Obras na pista de skate de Campo Largo chegam na reta final

21 fevereiro, 2017 às 14:42  |  por Mario Akira

As obras na pista de skate no centro de Campo Largo são realizadas em ritmo acelerado e chegam agora à reta final. Com prazo de término para maio de 2017, a reforma nas calçadas – na pista onde se pratica a modalidade – e a revitalização geral do local estão em andamento. O calçamento no entorno de toda a pista já foi revestido com paver (pré-moldado de concreto), toda a drenagem foi restaurada, bancos na praça foram colocados para o público, o sistema de esgoto foi trocado e, agora, falta somente o revestimento em cimento dentro da pista.

Secretaria de Planejamento leva Consultas Públicas do Orçamento para três bairros nesta semana

21 fevereiro, 2017 às 14:38  |  por Mario Akira

Dando continuidade à série de 19 Consultas Públicas do Orçamento Participativo (LDO 2018), a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, realiza nesta semana três encontros com a comunidade, nos bairros Apolo/Afonso Pena, Parque da Fonte e na área rural, na região do Agaraú/Marcelino. O objetivo das Consultas é identificar junto com os participantes, as prioridades de investimentos necessárias para cada localidade.

Para secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rafael Rueda Muhlmann, priorizar investimentos é fundamental. “O Orçamento da Prefeitura é como o da nossa casa, não podemos gastar mais do que arrecadamos, assim como as famílias não podem ter despesas maiores do que sua renda. Por isso, temos que decidir o que é prioridade junto com a população, fazendo com que o os recursos sejam investidos da melhor forma possível”.

Ainda segundo Rafael, a participação da população é fundamental. “A obrigação legal da Prefeitura, é realizar ao menos uma reunião com a comunidade, para discussão do orçamento, nós optamos em abranger todos as regiões de São José dos Pinhais, com 19 encontros, que vão desde a região urbana até a região rural, como a Colônia Castelhanos, que fica a mais de 70 quilômetros do centro da Cidade”.

 

Continuar lendo

Prefeitura executa ações preventivas de combate às enchentes

21 fevereiro, 2017 às 14:37  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Piraquara executa ações preventivas de às enchentes no município. Em virtude da instabilidade meteorológica neste período do ano, a Secretaria de Infraestrutura intensificou os serviços de drenagem, limpeza e desassoreamento em locais considerados de risco.

Nesta terça feira (21) está sendo finalizada a limpeza do córrego na Vila Fuck. No local, foram retiradas toneladas de resíduos vegetais e lixo que obstruíam o fluxo dá água. A ação tem como objetivo minimizar problemas de alagamentos durante as fortes chuvas, comuns nesta época.

As ações de prevenção continuam durante esta semana nos bairros Araçatuba e Bela Vista, nos locais que possuem histórico de enchentes e apresentam riscos.

Atividades do Programa Garoto Cidadão de Araucária iniciaram essa semana

21 fevereiro, 2017 às 14:36  |  por Mario Akira

Na segunda-feira (20) iniciaram as atividades desse ano do Programa Garoto Cidadão de Araucária. Cerca de 200 crianças e adolescentes já estão participando das oficinas no local. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, há ainda cerca de 50 vagas disponíveis no projeto. Os responsáveis dos interessados, podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e verificar a disponibilidade de encaminhamento.

O projeto recebe crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 8 a 14 anos, proporcionando atividades socioculturais duas vezes na semana, no contraturno escolar. Durante o tempo de permanência nas atividades, os participantes desenvolvem habilidades nas áreas de música, teatro, dança, artes visuais e digital. O Programa atende jovens da área urbana e rural de Araucária, fornecendo todo material pedagógico, didático, uniforme e lanche. O Garoto Cidadão atua em Araucária por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Fundação CSN.

Prefeitura lança Concurso de Fotografia “Viver em Pinhais”

21 fevereiro, 2017 às 14:34  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Pinhais realiza o 1º Concurso de Fotografia “Viver em Pinhais”. As inscrições seguem até o dia 3 de março e é possível se inscrever nas categorias amador ou profissional. Em ambas serão aceitas fotografias que retratem o cotidiano da cidade, bem como as belezas naturais e culturais de Pinhais.

Inscrição

As inscrições deverão ser feitas até o dia 3 de março, exclusivamente por meio eletrônico, no site do concurso, mediante preenchimento de ficha de inscrição e o envio de no máximo três fotografias, junto do termo de autorização de uso de imagem assinado. Todas as informações necessárias devem ser consultadas no regulamento, disponível na página do concurso: www.pinhais.pr.gov.br/viverempinhais.

Classificação

As fotografias inscritas serão classificadas e julgadas por uma comissão composta por representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer, de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, de Governo e por dois fotógrafos profissionais convidados. As imagens classificadas e o nome de seus autores serão divulgados no dia 23 de março, e estas integrarão uma exposição a ser organizada pela Prefeitura de Pinhais em data a ser definida.

 

Continuar lendo

Requerimento aprovado solicita informações do Executivo sobre terrenos doados ao Governo do Estado

21 fevereiro, 2017 às 14:33  |  por Mario Akira

Aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (20), o requerimento 010/2017, do vereador Professor Marlon (Pros) que solicita o número de matricula dos terrenos doados pela Prefeitura de Fazenda Rio ao Governo do Estado, devido à urgência na construção de novas escolas estaduais na cidade.

