Palta no Nordeste

27 janeiro, 2015 às 11:48  |  por Alexandre Correia dos Santos

O mercado cervejeiro vive um momento de forte crescimento no Brasil, tanto na produção quanto no consumo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as chamadas cervejas especiais – que reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium -, ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar este número nos próximos cinco anos. Antes mesmo de completar um ano de operação, a Cervejaria Palta, de Curitiba, tem conseguido através da aceitação de seus rótulos, expandir as vendas para outros estados.

Além do Paraná, berço da micro cervejaria fundada oficialmente em 2014, a Palta vem sendo distribuída em outros seis estados (já consolidada em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro). E quebrando um paradigma de que as cervejas artesanais são mais adequadas para se consumir em climas frios, a Palta vem mostrando ótima aceitação em Pernambuco e na Bahia. “Assim que começamos a distribuição no nordeste percebemos que, apesar do clima quente, a aceitação à nossa cerveja foi excelente. Hoje, Pernambuco já figura entre os estados de melhor consumo da Cerveja Palta. E a Bahia, onde a Palta começou a ser comercializada em dezembro, já foi ampliado o volume de pedidos, demonstrando assim grande potencial de consumo”, afirmou Bruno Sperandio, um dos sócios da Cervejaria Palta.

Assim como muitas cervejarias espalhadas pelo Brasil, a Palta começou como um hobby em 2010, até se tornar uma cervejaria de verdade. Oficialmente, a Palta foi fundada em 2014 e hoje sua produção atinge a marca de 5 mil litros/mês. Através da união de quatro empreendedores, a cervejaria nasceu com objetivo de enriquecer o mercado e democratizar as cervejas artesanais. A Palta segue a proposta de desenvolver cervejas com riqueza de aromas e sabores, sempre com equilíbrio para não incomodar o paladar dos menos conhecedores. “Nossos rótulos têm conquistado tanto o especialista em cervejas gourmet, quanto os descobridores desse novo mundo de cervejas artesanais”, define Bruno.

Um pouco de Curitiba em São Paulo

27 janeiro, 2015 às 11:46  |  por Alexandre Correia dos Santos

O mundo enfrenta uma onda massiva de urbanização, de acordo com o relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial”, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais da metade da população mundial vive em cidades e, até 2050, outros 2,5 bilhões deverão se juntar a esse grupo, gerando demandas nas áreas de infraestrutura, emprego, saúde e educação. Com o objetivo de preparar profissionais para enfrentar esses desafios, a Universidade Positivo (UP) lançou em São Paulo a pós-graduação em Direito à Cidade e Gestão Urbana, levando referências e inovações da capital paranaense para a maior cidade do país.

“A discussão sobre as cidades e sua gestão é algo extremamente contemporâneo. Nada melhor do que debater sobre o tema na cidade em que tudo acontece no Brasil. Além disso, há alguns anos esse curso acontece em Curitiba, trazendo para a sala de aula importantes questões de planejamento, enriquecidas pela experiência da Ambiens Sociedade Cooperativa (organização que atua com planejamento urbano, entre outros temas)”, explica o coordenador-geral da pós-graduação da UP, Leandro Henrique de Souza. As aulas serão ministradas a partir de março, na Avenida Paulista, em São Paulo.

O curso é voltado a gestores públicos, juristas, urbanistas, engenheiros, economistas, assistentes sociais, geógrafos, cientistas sociais e gestores ambientais, entre outros interessados. Na avaliação da ONU, grande parte do crescimento populacional se dará nas cidades e megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes em países da Ásia, África e América Latina. Por esse motivo, o setor de gestão urbana se apresenta como um dos grandes desafios do futuro. “Discussões contemporâneas sobre cenário urbano, mobilidade, uso e ocupação do solo, planejamento e logística que segue legislação do estatuto das cidades são alguns dos temas abordados em sala de aula”, detalha a professora Daniele Pontes, que faz parte do corpo docente do curso.

A especialização pretende proporcionar diversos momentos de discussão capazes de fomentar a apropriação de temas como processo participativo, movimentos sociais, gestão democrática e políticas públicas – fundamentais no planejamento contemporâneo. “A pós é bastante crítica e atual, a partir das novas possibilidades que surgem na área. O curso segue um direcionamento pioneiro em São Paulo”, conta Daniele.

