A coach Susan Alberttoni é convidada da ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná para fazer palestra sobre a psicodinâmica das organizações, centrando a abordagem nos jogos de poder. O evento acontece na quinta-feira (11), das 19 às 21 horas, na sede do Sebrae, em Curitiba, e os interessados podem se inscrever no site da associação.

Socioterapeuta com especialização em psicodrama, em sua explanação, Susan mostra como é possível perceber, diagnosticar e compreender estilos comportamentais e padrões disfuncionais que criam jogos de poder e interferem no engajamento e na entrega de resultados.

De acordo com Susan, o diagnóstico organizacional é fundamental para o desenvolvimento de uma organização, pois apoia diretamente a alta direção e lideranças nas tomadas de decisão e em seus processos internos. “Seu foco principal é identificar e levantar informações. Após coletadas, orientam as diversas áreas da organização e podem ser utilizadas como estratégia na elaboração de metas e objetivos”, observa.

Susan coloca que alguns autores e estudiosos propõem definir o conceito de poder mediante a utilização de valores de bem-estar como saúde, segurança, posse de bens, perícia e conhecimento e valores de como respeito e afeto. Estes valores podem ser alternativamente usados, ora como bases de poder, ora como fins em si mesmos. E cita Robert Kaplan, professor de prática de gestão na Havard Business School, que define poder como a habilidade de uma pessoa ou grupo de influenciar o comportamento alheio, isto é, mudar as probabilidades de que outros responderão de certas maneiras a estímulos específicos.

Em sua palestra, Susan apresenta ferramentas de diagnóstico organizacional, etapas do processo, benefícios e aplicabilidade, indicadores de sucesso, fontes de consulta e o papel dos gestores de recursos humanos. Além disso, mostrará os tipos e fontes do poder, como se manifesta nas relações e comportamentos e as consequências dos jogos de poder na cultura organizacional.

Serviço – Palestra Psicodinâmica das Organizações com a coach Susan Alberttoni

Dia: quinta-feira (11 de agosto), das 19 às 21 horas
Local: sala 09 do Sebrae – Rua Caeté, 150, Parolin – Curitiba – PR
Organização: ABRH-PR
Investimento: R$ 33,00 (associado à ABRH-PR), R$ 66,00 (não associado)
Inscrições: www.abrh-pr.org.br