O mercado cervejeiro vive um momento de forte crescimento no Brasil, tanto na produção quanto no consumo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), as chamadas cervejas especiais – que reúnem as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium -, ocupam hoje 5% do mercado e devem dobrar este número nos próximos cinco anos. Antes mesmo de completar um ano de operação, a Cervejaria Palta, de Curitiba, tem conseguido através da aceitação de seus rótulos, expandir as vendas para outros estados.

Além do Paraná, berço da micro cervejaria fundada oficialmente em 2014, a Palta vem sendo distribuída em outros seis estados (já consolidada em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro). E quebrando um paradigma de que as cervejas artesanais são mais adequadas para se consumir em climas frios, a Palta vem mostrando ótima aceitação em Pernambuco e na Bahia. “Assim que começamos a distribuição no nordeste percebemos que, apesar do clima quente, a aceitação à nossa cerveja foi excelente. Hoje, Pernambuco já figura entre os estados de melhor consumo da Cerveja Palta. E a Bahia, onde a Palta começou a ser comercializada em dezembro, já foi ampliado o volume de pedidos, demonstrando assim grande potencial de consumo”, afirmou Bruno Sperandio, um dos sócios da Cervejaria Palta.

Assim como muitas cervejarias espalhadas pelo Brasil, a Palta começou como um hobby em 2010, até se tornar uma cervejaria de verdade. Oficialmente, a Palta foi fundada em 2014 e hoje sua produção atinge a marca de 5 mil litros/mês. Através da união de quatro empreendedores, a cervejaria nasceu com objetivo de enriquecer o mercado e democratizar as cervejas artesanais. A Palta segue a proposta de desenvolver cervejas com riqueza de aromas e sabores, sempre com equilíbrio para não incomodar o paladar dos menos conhecedores. “Nossos rótulos têm conquistado tanto o especialista em cervejas gourmet, quanto os descobridores desse novo mundo de cervejas artesanais”, define Bruno.