Marketing de Varejo

10 dezembro, 2014 às 16:41  |  por Alexandre Correia dos Santos

Recentemente aberta no ParkShoppingBarigüi, a Oven Pizza conquistou o prêmio POPAI Brasil, uma das maiores premiações de merchandising de pontos de venda. Desenvolvido pela Brainbox Design em parceria com a Jayme Bernardo Arquitetura, o projeto priorizou a experiência dos clientes, partindo do entendimento do conceito do produto e de seus principais atributos.

Oven

Para chegar a uma loja dinâmica e envolvente, a Brainbox partiu do conceito da marca, acrescentando cor, calor, movimento e energia mesclados com chapas metálicas, filamentos de luz, tubos de cobre e aço e peças de madeira, deixando o ambiente extremamente convidativo. Em paralelo, a agência mapeou o fluxo de circulação do consumidor na loja, de forma a captar a necessidade da comunicação no ponto de venda, organizar as sequências dos pontos de contato e distribuir as informações corretamente pelo espaço interno, de forma didática, clean, tecnológica (com o uso de menus digitais, por exemplo) e sem exageros.

“Mais do que o prêmio, o bônus deste projeto foi desenvolver um trabalho de alta complexidade em um prazo muito curto, de maneira muito eficiente. Tivemos a oportunidade de reunir em um time multidisciplinar o olhar apurado da equipe do Jayme Bernardo e o conhecimento de varejo da Brainbox. Acredito que este é o nosso grande resultado”, comemora o Brand Designer da Brainbox, Marcelo Bacellar.

O resultado é uma loja que se destacou das demais na praça de alimentação do shopping, com as vendas já no primeiro mês de operação acima do esperado. A fácil compreensão do fluxo da loja e das informações agilizou o atendimento: em até cinco minutos, os clientes saem com uma pizza customizada e feita na hora.

Prêmio Portugal Telecom

10 dezembro, 2014 às 16:37  |  por Alexandre Correia dos Santos

O escritor mineiro Sérgio Rodrigues é o grande vencedor da 12ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, anunciado nesta segunda-feira, 8 de dezembro, no Oi Futuro em Ipanema. A cerimônia, promovida pela primeira vez no Rio de Janeiro, foi apresentada pela atriz Fernanda D’Umbra e pelo ator Marat Descartes.

O livro O drible (Companhia das Letras), de Sérgio Rodrigues, foi eleito na categoria Romance; Entre moscas (Confraria do Verbo), do cearense Everardo Norões, venceu entre as obras de Contos/Crônicas; e Observação do verão seguido de Fogo (Móbile Editorial), do português Gastão Cruz, ganhou na categoria Poesia. Sérgio Rodrigues também levou o Grande Prêmio Portugal Telecom, disputado entre os vencedores das três categorias.

Tecpar 75 anos

4 dezembro, 2014 às 15:21  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) inicia, nesta sexta-feira (5), as comemorações dos 75 anos da instituição, com um almoço voltado a colaboradores e autoridades. Na ocasião, o diretor-presidente da instituição, Júlio Felix, vai apresentar um balanço das atividades da organização nos últimos anos e as perspectivas futuras da entidade. No evento, será lançado ainda o Museu Virtual da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Augusto Enrietti, que resgata a memória da instituição.

O Tecpar está se preparando desde o segundo semestre de 2014 para chegar aos 75 anos, marco que será atingido no dia 6 de junho do ano que vem. Fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição tinha a sua frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto.

Para relembrar a história do Tecpar, suas conquistas e seus desafios, serão homenageados o fundador do instituto, Marcos Augusto Enrietti; Edmundo Reichmann, diretor-presidente que foi protagonista na consolidação do acordo entre Brasil e Japão, que resultou na inauguração do Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC); José Richa, em cujo governo o Centro de Tecnologia Industrial foi inaugurado; e Salvador Fernandes Netto, engenheiro químico que ingressou na instituição em 1947 e foi diretor técnico do instituto entre os anos de 1987 e 1994. O evento homenageará ainda os dez colaboradores com mais tempo de casa.

Nestes últimos 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.

O diretor-presidente ressalta que o que dá sustentabilidade às ações do Tecpar são os quatro pilares sobre os quais a organização está baseada: Soluções Tecnológicas, Biotecnologia, Empreendedorismo Tecnológico Inovador e Educação. “Nesses últimos 75 anos, a atuação do pequeno laboratório que originou o Tecpar se expandiu e hoje coloca a organização como referência no estado e no país na execução de suas atividades como centro de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Inovação esta que está no cerne de nossa plataforma tecnológica e que permeia os quatro pilares que sustentam a nossa organização”, salienta Felix.

