Games nacionais independentes

12 setembro, 2017 às 14:49  |  por Alexandre Correia dos Santos

Lançada no final de 2016, em São Lourenço no sul de Minas Gerais, a Game Nacional (www.gamenacional.com.br), é a primeira plataforma brasileira a atuar na promoção dos trabalhos de desenvolvedores indie de jogos digitais brasileiros, dando suporte desde a venda e compra de cotas em seus projetos – que podem estar em estágio de desenvolvimento ou já finalizados.

Para isso a startup faz uma seleção dos games com maior potencial e inicia um trabalho de advisor, apresentando o jogo para a mídia e investidores. “Exibimos os games em eventos e festivais, apresentamos para investidores, orientamos sobre a gestão das redes sociais, fornecemos tradutores para dar uma nova perspectiva de distribuição, oferecemos sonoplastia e suporte no relacionamento com a imprensa e influenciadores. Enfim, criamos toda base para levar o game a um novo nível, podendo alcançar outras plataformas antes não vislumbradas como o Xbox, Playstation ou AppStore. Tudo isso com a curadoria de consultores experientes no mercado”, explica Adriano Reis, fundador da plataforma que atualmente conta no portfólio com seis jogos, dos quais três já receberam investimento. Adriano complementa: “Infelizmente no Brasil desperdiçamos muitos talentos e desta forma para nós é extremamente importante apoiar os projetos e sonhos de quem merece e dedica, apesar da falta de ajuda”.

O mercado mundial de games em 2016 teve um faturamento de 99 bilhões, sendo maior que o mercado do cinema – e somente o Brasil – foi responsável por 3 bilhões deste montante. Os brasileiros têm jogado cada vez mais e os homens representam 47,4% dos jogadores e as mulheres 52,6%. Quanto à idade dos jogadores 34,8% têm entre 35 a 54 anos e 31,5% têm de 16 a 24 anos. Estes números só tendem a crescer.

SmartFocus

26 julho, 2017 às 12:14  |  por Alexandre Correia dos Santos

Pensando no conceito de integração do varejo como um todo, a SmartFocus, com a sua plataforma The Message Cloud, mostra como o conceito de comunicação Omnichannel pode fazer a diferença nesta nova maneira de consumir. Presente no Fórum E-Commerce Brasil 2017 e no E-Commerce Day Buenos Aires, a SmartFocus estará preparada para se debruçar com os varejistas e mostrar na prática como podemos usar os dados já presente nos diferentes sistemas a favor de uma comunicação mais efetiva e inteligente com o seu cliente.

Entendemos que na era do mobile first, cada vez mais, o cliente está participativo, e navegando entre o online e offline, dessa forma os clientes ficam menos fiéis às marcas, exigindo um novo olhar do varejista. Esta dura realidade, insere o varejista no novo contexto da tão falada Big Data, a ciência dos dados, para analisar e tomar decisões mais precisas e estratégicas. Pense em todos os dados gerados pela atividade da empresa: e-mails, atendimentos do SAC, vendas online, vendas offline, ações em redes sociais. Agora pense em como condensar todas estas informações, cruzar, planilhar, analisar e por fim chegar a melhor estratégia de ação.

A plataforma da SmartFocus, permite ao varejista ganhar agilidade e precisão, identificando em segundos o perfil do seu cliente fiel e encontrar outros iguais a ele. De maneira intuitiva, a plataforma permite o engajamento com o consumidor a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer device. Segundo o Managing Director, Jorge Planet Mira, “Precisamos nos adaptar a esta nova realidade, a maneira de consumir e de se relacionar com as marcas mudou e, cada vez mais, o consumidor exige ser tratado de maneira única e certeira. Dificilmente temos uma segunda chance”. Pensando nisso a equipe estará presente nestes eventos para apresentar a plataforma que facilita a estratégia e se adapta a esta nova realidade. “Estamos focados em oferecer mais que uma tecnologia, temos uma equipe dedicada a prestar um serviço completo e personalizado para cada um dos nossos clientes” finaliza Jorge.

Help Live de cara nova

16 maio, 2017 às 17:59  |  por Alexandre Correia dos Santos

A agência Help Comunicação Conceitual agora é Help Live e lança também um novo site e uma nova marca. De acordo com os sócios, a empresa adota o sobrenome Live para deixar claro que o live marketing é a especialidade da casa, e a marca nova vem para reforçar esse posicionamento. A logomarca tem uma tipologia moderna e exclusiva e, ao lado do nome da agência, a palavra live está colocada em uma mancha de tinta em forma de coração, simbolizando o foco do live marketing: provocar emoções e sensações nas pessoas, através de experiências com as marcas. A nova logo pode ser aplicada em diversas cores, transmitindo a liberdade que a empresa quer comunicar. Um brand book com várias possibilidades de contraste entre as cores foi desenvolvido, mas o resultado final é sempre alegre e quente.

