Chegar no restaurante e descobrir que é preciso aguardar na fila de espera , não é lá a melhor coisa, mas isso é bem comum, né ? Quem nunca…? Mas dá para evitar, basta se programar com um pouco de antecedência . Os restaurantes trabalham com minutos de tolerância e, muitas vezes, com dois turnos de reservas, justamente para evitar essas filas de espera.
“Garantir a reserva é bom para o cliente e para o estabelecimento, todos saem ganhando principalmente no serviço e em qualidade”, explica o chef do La Varenne, Felipe Miyake. Ele e a chef Mayra Batista estão à frente de um dos restaurantes franco-italiano mais premiados da capital paranaense, que quando inaugurou trabalhava com apenas 20% de mesas reservadas. Hoje, esse percentual aumentou para 60%, o que é considerado uma vitória pela equipe.
A dupla de chefs listou cinco bons motivos, para você sempre efetuar a sua reserva no restaurante que for.
– Versatilidade.
Hoje as alternativas para fazer reservas são inúmeras. Desde a mais personalizada quando o cliente pode ligar e conversar com a hostess ou menos pessoal via site ou aplicativos específicos.
– Serviço.
A equipe de salão, que engloba hostess, maitre, sommelier e garçons, antes mesmo de abrir o restaurante já sabe quantas mesas e lugares serão ocupados. Eles estarão preparados para atender uma mesa grande, por exemplo, com mais de seis pessoas, ou mesmo uma mesa a dois mais reservada. O serviço a ser realizado fica melhor com essa previsão. As praças, como é determinado o grupo de mesas a ser atendido, ficam melhor desenhadas e o atendimento é muito mais efetivo.
– Espera.
O tempo de espera da mesa fica neutralizado. Com a reserva efetuada, a mesa já está disponível. O cliente pode até aproveitar o balcão do bar para tomar um drink, pois a sua mesa está garantida. A equipe de cozinha também já sabe que essa mesa será ocupada em determinado horário e pode ter uma estimativa do momento de servir os pratos.
– Personalização.
No La Varenne é impresso um cardápio personalizado para os convidados fazerem suas escolhas. Sim, ter o momento personalizado é possível, mas sempre com reserva antecipada e também acordado com o restaurante. Essa é uma boa opção para situações que fogem da rotina como, por exemplo, organizar uma surpresa, pedir um prato especial, um brinde no momento correto ou conversar com o sommelier para definir o vinho. A personalização também facilita quando o cliente quer convidar um grupo maior para jantar. Dessa maneira, é possível definir um cardápio específico para cada ocasião, bem como a harmonização, minimizando assim surpresas na hora do atendimento.
– Escolha.
Se o cliente prefere escolher qual a mesa deseja no restaurante, ele pode perfeitamente fazê-lo, desde que haja disponibilidade da mesma. No La Varenne a “mesa do chef” é bastante disputada, pois fica frente a frente com a cozinha, e alguns clientes já sabem pedir por ela no momento da reserva. Outras duas bastante requisitadas são a mesa redonda e a sala privativa.
Reservou no La Varenne … ganhou uma entrada surpresa dos chefs ♥
A fim de estimular os clientes a efetuarem sua reserva antecipada, o La Varenne lançou uma ação especial para o primeiro turno de reservas que está valendo desde o final de junho. Quem faz a reserva online ou via telefone e chega ao restaurante até às 19h30 para o jantar, ganha uma entrada surpresa , que é elaborada pelos chefs de acordo com os insumos frescos do dia.
De acordo com o sommelier José Vinícius Chupil, que está sempre em contato com os clientes, hoje as pessoas preferem não esperar. “Temos alguns clientes que ligam reservando e já dizem qual prato e qual vinho desejam que preparemos para o momento de sua chegada”, conta.
La Varenne
Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4
Reservas: (41) 3044-6600 / www.lavarenne.com.br / www.facebook.com/lavarenne.
Funcionamento: Segunda a sábado das 12h às 15h30 /
Segunda a quinta das 19h às 23h e sexta e sábado das 19h às 24h. Domingo das 12h às 17h
Pagamento: Dinheiro ou Cartões Visa, Mastercard e Diners
fotos I .M e do meu celular com assessoria