Cursos TECPAR

7 novembro, 2014 às 09:31  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Centro de Informação e Estudos Estratégicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove em novembro um curso voltado a empresários e empreendedores sobre os principais métodos para a elaboração e gestão de projetos para obtenção de recursos de agências de fomento e instituições de apoio financeiro à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A realização do curso conta com o apoio da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná – Sibratec. As inscrições para a capacitação, realizada entre 25 e 28 de novembro, podem ser feitas até o dia 14.

Intitulado “Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros em ciência, tecnologia e inovação: da teoria à prática”, o curso será ministrado por Felix Andrade da Silva, consultor e especialista em inovação e tecnologia, que vai apresentar informações sobre elaboração, execução, gestão e avaliação de projetos.

Segundo Maurício Fernandes, coordenador do curso, o despreparo e a falta de conhecimento técnico e econômico na elaboração de projetos pode prejudicar o empresário no momento da aprovação junto ao órgão do fomento. “O curso possibilita mais chances de aceitação do projeto no mercado porque ajuda o proponente a ter mais embasamento técnico para concorrer ao financiamento”, explica.
A construção de projetos serve de alternativa para a captação de recursos financeiros necessários para o cumprimento dos planos e programas estratégicos, sendo ponto fundamental para empresários de micro e pequenas e médias empresas e empreendedores de instituições incubadas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.

O curso vai aliar a teoria com a prática, com aulas expositivas (slides e vídeos) e trabalho em equipe (oficina), o que possibilita a aplicação dos conceitos e técnicas repassadas na estruturação de projetos. Nos dias de curso é recomendável que os alunos levem seu próprio notebook.

SERVIÇO:
O curso “Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros em ciência, tecnologia e inovação: da teoria à prática” vai ser realizado nos dias 25 a 28 de novembro, com carga horária de 28 horas, no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia do Paraná (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições vão até o dia 14 de novembro e custam R$ 600. Mais informações podem ser obtidas com Maurício Fernandes, pelo e-mail mfernandes@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3208.

Tecnologia e Arbitragem

5 novembro, 2014 às 10:09  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai sediar, no dia 13 de novembro, uma mesa redonda sobre contratos de transferência de tecnologia e arbitragem. O objetivo do debate é discutir pontos importantes sobre a elaboração desses acordos e sobre o uso da arbitragem para resolver disputas sobre propriedade intelectual. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro.

O processo de transferência de tecnologia pode ser feito, segundo Marcus Zanon, gerente da Agência Tecpar de Inovação, por meio de licenciamentos dos pedidos de patente, de concessões de patentes, de contratos de transferência de know-how, e da exploração de marcas e dos direitos autorais. “Para promover a transferência de tecnologia, a AGTI desenvolve diligências da inovação, para priorizar os ativos intangíveis com maior potencial de transferência e identificar potenciais parceiros para a exploração das tecnologias”, explica Zanon, que ressalta que conhecer mais sobre esse tema é essencial para escritórios de advocacia e pesquisadores de Núcleos de Inovação Tecnológica.

Organizada pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), a mesa redonda vai ser mediada por Márcio Merkl, advogado especializado em propriedade intelectual e representante da Seccional Paraná da ABPI. As duas palestras sobre os temas da mesa redonda serão realizadas por Juliana Viegas, advogada especializada em propriedade intelectual e presidente do Conselho Consultivo e Fiscal da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), e por Nathalia Mazzonetto, advogada especializada em arbitragem e co-coordenadora das Comissões de Resolução de Disputas da ABPI. Quem vai debater junto com as palestrantes é Tarcísio Araujo Kroetz, advogado mestre em Direito Comercial e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem (Arbitac). As inscrições para participar da mesa redonda seguem abertas até o dia 12 de novembro, com desconto no valor para quem se inscrever até o dia 5.

SERVIÇO:

As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro pelo link http://bit.ly/1zfiUGe e custam R$ 50 a R$ 85. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.abpi.org.br.

Top de Marketing

4 novembro, 2014 às 16:39  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Magnetron é a grande vencedora, na categoria Indústria, do prêmio Top de Marketing 2014, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR). O case “Guiados pelo Desafio” foi reconhecido como o mais completo entre os concorrentes.