Para um dos sócios-fundadores da Help, Luis Mendes, a agência passa por uma evolução, preservando a sua essência, mas progredindo de acordo com o que solicita o mercado, que está cada vez mais exigente. “Mantemos nossa forte veia criativa e o poder de entrega pelo qual somos respeitados, mas, ao mesmo tempo, queremos levar a leveza da arte para o mundo corporativo. Quando entregamos uma campanha ou evento, nossa missão é deixar sempre uma reflexão, um sorriso no rosto ou lágrimas nos olhos de alguém. O objetivo é emocionar em tudo o que fazemos, convertendo emoção em resultados para os nossos clientes”.

O também diretor e sócio-fundador da Help, Alex Cardoso, ratifica a posição de Mendes, e acrescenta que a empresa passa por um processo de amadurecimento. De acordo com ele, as novidades são apenas uma forma de demonstrar aos clientes e ao público as mudanças que vem acontecendo há algum tempo. Entre as novidades, além de novo site e nova marca, a Help tem um novo sócio, o designer de experiências Octávio Nassur. Atuando na área cultural há 26 anos, Nassur é Idealizador do FIH2, maior festival de danças urbanas da América Latina, coordena o MBA em Dança – Gestão e Produção Cultural – da Faculdade Inspirar, em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, e é sócio-diretor da Dance & Concept Brasil.

“Há diversas formas de criar experiências e a arte é uma delas. O Octávio é um dos profissionais mais respeitados do Brasil nesta área e vê a arte não só como um show, mas como algo que tem uma missão maior, e uma delas é a de comunicar. Ele traz para a comunicação o olhar artístico, que nos ajuda a criar experiências marcantes para o nosso público e tem tudo a ver com o nosso negócio. Já trabalhamos juntos em muitos projetos, mas a presença dele dentro da Help será um grande diferencial”, afirma Cardoso.

Octávio Nassur desenvolve projetos em parceria com a Help há três anos e, para ele, os propósitos sempre foram os mesmos: utilizar a arte como ferramenta facilitadora da comunicação. Segundo Nassur, a arte é fundamental para quem atua com live marketing. “Utilizar da inteligência emocional por meio das possibilidades artísticas é um caminho inevitável, porque mais que causar um impacto, é preciso permanecer na memória das pessoas. Tenho estudado a eficiência que a arte possui na abertura de canais de percepção e levado, desde então, esse know-how para dentro do mundo corporativo. Quando ouço falar em agências que trabalham com live marketing, penso que, no mínimo, deva haver alguém com experiência na área artística para validar tudo o que é desenvolvido com o objetivo de emocionar e criar experiências”.

Do tático ao Prático – ABRH-PR

15 maio, 2017 às 17:07  |  por Alexandre Correia dos Santos

O coordenador de Planejamento de Pessoas do Grupo Boticário, Cláudio Carvalho, é convidado da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR) para um bate papo sobre “Do tático ao prático”, na quinta-feira (18), na sede do Instituto Ivaldo Lodi (IEL), em Curitiba. As inscrições estão abertas em www.abrh-pr.org.br.

A iniciativa é organizada pelo eixo Espaço de Desenvolvimento e direcionada a profissionais de RH que desejam se destacar no controle de custos e na operacionalização das informações da organização, com ênfase em ações que atinjam resultados estratégicos para o negócio. Uma boa gestão pode direcionar a melhor aplicação dos recursos e potencializar as contribuições do RH com a empresa.

O conteúdo focará em temas como mão de obra, métricas, visão quantitativa e qualitativa, armadilhas a serem evitadas, bem como mostrará como construir um plano de Recursos Humanos e estruturar um planejamento orçamentário e financeiro em gestão de pessoas. O palestrante apresentará ainda os desafios futuros que deverão ser enfrentados pelos profissionais da área.

Serviço:
Palestra: “Do tático ao prático”, com Cláudio Carvalho, coordenador de Recursos Humanos do Grupo Boticário
Data: 18 de maio (quinta-feira), das 19h às 21 horas
Local: Sede do Instituto Evaldo Lodi (IEL) – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
Valores: R$ 40 aos associados à ABRH-PR e R$ 150 aos não associados
Inscrições e informações: www.abrh-pr.org.br

Mueller e amor de mãe

4 maio, 2017 às 13:50  |  por Alexandre Correia dos Santos

Uma das datas mais importantes do calendário promocional do varejo, o Dia das Mães recebe atenção especial do Shopping Mueller, que lança uma campanha criada pela OpusMúltipla com material de mídia exterior, enxoval de ponto de venda, spots de rádio e peças para redes sociais.