“Como nossa cidade cresceu em ritmo acelerado nos últimos cinco anos, os pais vem sofrendo com a falta de vagas para matricular seus filhos. Por outro lado, as escolas já existentes estão superlotadas o que compromete a qualidade de ensino”, justificou Professor Marlon.

Marcelo Roque assina ordem de serviço para revitalização da Estação Ferroviária

21 fevereiro, 2017 às 14:32  |  por Mario Akira

Ao longo dos últimos anos, o potencial turístico do prédio da Estação Ferroviária foi perdido. A falta de manutenção provocou até a queda de parte do telhado e, então, toda a estrutura superior e interna foi demolida para que não ocorresse riscos de desabamento de toda a estrutura.

Nesta quarta-feira, dia 22, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque assinará a ordem de serviço que garante o início da revitalização do prédio da Estação Ferroviária.

História
Construída em 1922 para substituir a primeira estação ferroviária de 1885, trata-se da segunda edificação construída para atender a demanda de passageiros que chegavam a vapor com destino ao planalto e a primeira Estação Urbana da Estrada de Ferro Paranaguá Curitiba.

Trata-se do marco inicial de uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, a ferrovia Paranaguá-Curitiba, iniciada em 1880, quando foi lançada sua pedra fundamental pelo Imperador D. Pedro II e sua comitiva imperial.

Continuar lendo

Não favoreça as coletas clandestinas de materiais recicláveis

21 fevereiro, 2017 às 08:10  |  por Mario Akira

Nos últimos meses Araucária tem sofrido uma queda considerável na coleta de materiais recicláveis pela Associação de Materiais Recicláveis do Município. Diversos fatores estão contribuindo, como a crise financeira que segura um pouco o consumo e a falta de separação dos itens, com o descarte nos dias de coleta seletiva. Mas a principal constatação da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) é uma maior incidência de atravessadores clandestinos, que passam um pouco antes da coleta oficial da cidade que leva os itens para o Centro de Processamento e Transferência de Materiais Recicláveis (CPTMR).

O recomendado é que quando alguém se deparar com algum caminhão fazendo a coleta irregular, denuncie na Secretaria de Meio Ambiente, fornecendo detalhes do local onde foram retirados os itens, horários e características dos veículos. O telefone é o 3614-7480. Fora dos horários comerciais a denúncia pode ser feita diretamente para a Guarda Municipal pelo telefone 153.

Na maioria das vezes a coleta clandestina é feita por caminhões grandes, que passam preferencialmente de madrugada para recolher os materiais sem que ninguém veja e denuncie. Alguns caminhões possuem inclusive placas falsas. A estimativa da SMMA é que essas coletas estejam ultrapassando a quantidade de itens recolhidos pela Prefeitura. E os problemas ocasionados por isso são vários. Como o objetivo desses caminhões é apenas que o negócio seja rentável, eles separam apenas os itens de maior valor e descartam o restante em terrenos baldios e em áreas abertas perto de córregos. Além dos danos ambientais que isso ocasiona, atrai animais e cria condições para o desenvolvimento de mosquito da dengue.

 

Continuar lendo

Em conjunto com a população, Prefeitura estuda sentido das vias centrais

21 fevereiro, 2017 às 08:09  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Quatro Barras convidou moradores, comerciantes e vereadores para estudar e opinar sobre o sentido das vias centrais do município, em especial as avenidas Dom Pedro II, São Sebastião, Nilo Fávaro e Alberto Santos Dumont, que constituem as principais vias de circulação e por onde grande parte dos moradores acessam seus bairros.

Para saber o que a população pensa a respeito, a Prefeitura realizou uma audiência pública e também apresentou uma nova proposta viária, a fim de facilitar a mobilidade e ao mesmo tempo estimular o comércio.

Com a proposta, as quatro avenidas teriam mudanças em seus sentidos. A Avenida Dom Pedro II passaria a ter mão dupla no trecho entre a Avenida São Sebastião e a Rua Miguel Vidolin, permitindo aos motoristas que chegam ao município acessar a avenida central sem contornar pela Rua Nilo Fávaro. Também estaria prevista uma rotatória na interseção da Avenida Dom Pedro II com a Rua Catarina Knapik, próximo à Delegacia.

 

Continuar lendo

Equipe de limpeza trabalha em ritmo de carnaval

21 fevereiro, 2017 às 08:08  |  por Mario Akira

O Banho de Mar à Fantasia, realizado no domingo (19) em Paranaguá, movimentou milhares de pessoas e, consequentemente, produziu muito lixo. Para evitar o acúmulo de produtos nas ruas por onde passaram os foliões, o prefeito Marcelo Roque designou uma equipe para limpeza logo após o evento. Foram 15 homens atuando na limpeza das ruas da Praça do Guincho até a frente da Matriz no domingo. Nesta segunda-feira (20) o trabalho continuou na praça de eventos “Mário Roque” onde houve a dispersão dos grupos.

A ação, logo após o deslocamento das pessoas, recebeu elogios na rede social Facebook, em grupos de whatsapp e durante o próprio evento. ”Parabéns ao secretário e toda sua equipe. Não estamos acostumados com atitudes positivas”, disse cidadão em rede social.

“Temos que parabenizar a Guarda Municipal e a Polícia Militar que estavam num grande efetivo mantendo a ordem e a segurança no Banho à Fantasia”, disse o prefeito Marcelo Roque. “Além disso, quero também agradecer à secretaria de Meio Ambiente que, logo após o trajeto dos foliões, já vinha fazendo a limpeza da cidade. Assim, começaremos a semana com tudo em ordem”, completou.