Novas tecnologias surgem como ondas, com seus picos e declínios ao longo do tempo. Alguém pensaria hoje, por exemplo, em desenvolver algum produto voltado para o consumo de DVDs? A resposta provavelmente seja não. Para empreendedores conhecerem melhor os ciclos de vida de produtos tecnológicos, a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) promove o “Workshop Ciclo de Vida de Produto”, na próxima quinta-feira (11), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A sustentabilidade dos produtos é outro assunto que será debatido com os participantes.

O evento é aberto ao público e é voltado a empreendedores, gestores de empresas, empresas egressas da incubadora ou incubadas, universitários ou com projetos em hotéis tecnológicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link eepurl.com/0TIVz.

De acordo com o gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, é fundamental que empreendedores conheçam as regulamentações ambientais do negócio em que estão entrando, bem como o momento tecnológico de seu produto inovador. “O empresário precisa saber se seu produto vai ter mercado e em que ciclo de tecnologia estará inserida sua inovação. Além disso, é importante conhecer o impacto ambiental daquilo que está produzindo”, salienta Lima.

O evento faz parte das comemorações dos 25 anos da Intec e vai contar com a presença de especialistas em diversas áreas do conhecimento para debater o ciclo de vida dos produtos. Mediado pela jornalista Mira Graçano, o workshop vai reunir Cassia Maria Lie Ugaya, professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fundadora da Rede Ibero Americana de Ciclo de Vida e da Associação Brasileira do Ciclo de Vida; Fabiana Thiele Escudero, doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e professora de Pós-Graduação da ESIC Business School, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Larissa Viapiana, pesquisadora nos Observatórios do SESI/SENAI/IEL Paraná; e Juliano Bueno de Araújo, Presidente da Federação Paranaense de Entidades Ambientais (FEPAM).

Serviço: O Workshop Ciclo de Vida de Produto vai ser realizado nesta quinta-feira (11), das 13h30 às 16h30, no Auditório do Centro de Treinamento do Tecpar (Rua Professor Algacyr Munhoz Maeder, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições podem ser feitas pelo linkeepurl.com/0TIVz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3188.