af HPA 0011 17 V Dia da Maes Front 610x310cm.indd

A campanha do Dia das Mães segue o posicionamento “Quem vive a cidade, vive aqui”, adotado a partir deste ano e que reforça a relação histórica do shopping com Curitiba. Neste caso o conceito se adapta à ocasião, mostrando o carinho de uma mãe por sua filha e o título “Quem vive o amor de mãe, vive aqui”. “Apesar de ser uma campanha promocional, ela dá continuidade à linha institucional lançada neste ano para o Shopping Mueller, que usa detalhes da cidade como protagonistas das peças. Aqui escolhemos uma obra do artista plástico Rogério Dias, exposta há bastante tempo no Centro Cívico e muito reconhecida pelos curitibanos”, relata Alexandre Catarino, redator da OpusMúltipla.

Além disso, a campanha destaca a promoção lançada para a data: sorteios diários de vale-compras no valor de R$ 10 mil.

Parceria inédita UNINTER | ADOBE

4 abril, 2017 às 12:24  |  por Alexandre Correia dos Santos

Grupo Uninter é a primeira instituição da América do Sul a fornecer aos seus alunos um pacote completo da Adobe Creative Cloud, cujas licenças serão cedidas gratuitamente aos estudantes ao longo dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Para essa finalidade, a Uninter teve a assessoria e o fornecimento das licenças pela ENG DTP & Multimídia, empresa dedicada a treinamentos, consultoria, licenciamento de software para instituições de ensino e certificação profissional.

Os softwares da Adobe sempre foram os preferidos pelo mercado e ao longo dos anos têm fortalecido a parceria entre a ENG e a Uninter. Desde 2003, as duas já promoveram a atualização de mais de 120 professores na tecnologia Adobe. Agora, a parceria foi ampliada. A ENG irá desenvolver junto com a Uninter um curso diferente e inovador, por meio do qual os alunos receberão gratuitamente dois conjuntos de materiais.

noticias_adobe-foto-principal

Além do pacote completo de softwares da Adobe para os alunos, o conjunto de benefícios inclui também um kit de hardware, a partir do segundo ano do curso, contendo câmera digital 4K para captura de imagens e vídeos, gravador digital, headphone, tripé de suporte para captura de imagens, acessórios que permitem gravação subaquática, tudo em estojos próprios.

O diretor da Escola Superior de Gestão Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Ivan Schneider, explica como foi importante a parceira com a ENG. “Nossa parceria com a ENG/Adobe é antiga. Por isso, quando definimos a proposta para os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda a distância, os representantes da ENG foram convidados para desenvolver conosco um curso diferente e inovador”, diz.

A trajetória da Uninter está repleta de exemplos de inovação. Com 20 anos de atuação na educação superior, o início da instituição ocorreu com a oferta de cursos de pós-graduação (lato sensu) presenciais em Curitiba e em outras cidades por todo o Brasil. Significa dizer que a cada semana centenas de professores saíam de Curitiba para dar aulas Brasil afora. Também significa dizer que o Grupo Uninter tem a inovação em seu DNA.

“Estamos vivendo a era da tecnologia, das redes sociais, da interatividade via smartphones, tablets e computadores. Nosso aluno precisa viver essa realidade desde o início do seu curso, produzindo materiais em áudio, vídeo e imagem, com qualidade digital”, explica Schneider.

Na educação a distância a inovação sempre esteve presente, com aulas ao vivo via satélite, livros didáticos para todos os alunos de graduação e no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Este curso, por exemplo, em 2005 trabalhou com a primeira experiência de games na educação, com o uso de software de jogos em que mais de 10 mil alunos em todo o Brasil realizavam atividades práticas no simulador e eram avaliados por isso.

Além da ferramenta Adobe, a ENG também garantirá condições diferenciadas para que os alunos venham a adquirir mesas digitalizadoras da Wacom, para melhoria de performance e maior qualidade de trabalhos de design. Independentemente da área que os alunos vão seguir (seja design, audiovisual, jornalismo, publicidade, entre outros), a mesa digitalizadora será fundamental para o aprendizado e ganho de habilidades, contribuindo como um diferencial para sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, o tempo que eles demoravam para produzir um projeto, de dois a três meses, agora pode ser concluído em menos da metade do tempo.

Até agora, os cursos a distância da área de Design e Comunicação Social esbarravam na necessidade de software específico, como os softwares da Adobe. A Uninter, com a assessoria da ENG DTP & Multimídia, inaugura uma nova vertente no mundo da educação a distância e no presencial também, já que todos os alunos desses cursos terão acesso ao pacote de software da Adobe, que em condições normais custa até R$ 3 mil por ano.

