Estão abertas as inscrições do 4º Prêmio Ibema Gravura. Estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas de todo o país podem registrar as suas obras por meio do site www.premioibemagravura.com.br até o dia 19 de setembro. Com o objetivo de incentivar as artes gráficas e despertar o interesse dos jovens artistas para esta linguagem, o Prêmio Ibema Gravura, idealizado pela Ibema, terceira maior fabricante de papelcartão do país, também busca tornar mais acessível as obras em gravura.

premio

Este é o único e maior prêmio no Brasil patrocinado pela iniciativa privada e voltado para a linguagem da gravura. Este ano, a premiação dará maior visibilidade e circulação nacional para as 20 melhores obras, analisadas por um renomado corpo de júri. Segundo a artista plástica especializada em gravura e uma das juradas da 4ª edição, um prêmio como este é um incentivo à arte. “Esta é uma grande oportunidade para os estudantes mostrarem os seus talentos e, com isso, conseguir visibilidade nacional por meio da utilização desta linguagem, considerada por muitos intensa e que provoca a busca do conhecimento interior do artista. A pessoa que domina a técnica da gravura, acelera o seu processo de desenvolvimento em Arte. Apesar da sua aparente simplicidade, a gravura é complexa, considerada a orquestra sinfônica das artes plásticas”, comenta Uiara Bartira.

Para Nei Senter Marins, Presidente da Ibema, a gravura é a mãe das artes gráficas e uma das formas de maior valor que a folha pode alcançar. “A função de uma empresa vai muito além do seu negócio. Por isso, buscamos contribuir com o setor gráfico por meio da valorização dos talentos. O Prêmio Ibema Gravura busca chamar atenção de escolas e estudantes para as artes gráficas e visuais”, define Martins.