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“O resultado é de todos que diariamente continuam construindo nossa marca e respeitando seus valores que são nossos alicerces. Quando se trabalha com um objetivo comum, no qual todos sentem-se como parte de uma orquestra, não desafinando e tendo consciência da sua importância, chegamos a um resultado maravilhoso. Conseguimos imprimir literalmente nossa marca nesta campanha, sendo uma marca inspiradora, que conversa com seu cliente. O prêmio traduz a  dedicação,  o trabalho, a criatividade e também a sensibilidade de entender essa nação duas rodas”, afirma Denise Remor, presidente da Magnetron.

Criada em 1960, em Joinville (SC), a Magnetron, com sede em São José dos Pinhais (PR), é hoje uma das maiores empresas do segmento em Sistemas de Ignição e Energia para motos e outras aplicações.

Cultura e Responsabilidade Social

31 outubro, 2014 às 12:30  |  por Alexandre Correia dos Santos

Estão abertas as inscrições para a palestra “Investimentos em Projetos de Cultura e Responsabilidade Social – Quebrando o Mito da Lei Rouanet”, que será proferida pela empreendedora cultural e analista técnica de cultura do SESI PR, Maria Schirley Cherobim Figueiredo, no dia 13 de novembro, a partir das 19h30, no mini-auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento, gratuito, é destinado a representantes de empresas e empresários. A realização é da Nuna Marketing e Comunicação, em parceria com a Vitral Produções Artísticas, Culturais e Educativas e Grao Produções.

O evento visa a informar e esclarecer os participantes sobre a Lei Rouanet, assim como as metodologias e ferramentas necessárias para a escolha de investimentos em projetos culturais e sociais que beneficiem a comunidade, as empresas e seus colaboradores. Para efetuar a inscrição, basta entrar no site www.nuna.com.br, clicar no banner do evento e preencher a ficha de cadastro. Cada empresa pode inscrever mais de um participante. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 novembro.

Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também como Lei Rouanet, oferece benefícios fiscais aos agentes incentivadores. Entre eles, está a dedução do Imposto de Renda (IR) sobre o valor desembolsado, que é de até 4% para as empresas e de até 6% para pessoa física. “Além disso, é uma oportunidade de agregar valor à marca, estreitar o relacionamento com os clientes e divulgar institucionalmente o negócio, criando vínculo da marca com projetos de valor cultural”, ressalta a sócia da Nuna Marketing e Comunicação, Adriana Samaan.

Palestra “Investimentos em Projetos de Cultura e Responsabilidade Social – Quebrando o Mito da Lei Rouanet”.

SERVIÇO:
Data: 13 de novembro de 2014.
Local: mini-auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Horário: 19h30
Informações e inscrições: Nuna Marketing e Comunicação -contato@nuna.com.br ou (41) 8870- 3347
EVENTO GRATUITO.

Fórum Marcas e Ideias

31 outubro, 2014 às 12:20  |  por Alexandre Correia dos Santos

Profissionais e estudantes universitários estarão reunidos hoje (31/10) para o Fórum de Marcas & Ideias promovido pela JR Consultoria, empresa júnior de Administração da Universidade Federal do Paraná. O evento começa às 19 horas, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico da instituição. O evento tem objetivo de unir os jovens estudantes aos empresários inovadores, trazendo conhecimento e despertando criatividade e motivação. 

A primeira atividade é um talk show com o tema Desafios da Liderança. Participam  Marcos Franco, diretor de Marketing das oito emissoras RPC TV, filiadas da Rede Globo no Paraná; Sandro Simas, diretor executivo de sistemas da GVT; e Alexandre Schmidt de Amorim, diretor de projetos e co-fundador da ASID – Ação Social para a Igualdade das Diferenças.

A seguir, haverá a palestra magna da noite, sobre Marketing e Midias Sociais. No palco, os responsáveis pelo fenômeno Prefeitura de Curitiba nas redes sociais, Marcos Giovanella, Diretor de Internet e Mídias Sociais da Secretaria Municipal de Comunicação Social, e o Marcel Belly, consultor de Mídias Sociais, responsável pelo Facebook da Prefeitura. 

O acesso é gratuito.  Inscrições e informações estão disponíveis na página do evento no Facebook. facebook.com/topofminduniversitariocuritiba. Mais informações: 4102-9792.

Mercado Aquecido. PR ganha reforço

6 outubro, 2014 às 19:02  |  por Alexandre Correia dos Santos

A cada ano mais profissionais – famosos ou anônimos – ingressam no mundo dos palestrantes. Isso porque este é um mercado crescente e que vem se tornando muito promissor. Segundo a ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), 87% das médias e grandes empresas investem nesse tipo de ação, que possui alto nível de retorno positivo. Por esse motivo, empresas vêm se profissionalizando para oferecer um serviço qualificado de representação de palestrantes. No Paraná não é diferente.