Para saber mais, acesse https://goo.gl/BoM0UR

Ação casada: estratégia inédita agita o mercado

30 março, 2017 às 10:52  |  por Alexandre Correia dos Santos

Dois dos maiores jornais do País, encontraram uma forma estratégica e criativa para comunicar a integração das operações da BM&F Bovespa e Cetip. Os jornais impressos – O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (30), surpreenderam seus assinantes da Grande São Paulo e de algumas cidades do interior paulista, ao promover uma entrega muito especial: os leitores do Estadão receberam também uma edição da Folha, e vice-versa. “Duas empresas potencializam o mercado”, foi a mensagem que os assinantes receberam na embalagem que continha os jornais e que fazia clara referência à parceria da BM&FBovespa e Cetip.

Esta é mais uma prova de que o impresso ainda promove possibilidades únicas e estratégicas, de grande repercussão e resultados diretos para os anunciantes.

 

Os Institutos de Pesquisa X Tecnologia e Inovação

27 março, 2017 às 16:07  |  por Alexandre Correia dos Santos

Um workshop que acontece no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em 5 de abril, em Curitiba, terá como objetivos fazer uma avaliação crítica e apontar caminhos para a atuação dos institutos tecnológicos, sobretudo os públicos, em um cenário caracterizado pela escassez de recursos e de novas formas da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), parcerias estratégicas, startups, indústria 4.0 e inovação aberta, entre outros. O evento intitulado “A atuação sustentável dos institutos de pesquisa face aos novos modelos de desenvolvimento tecnológico e inovação” – promovido pelo Tecpar e a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) – contará com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do governo paranaense, além da comunidade científica e tecnológica nacional. No workshop haverá uma palestra magna sobre as novas formas de organização da PD&I. A programação conta ainda com três mesas de debates que abordarão os recentes modelos de atuação dos institutos tecnológicos, face aos desafios; o modelo de financiamento à PD&I; e os avanços e retrocessos do Marco Legal da Inovação. O diretor-presidente do Tecpar e presidente da Abipti, Julio Félix, fará a palestra de encerramento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site abipti.org.br/workshop. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Abipti, (61) 3348-3109 e (61) 3348-3127, e do Tecpar, (41) 3316-3142.

Serviço
Workshop A atuação sustentável dos institutos de pesquisa face aos novos modelos de desenvolvimento tecnológico e inovação
Data: 05/04
Horário: das 8h às 17h
Investimento: gratuito
Local: Câmpus CIC do Tecpar (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba)
Inscrições: Pelo site abipti.org.br/workshop

Informações: Abipti (61) 3348-3109 e (61) 3348-3127; Tecpar (41) 3316-3142

 

Lide e Novozymes

20 março, 2017 às 20:33  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Lide Multimídia, empresa de comunicação empresarial com 23 anos de atuação no mercado nacional e internacional, passa a atender a Novozymes, uma multinacional de referência no segmento de soluções enzimáticas para indústrias de diversos setores, focando na área de biologia e sustentabilidade, primando pela manutenção do meio ambiente por meio da integração de práticas sustentáveis. No Brasil, a companhia mantém um canal informativo direto, o Bioblog, que oferece conteúdos sobre o uso de enzimas nas indústrias, Biologia, sustentabilidade e meio ambiente (www.bioblog.com.br). A empresa também está entre as 100 empresas mais inovadoras no mundo no ranking da Forbes.

Brainbox e Arauco

7 fevereiro, 2017 às 16:18  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Arauco do Brasil, empresa líder nas Américas e segunda maior do mundo em painéis de MDF, lança uma campanha institucional para reforçar seu posicionamento pautado nos pilares de sofisticação, beleza e inovação. A peça criada pela agência Brainbox começa a circular agora em fevereiro em algumas das principais mídias especializadas do país, e tem como mote a revisão de conceitos para traduzir o espírito da Arauco a partir de uma linguagem capaz de expressar seus valores.

unnamed

 “Trata-se de uma materialização que inspira, questiona, fortalece a liderança da marca e oferece solução para profissionais da área”, declara Fabiola Molteni, coordenadora de Comunicação e Promoção da Arauco. Segundo a coordenadora, este posicionamento também poderá ser conferido na primeira participação da Arauco durante a Expo Revestir 2017, considerada a Fashion Week da Arquitetura e Decoração, entre os dias 07 a 10 de março, no Expo Transamérica, em São Paulo/SP.

Ficha técnica:
Direção de criação: Zeh Henrique Rodrigues
Coordenação de criação: Marcelo Bacellar
Redação: Elisa Ribeiro
Designer assistente: Jairo Souza
Redator assistente: Ivan de Almeida
Art Buyer: Edson Perin
3D: Fuze Image
Atendimento: Thiago Aisengart Accioly
Aprovação: João Casemiro e Fabiola Molteni