O que de melhor foi produzido pelas gráficas do Paraná entre abril de 2014 e março de 2015 será conhecido nesta sexta-feira (26) na cerimônia de entrega do 13º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, uma das mais importantes premiações do setor no Brasil. O evento é promovido pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) desde 2002 para estimular a qualidade e incentivar a criatividade e as inovações tecnológicas das gráficas do Estado. A coordenação é da ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. A cerimônia acontece a partir das 19 horas no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba, onde é realizada também exposição das peças inscritas.

Estão concorrendo 50 empresas com cerca de 500 produtos distribuídos em 50 categorias, entre impressão de cartões de visitas, revistas, livros, rótulos, cartazes, folhetos, adesivos, embalagens, impressão digital em grandes formatos, entre outras. Uma das novidades para 2015 é um olhar novo para produtos próprios das gráficas com a inclusão da categoria Cartões de Visita e Papelarias. Também entra a categoria Embalagens Flexíveis Impressas em Rotogravura. O Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho premia ainda os melhores fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores de matérias-primas, insumos e equipamentos para indústria gráfica.

“Para o setor gráfico, a premiação é como um Oscar. Há muita competitividade e vencer valoriza a busca por qualidade e inovação, o que é fundamental para as empresas crescerem nesse mercado tão competitivo e dinâmico”, aponta o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite. “O nosso prêmio mostra a cada ano o quanto as empresas evoluem em criatividade e qualidade. Isto prova que estão cientes da necessidade de investimentos em gestão e em equipamentos para oferecer soluções cada vez mais personalizadas aos clientes”, diz o presidente do Sigep, Abilio Santana.

Se o prêmio valoriza a qualidade e a criatividade, as empresas paranaenses estão em bom caminho, na avaliação de Aparecida Soares Stucchi, gerente de Operações da ABTG. “Em todas as edições, o Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho se destaca em organização e em nível de qualidade dos produtos concorrentes. Reflexo disso é que os finalistas participam automaticamente da premiação nacional do setor, o Prêmio Fernando Pini, em São Paulo, e o Paraná é sempre um dos estados que mais recebem troféus”.