“Fizemos um estudo e o Paraná é sede de diversos conglomerados empresariais e industriais nacionais e multinacionais, que absorvem tanto artistas quanto palestrantes nas suas ações de endomarketing”, comenta Carlos Picheth, diretor da CWB Brasil.  

O grupo, já consolidado no ramo de entretenimento e marketing promocional, observou que não existia no estado uma empresa com know-how no segmento para atender esta demanda, e aproveitou a oportunidade. Desde setembro, a CWB Brasil assumiu a representação exclusiva do portfólio de palestrantes da A.R. Live 5 de São Paulo. Dentre os grandes nomes do time de palestrantes da A.R Live 5 estão: Denílson, ex-jogador da seleção brasileira, Falcão, eleito o melhor jogador de futsal do mundo, o co-fundador da Azul Linhas Aéreas, Mark Neeleman, e o campeão mundial do UFC, Junior Cigano.

Ainda de acordo com a ABTD, as empresas planejam aumentar o investimento em 10% a cada ano. A Associação comenta que esse tipo de serviço aumentou muito depois da crise de 2008, pois com um bom palestrante a empresa pode desenvolver um ponto de seu interesse com um gasto pontual. Diretores e gerentes já perceberam que a produtividade de sua empresa está diretamente relacionada ao bem-estar de seus colaboradores. Ou seja, funcionários bem resolvidos, felizes e com objetivos profissionais são fundamentais para o bom andamento e desenvolvimento do negócio.

“A CWB Brasil fará um grande investimento, pois acredita muito no ramo de palestras e no quanto este serviço é importante para as empresas e seus colaboradores. Sem dúvida um mercado em plena expansão”, conclui Picheth.

Prêmio ABRE de Embalagem Brasileira 2014

16 setembro, 2014 às 10:58  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Brainbox Design Estratégico está em festa: quatro projetos do estúdio conquistaram o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, o mais importante do país na área de embalagens.

Os trabalhos vencedores foram: Coleção Make B. Barroco Tropical (ouro na categoria Embalagem de Família de Produtos), Coleção Intense Pop Colors (prata na categoria Design Gráfico de Família de Produtos), livro Make B. Barroco Tropical (prata na categoria Embalagem Promocional) e Coleção Capricho Street & Glam (bronze na categoria Embalagem de Perfumes), todos do cliente O Boticário.

“Esse é o reconhecimento de um trabalho bem feito a quatro mãos, junto com o cliente”, diz Marcos Minini, diretor de Criação da Brainbox. “Sabemos do rigor no julgamento desse prêmio; por isso, essa conquista é tão importante para nós”, completa Ludger Tamaoki, diretor de Inovação e Embalagem da empresa.

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A premiação elege as embalagens que se destacam como ícones de excelência em qualidade, tecnologia, design, funcionalidade e inovação, considerando aspectos como harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto e sustentabilidade, entre outros. Mais informações sobre os premiados no link http://www.premioabre.org.br/

Ciclo de vida dos produtos

9 setembro, 2014 às 13:31  |  por Alexandre Correia dos Santos

Novas tecnologias surgem como ondas, com seus picos e declínios ao longo do tempo. Alguém pensaria hoje, por exemplo, em desenvolver algum produto voltado para o consumo de DVDs? A resposta provavelmente seja não. Para empreendedores conhecerem melhor os ciclos de vida de produtos tecnológicos, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) promove o “Workshop Ciclo de Vida de Produto”, na próxima quinta-feira (11), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A sustentabilidade dos produtos é outro assunto que será debatido com os participantes.

O evento é aberto ao público e é voltado a empreendedores, gestores de empresas, empresas egressas da incubadora ou incubadas, universitários ou com projetos em hotéis tecnológicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link eepurl.com/0TIVz.

De acordo com o gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, é fundamental que empreendedores conheçam as regulamentações ambientais do negócio em que estão entrando, bem como o momento tecnológico de seu produto inovador. “O empresário precisa saber se seu produto vai ter mercado e em que ciclo de tecnologia estará inserida sua inovação. Além disso, é importante conhecer o impacto ambiental daquilo que está produzindo”, salienta Lima.