Além dos homenageados e da diretoria executiva da instituição, já confirmaram presença as seguintes autoridades: o governador Beto Richa; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; os deputados estaduais Cantora Mara Lima e Felipe Francischini; o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Jandir Alexandro Anghinoni; e o Vereador de São José dos Pinhais, Tadeu Afonso Camargo.

Cursos TECPAR

7 novembro, 2014 às 09:31  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Centro de Informação e Estudos Estratégicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove em novembro um curso voltado a empresários e empreendedores sobre os principais métodos para a elaboração e gestão de projetos para obtenção de recursos de agências de fomento e instituições de apoio financeiro à ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A realização do curso conta com o apoio da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná – Sibratec. As inscrições para a capacitação, realizada entre 25 e 28 de novembro, podem ser feitas até o dia 14.

Intitulado “Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros em ciência, tecnologia e inovação: da teoria à prática”, o curso será ministrado por Felix Andrade da Silva, consultor e especialista em inovação e tecnologia, que vai apresentar informações sobre elaboração, execução, gestão e avaliação de projetos.

Segundo Maurício Fernandes, coordenador do curso, o despreparo e a falta de conhecimento técnico e econômico na elaboração de projetos pode prejudicar o empresário no momento da aprovação junto ao órgão do fomento. “O curso possibilita mais chances de aceitação do projeto no mercado porque ajuda o proponente a ter mais embasamento técnico para concorrer ao financiamento”, explica.
A construção de projetos serve de alternativa para a captação de recursos financeiros necessários para o cumprimento dos planos e programas estratégicos, sendo ponto fundamental para empresários de micro e pequenas e médias empresas e empreendedores de instituições incubadas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação.

O curso vai aliar a teoria com a prática, com aulas expositivas (slides e vídeos) e trabalho em equipe (oficina), o que possibilita a aplicação dos conceitos e técnicas repassadas na estruturação de projetos. Nos dias de curso é recomendável que os alunos levem seu próprio notebook.

SERVIÇO:
O curso “Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros em ciência, tecnologia e inovação: da teoria à prática” vai ser realizado nos dias 25 a 28 de novembro, com carga horária de 28 horas, no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia do Paraná (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições vão até o dia 14 de novembro e custam R$ 600. Mais informações podem ser obtidas com Maurício Fernandes, pelo e-mail mfernandes@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3208.

Tecnologia e Arbitragem

5 novembro, 2014 às 10:09  |  por Alexandre Correia dos Santos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai sediar, no dia 13 de novembro, uma mesa redonda sobre contratos de transferência de tecnologia e arbitragem. O objetivo do debate é discutir pontos importantes sobre a elaboração desses acordos e sobre o uso da arbitragem para resolver disputas sobre propriedade intelectual. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro.

O processo de transferência de tecnologia pode ser feito, segundo Marcus Zanon, gerente da Agência Tecpar de Inovação, por meio de licenciamentos dos pedidos de patente, de concessões de patentes, de contratos de transferência de know-how, e da exploração de marcas e dos direitos autorais. “Para promover a transferência de tecnologia, a AGTI desenvolve diligências da inovação, para priorizar os ativos intangíveis com maior potencial de transferência e identificar potenciais parceiros para a exploração das tecnologias”, explica Zanon, que ressalta que conhecer mais sobre esse tema é essencial para escritórios de advocacia e pesquisadores de Núcleos de Inovação Tecnológica.

Organizada pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), a mesa redonda vai ser mediada por Márcio Merkl, advogado especializado em propriedade intelectual e representante da Seccional Paraná da ABPI. As duas palestras sobre os temas da mesa redonda serão realizadas por Juliana Viegas, advogada especializada em propriedade intelectual e presidente do Conselho Consultivo e Fiscal da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), e por Nathalia Mazzonetto, advogada especializada em arbitragem e co-coordenadora das Comissões de Resolução de Disputas da ABPI. Quem vai debater junto com as palestrantes é Tarcísio Araujo Kroetz, advogado mestre em Direito Comercial e árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem (Arbitac). As inscrições para participar da mesa redonda seguem abertas até o dia 12 de novembro, com desconto no valor para quem se inscrever até o dia 5.

SERVIÇO:

As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro pelo link http://bit.ly/1zfiUGe e custam R$ 50 a R$ 85. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.abpi.org.br.

