Colombo comemora a 41ª Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio

26 maio, 2017 às 08:07  |  por Mario Akira

A tradicional Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, que acontece todos os anos no dia 26 de maio, no bairro Capivari, chega a sua 41º edição. A comemoração já faz parte do calendário oficial do município, sendo uma das maiores festas religiosas de Colombo. A estimativa para este ano será de aproximadamente 10 mil participantes. “A romaria para os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, significa um ato de amor e renovação da fé. Pois, é um momento para fortalecer a religiosidade, reunir as famílias e os amigos para celebrar a fé e a devoção à padroeira dos agricultores”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

A romaria sairá às 6 horas, da Igreja Matriz dando início a peregrinação, que será coordenada pelo Provincial Passionista, Padre Amilton Manoel da Silva. A Imagem de Nossa Senhora do Caravaggio será conduzida até a Igreja São Pedro, ou seja, um percurso de aproximadamente 12 quilômetros de caminhada. A chegada da procissão está prevista para as 9h30, na comunidade Capivari.

E, às 10 horas, acontecerá a missa solene em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, D. José Antônio Peruzzo e animada pela equipe litúrgica da Capela São Pedro. Logo após, haverá o tradicional almoço, apresentações artísticas, show de prêmios e diversões populares. O Evento conta com o apoio da Prefeitura de Colombo.

Prefeito entrega veículos e equipamentos de proteção para guardas municipais

26 maio, 2017 às 08:06  |  por Mario Akira

O prefeito de Paranaguá,  Marcelo Roque, participou da solenidade de entrega de veículos para as secretarias municipais de Saúde e Segurança e equipamentos para guardas civis, no final da tarde de quarta-feira (24). A solenidade teve a presença de vereadores, secretários municipais e servidores e ocorreu na base da Defesa Civil, localizada no Aeroparque.

A unidade móvel de segurança pública (van Renault Master) é equipada com rádio comunicador, toldo e mobiliário, para atendimento itinerante pela Guarda Civil Municipal. O veículo é plotado com sinalização visual, custou R$ 197 mil e foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Trânsito.

Foram entregues também 260 coletes balísticos, 330 capas de chuvas e outros equipamentos de proteção individual (EPIs). A Secretaria Municipal de Saúde recebeu dois veículos UP, adquiridos com recursos próprios, pelo valor de R$ 40.750 cada.

 

 

 

Marcelo Roque anunciou ainda que nos próximos dias chegarão a Paranaguá 10 viaturas alugadas para a Guarda Civil Municipal. Também serão colocadas em uso mais motocicletas. “Falava na campanha que o tripé da nossa administração seria a Saúde, Educação e a Segurança. Em tão pouco tempo estamos tirando isso do papel”, salientou.

Em relação à saúde, o prefeito falou da importância dos dois veículos que estavam sendo entregues e disse que a equipe da administração atual está trabalhando para aquisição de mais carros, além de medicamentos e outros itens necessários para “dar o melhor atendimento à nossa população”.

Pequeno Campolarguense realizará reuniões periódicas

26 maio, 2017 às 08:05  |  por Mario Akira

No dia 19 de maio, um encontro foi realizado no Pequeno Campolarguense com pais e responsáveis por crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Pequeno Campolarguense. O Encontro foi intitulado “Reunião Familiar” e será realizado periodicamente visando aproximar Pais, Responsáveis da equipe do serviço.

Na ocasião, a Coordenadora Regina Célia esclareceu a importância de se manterem próximos ao Serviço onde seus filhos são atendidos, apresentou a nova equipe e explanou sobre a estrutura de atendimento da Proteção Social Básica – formada pelos CRAS e respectivas equipes que atendem seus filhos.
Continuar lendo

Inscrições abertas para a Ginástica da Mente

26 maio, 2017 às 08:04  |  por Mario Akira

Estão abertas as inscrições para a Ginástica da Mente na II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez, realização da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar). Essa grande festa do Xadrez espera mais de 600 alunos de São José dos Pinhais e cidades vizinhas e será realizada no dia 9 de junho, no Ginásio de Esportes Max Rosenmann, das 9h às 16h. As Inscrições para a II Etapa do Circuito podem ser feitas até dia 02 de junho e as informações obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer.

 

Continuar lendo

Desenvolvimento Social promoverá curso de artesanato em palha de milho

26 maio, 2017 às 08:03  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Família, promove, do dia 12 ao dia 14 de junho, o curso de artesanato em palha de milho “Trançado e Cestaria”. As aulas ocorrerão no Cais Antonio Repinoski de Souza, no Moradias Timbu, das 8h às 17h. Podem participar todas as pessoas cadastradas no CADúnico. As vagas são limitadas. O curso tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Senar. Mais informações: 3676-8171.

