi Cup3

A campanha tem como objetivo arrecadar fundos para a ala, da instituição que é referência no tratamento do câncer, escolhida pelo apadrinhado.

O Hospital Erasto Gaertner é uma instituição filantrópica, que depende da sociedade organizada para manter a qualidade do atendimento, já que atende 93% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somando todos os recursos recebidos pelo SUS, o valor cobre apenas 65% dos gastos de toda a instituição. O restante é pago com a ajuda da comunidade, com campanhas e com ações de captação. Em 2015, foram realizados mais de 360 mil atendimentos e mais de um milhão de procedimentos em pacientes com câncer de todo o Paraná.

Workshop Tecpar

30 maio, 2016 às 21:04  |  por Alexandre Correia dos Santos

Incubadora do Tecpar promove workshop sobre tendências de tecnologia

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) está com as inscrições abertas para quem quiser participar do “XXI Workshop Intec”, que nesta edição tem como tema “Tendências de Tecnologia: Caminhos para Empreender”. O evento é realizado no dia 3 de junho no campus CIC do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

O workshop reúne três especialistas na área de tecnologia e empreendedorismo para debater os temas junto ao público: Rawlinson Terabuio, cofundador e diretor de Marketing da Beenoculus, empresa que participa do processo de incubação na Intec com o desenvolvimento de uma tecnologia de realidade virtual para smartphone; Rafael Waltrick e Tiago Cardoso, diretor de Negócios da Gartner Group.

Na ocasião, outra empresa incubada no Tecpar, a Werker, que desenvolve e produz prototipadoras, vai lançar o primeiro modelo da impressora 3D criado pela empresa, após apenas nove meses de participação no processo de incubação da Intec. O evento, voltado para empreendedores, empresários e interessados em tecnologia, tem entrada franca e é realizado a partir das 13h do dia 3 de junho, no Auditório Marcos Enrietti, no campus CIC do Tecpar.

As inscrições podem ser feitas pelo link migre.me/tSJw5. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

Serviço

“XXI Workshop Intec”, com o tema “Tendências de Tecnologia: Caminhos para Empreender”
Data: 3 de junho
Horário: a partir das 13h
Local: Auditório Marcos Enrietti (Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba)
Inscrições: migre.me/tSJw5
Informações: (41) 3316-3176
Valor: Gratuito