Top de Marketing

4 novembro, 2014 às 16:39  |  por Alexandre Correia dos Santos

A Magnetron é a grande vencedora, na categoria Indústria, do prêmio Top de Marketing 2014, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR). O case “Guiados pelo Desafio” foi reconhecido como o mais completo entre os concorrentes.

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“O resultado é de todos que diariamente continuam construindo nossa marca e respeitando seus valores que são nossos alicerces. Quando se trabalha com um objetivo comum, no qual todos sentem-se como parte de uma orquestra, não desafinando e tendo consciência da sua importância, chegamos a um resultado maravilhoso. Conseguimos imprimir literalmente nossa marca nesta campanha, sendo uma marca inspiradora, que conversa com seu cliente. O prêmio traduz a  dedicação,  o trabalho, a criatividade e também a sensibilidade de entender essa nação duas rodas”, afirma Denise Remor, presidente da Magnetron.

Criada em 1960, em Joinville (SC), a Magnetron, com sede em São José dos Pinhais (PR), é hoje uma das maiores empresas do segmento em Sistemas de Ignição e Energia para motos e outras aplicações.

Cultura e Responsabilidade Social

31 outubro, 2014 às 12:30  |  por Alexandre Correia dos Santos

Estão abertas as inscrições para a palestra “Investimentos em Projetos de Cultura e Responsabilidade Social – Quebrando o Mito da Lei Rouanet”, que será proferida pela empreendedora cultural e analista técnica de cultura do SESI PR, Maria Schirley Cherobim Figueiredo, no dia 13 de novembro, a partir das 19h30, no mini-auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento, gratuito, é destinado a representantes de empresas e empresários. A realização é da Nuna Marketing e Comunicação, em parceria com a Vitral Produções Artísticas, Culturais e Educativas e Grao Produções.

O evento visa a informar e esclarecer os participantes sobre a Lei Rouanet, assim como as metodologias e ferramentas necessárias para a escolha de investimentos em projetos culturais e sociais que beneficiem a comunidade, as empresas e seus colaboradores. Para efetuar a inscrição, basta entrar no site www.nuna.com.br, clicar no banner do evento e preencher a ficha de cadastro. Cada empresa pode inscrever mais de um participante. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 novembro.

Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também como Lei Rouanet, oferece benefícios fiscais aos agentes incentivadores. Entre eles, está a dedução do Imposto de Renda (IR) sobre o valor desembolsado, que é de até 4% para as empresas e de até 6% para pessoa física. “Além disso, é uma oportunidade de agregar valor à marca, estreitar o relacionamento com os clientes e divulgar institucionalmente o negócio, criando vínculo da marca com projetos de valor cultural”, ressalta a sócia da Nuna Marketing e Comunicação, Adriana Samaan.

Palestra “Investimentos em Projetos de Cultura e Responsabilidade Social – Quebrando o Mito da Lei Rouanet”.

SERVIÇO:
Data: 13 de novembro de 2014.
Local: mini-auditório do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico)
Horário: 19h30
Informações e inscrições: Nuna Marketing e Comunicação -contato@nuna.com.br ou (41) 8870- 3347
EVENTO GRATUITO.

Fórum Marcas e Ideias

31 outubro, 2014 às 12:20  |  por Alexandre Correia dos Santos

Profissionais e estudantes universitários estarão reunidos hoje (31/10) para o Fórum de Marcas & Ideias promovido pela JR Consultoria, empresa júnior de Administração da Universidade Federal do Paraná. O evento começa às 19 horas, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico da instituição. O evento tem objetivo de unir os jovens estudantes aos empresários inovadores, trazendo conhecimento e despertando criatividade e motivação. 

A primeira atividade é um talk show com o tema Desafios da Liderança. Participam  Marcos Franco, diretor de Marketing das oito emissoras RPC TV, filiadas da Rede Globo no Paraná; Sandro Simas, diretor executivo de sistemas da GVT; e Alexandre Schmidt de Amorim, diretor de projetos e co-fundador da ASID – Ação Social para a Igualdade das Diferenças.

A seguir, haverá a palestra magna da noite, sobre Marketing e Midias Sociais. No palco, os responsáveis pelo fenômeno Prefeitura de Curitiba nas redes sociais, Marcos Giovanella, Diretor de Internet e Mídias Sociais da Secretaria Municipal de Comunicação Social, e o Marcel Belly, consultor de Mídias Sociais, responsável pelo Facebook da Prefeitura. 

O acesso é gratuito.  Inscrições e informações estão disponíveis na página do evento no Facebook. facebook.com/topofminduniversitariocuritiba. Mais informações: 4102-9792.