Medicamentos da Farmácia Popular serão disponibilizados nas unidades básicas de saúde

26 maio, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

O fornecimento dos medicamentos atualmente comercializados pelo Programa Farmácia Popular deverá mudar a partir de 1° de junho em Araucária. A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que 98% dos medicamentos elencados no programa passarão a ser distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde e os itens não contemplados continuarão a ser comercializados com desconto ou distribuídos nas farmácias privadas da rede Aqui Tem Farmácia Popular*.

A medida foi tomada porque o Ministério da Saúde não fará mais repasses para o Farmácia Popular, pois tem a intenção de acabar com o programa e a Prefeitura de Araucária decidiu manter a oferta dos medicamentos por conta própria aos usuários do SUS para que a população não seja prejudicada.

 

Continuar lendo

Universidade Positivo lança polos de Educação a Distância em Curitiba e Região Metropolitana

26 maio, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

A Universidade Positivo (UP) amplia a oferta de polos de Educação a Distância em Curitiba e Região Metropolitana com o lançamento de seis novas unidades em maio. Os cursos estão sendo ofertados em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Araucária, além dos bairros Hauer e CIC. O investimento nessas localidades foi feito por conta da importância econômica e regional e pela demanda por cursos superiores.

Ao todo, são 16 cursos de Graduação e 11 de Pós-Graduação. Entre os cursos estão Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e especializações nas áreas de Negócios, Marketing e Educação. Os estudantes terão acesso aos cursos online e poderão cumprir as atividades e avaliações presenciais no polo. A relação completa dos cursos, mais informações e inscrições podem ser encontradas no site www.up.edu.br/educacao-a-distancia.

A Educação a Distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Segundo o último censo do Ministério da Educação, entre 2003 e 2013, das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, um terço foram de cursos a distância. Em dez anos, de 49.911 alunos, o número saltou para 1.153.572 em 2013, sendo que 86% desse total correspondia a instituições particulares. Já em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados já ultrapassava a marca de 3,8 milhões.

Criação de trilhas na região de Balsa Nova incentiva a conservação da Mata Atlântica

26 maio, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

Uma rede de trilhas ecológicas por entre as áreas de Mata Atlântica preservada na região dos Campos Gerais está em desenvolvimento para estimular a educação para conservação da natureza e a manutenção do patrimônio natural. A partir da parceria entre o Instituto Purunã e a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), uma avaliação ecológica foi realizada para estruturação das trilhas. A ação acontece em um remanescente da Floresta com Araucária, ecossistema associado ao bioma Mata Atlântica, no distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova.

A primeira ação das instituições é a reestruturação da Trilha da Floresta Encantada, na Fazenda Monjolo. A área particular tem cerca de 260 hectares com 84% de cobertura florestal em diferentes estados de conservação. Segundo a técnica da SPVS, Natasha Choinski, o projeto representa um passo importante para a ampliação de uma cultura de preservação da natureza. “Já não existem florestas como as de São Luiz do Purunã. Remanescentes bem conservados de Mata Atlântica como os que encontramos na Fazenda Monjolo são raros e estão ameaçados”, diz a pesquisadora.

A Fazenda Monjolo abriga nascentes e alguns córregos. A avaliação ecológica registrou na área espécies nativas ameaçadas, como a araucária, o xaxim-bugio, a imbuia, além de uma família de bugios. “É um projeto que tenho na cabeça há anos, mas sozinho era difícil colocar em prática”, conta Roberto Kulig, proprietário da fazenda. “Com o apoio técnico da SPVS e do Instituto Purunã vai ser possível transformar a Fazenda Monjolo em um exemplo de conservação para outras propriedades”, afirma.

Testes de sífilis serão realizados neste sábado na Praça Dr. Vicente Machado

25 maio, 2017 às 14:45  |  por Mario Akira

O Serviço de Orientação à Aids (SOA) de Araucária juntamente com alunos da Faculdade Facear irão realizar neste sábado (27) uma intensificação das ações de prevenção e diagnóstico de sífilis. A mobilização acontecerá das 9 às 13, na Praça Dr. Vicente Machado (da Igreja Matriz) e possibilitará a realização gratuita de testes rápidos de sífilis (que trazem o resultado sobre a infecção ou não da doença em poucos minutos). O resultado é sigiloso.

Para realizar os testes basta portar um documento de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum. O exame é simples: o sangue é coletado por meio de uma picada na ponta do dedo, com auxílio de um aparelho descartável que fica inutilizável após uso.

 

Continuar lendo

Secretaria de Segurança continua com atividades relativas ao “Maio Amarelo”

25 maio, 2017 às 14:43  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) continua com as atividades relativas ao “Maio Amarelo” até o dia 30. As ações têm como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito, com mortos e feridos em todo mundo

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU, quando decretou a década de “Ação para a Segurança no Trânsito” em 11 de maio de 2011. Com isso balanço das ações é realizado em maio no mundo todo. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito em todo mundo.

Nesta sexta-feira, 26, a equipe da Semseg estará na Avenida Prefeito Roque Vernalha realizando campanha educativa com os motoristas que trafegam pela região. A ação inicia às 10h.

 

Continuar lendo