O evento faz parte das comemorações dos 25 anos da Intec e vai contar com a presença de especialistas em diversas áreas do conhecimento para debater o ciclo de vida dos produtos. Mediado pela jornalista Mira Graçano, o workshop vai reunir Cassia Maria Lie Ugaya, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fundadora da Rede Ibero Americana de Ciclo de Vida e da Associação Brasileira do Ciclo de Vida; Fabiana Thiele Escudero, doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e professora de Pós-Graduação da ESIC Business School, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Larissa Viapiana, pesquisadora nos Observatórios do SESI/SENAI/IEL Paraná; e Juliano Bueno de Araújo, Presidente da Federação Paranaense de Entidades Ambientais (FEPAM).

Serviço: O Workshop Ciclo de Vida de Produto vai ser realizado nesta quinta-feira (11), das 13h30 às 16h30, no Auditório do Centro de Treinamento do Tecpar (Rua Professor Algacyr Munhoz Maeder, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições podem ser feitas pelo linkeepurl.com/0TIVz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3188.

Branding na ADVB

9 setembro, 2014 às 12:01  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR) promove na próxima terça-feira (09) uma palestra sobre branding com o CEO da XPotential, Steve Sowerby. O encontro para convidados da ADVB-PR faz parte das comemorações do cinquentenário da entidade e será realizado às 9h na FTD Digital Arena, localizada no Câmpus Prado Velho da PUC-PR.

O executivo da empresa sediada em Londres vai falar sobre como ampliar o conhecimento sobre os consumidores e agregar valor à marca. Segundo o fundador da XPotential, a marca é o ativo mais precioso da empresa, e os colaboradores o recurso mais importante na construção da marca. No portfólio da XPotential estão empresas como Cessna, Boots, Nivea, Tesco, Danone, Kraft, Pepsico, Redecard, Pfizer e o Banco Itaú.

Sowerby possui mais de 25 anos de experiência corporativa em Marketing e Direção Geral de unidades de negócios e um profundo conhecimento em estratégia, posicionamento, branding e “team building”, além de ser um experiente facilitador. ele também possui conhecimento e experiência internacional nas área de varejo, bens de consumo de massa, medicamentos, cuidados de saúde e pele, mídia e organizações sem fins lucrativos.

Como executivo Senior na Reckitt Benckiser e 3M Health Care, dirigiu equipes na Itália, Espanha, França, Europa Central e Oriental, Tailândia, Singapura e Leste da Ásia. Nos últimos 14 anos, trabalhou em estratégia e inovação em mais de 30 países e com as maiores empresas/marcas do mundo. É um dos pioneiros no desenvolvimento de programas de “Shopper Marketing” voltados ao treinamento de varejistas e fabricantes que buscam a construção de relacionamentos mais fortes com os consumidores no ponto de venda. Realiza palestras motivacionais e já se apresentou em eventos internacionais no Reino Unido, Brasil, Itália, Espanha, Monte Carlo e Tailândia.

Startup Grind

18 agosto, 2014 às 19:59  |  por Alexandre Correia dos Santos

O empresário Rodrigo da Rocha Loures, de 71 anos, fundador da Nutrimental e ex-presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), vai compartilhar os principais desafios e as dificuldades de sua carreira empreendedora no próximo encontro da comunidade Startup Grind em Curitiba. Promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e agendado para o dia 20 de agosto (quarta-feira), a partir das 19 horas, o encontro tem o propósito de permitir a interação entre empreendedores, investidores, estudantes e demais interessados nas startups por meio da troca de experiências e informações.

De acordo com o diretor do Startup Grind Curitiba, Rodrigo de Alvarenga, a presença de um empreendedor notório em todo o país é uma forma de inspirar novas ideias. “Queremos conectar participantes por meio da troca de informações e de bagagem. É fundamental que saibamos que nem todas as histórias de sucesso tiveram só momentos de alegria. Superar as dificuldades é fundamental para as startups”, explica Alvarenga. Atualmente, a comunidade global conta com 75 mil participantes, distribuídos em 100 cidades de 42 países.

Serviço
Startup Grind Curitiba com Rodrigo da Rocha Loures
20 de agosto, quarta-feira, às 19 horas
Quanto: R$ 20,00 (normal) e R$ 40,00 (no local)
Onde: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) – Rua Dr. Corrêa Coelho, 741, Jardim Botânico, Curitiba.
Inscrições e informações: rodrigo@startupgrind.com
http://startupgrind.com/curitiba/
http://eventbrite.com/e/startup-grind-curitiba-hosts-caio-bonatto-tecverde-tickets-11666323287
Twitter: @startupgrindcwb
MeetUp: http://meetup.com/startup-grind-curitiba