Porto Messias 10 Anos (2)

 

Dia  10 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Vinho do Porto ou Porto Wine Day. A data refere-se ao dia que a região portuguesa foi demarcada e regulamentada por Marquês de Pombal, no distante ano de 1756. Na semana que antecede a celebração, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IDVP), desde 2014, promove uma série de eventos que reúne os melhores produtores e jornalistas do mundo todo para a “descoberta” de uma das regiões mais belas e prolíficas de Portugal. Mas você não precisa estar na Europa para brindar o Dia Mundial do Vinho do Porto. As importadoras Porto a Porto e Casa Flora trazem ao Brasil produtores espetaculares, Caves Messias e Duorum, que aliam a tradição à tecnologia na produção de exemplares inesquecíveis.

 O Douro, região portuguesa onde se origina o vinho do Porto, é uma das mais belas paisagens vinícolas do mundo, com montanhas recortadas pelo rio que dá nome as terras e marcadas pelo esforço do homem para que das encostas xistosas pudessem prosperar as vinhas. Não à toa é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As uvas, colhidas à mão, amadurecem perfeitamente em verões escaldantes e mantém altos teores de açúcares – o que garante a doçura do fortificado.

 A Touriga Nacional reina ao lado de Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão e Tinta Barroca, entre outras castas nativas. Um charme a mais nesta história são os barcos rabelos, embarcação típica do Douro que tradicionalmente enfrentava as diversidades fluviais para transportar os toneis e possibilitar a comercialização da bebida. Apesar de ser produzido com as uvas do Douro e envelhecido nas caves de Vila Nova de Gaia, o vinho do Porto leva este nome por causa da cidade de onde é exportado.

 A região se orgulha de seus excelentes produtores. Um dos mais destacados é a Caves Messias. Fundada em 1926 mantém a produção em Ferradosa, local onde as videiras foram plantadas pela primeira vez em 1845 pelo Barão do Seixo, sendo mais tarde adquiridas pela família Afonso Cabral, que por sua vez a vendeu aos Messias, em 1956.

 Outra vinícola de destaque é a Duorum, projeto dos enólogos João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, dois nomes entre os maiores da viticultura portuguesa contemporânea. Em um terroir excepcional, a dupla assina vinhos com dimensão internacional, inclusive premiados pelo famoso crítico Robert Parker.

 

Porto Messias 10 anos

Vinho complexo, agradável, com excelente acidez, equilibrado e persistente. O lote é envelhecido por cerca de 10 anos até ser engarrafado. Ideal para acompanhar frutas secas, passas e queijos. A graduação alcoólica é de 20%.

 

Duorum Porto Vintage DOC

Vinho de aroma elegante e intenso, dominado pelos frutos maduros como amora, ameixas e cassis. Muito encorpado e com grande estrutura. Apresenta acidez equilibrada, taninos finos e maduros, tudo bem envolvido em seu corpo. A graduação alcoólica é de 20%.

 

Sugestão de preço, em Curitiba:

Porto Messias 10 anos: R$140,90

Duorum Porto Vintage DOC: R$ 309,90

 

Em Curitiba, onde encontrar:

Adega Brasil, Armazém Seu Luiz, Festval, Armazém Seu Luiz e TintoWine 

(www.tintowine.com.br)

 

Importadora Porto a Porto

portoaporto.com.br

facebook.com/portoaporto

instagram.com/portoaporto

@portoaporto

fotos M.C com assessoria