“Pais devem conversar com os filhos sobre seus sentimentos, acolhendo e apoiando”

23 abril, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

Um jogo na internet que ficou popular nesta semana está preocupando pais de todo o Brasil. Adolescentes são o público-alvo da brincadeira que pode ter conseqüências sérias. O assunto tomou as rodas de conversa e provocou um debate profundo na sociedade, trazendo a tona os limites que devem ser dados e o relacionamento que a família deve manter para manter seus filhos fora desse universo.

Todo o sistema municipal de saúde de Paranaguá está em alerta para situações que envolvam o jogo. Jovens que apresentarem indícios de que foram vítimas serão automaticamente encaminhados para o serviço ambulatorial psicológico do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Solar dos Girassóis. Neste caso, conforme previsto em lei, também será feita notificação ao Conselho Tutelar.

A psicóloga Cassiana Teixeira alerta que os adolescentes “são alvos fáceis, pois na maioria das vezes são facilmente influenciados” e que participam destes tipos de jogos porque “adoram desafios, gostam de romper limites e desafiar as autoridades e as leis”.

 

Continuar lendo

Prefeitura de Colombo convida membros da Sociedade Civil para encontro de Cultura

23 abril, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Juventude convida os membros da Sociedade Civil para a reunião municipal de Cultura que será realizada no dia 26 de abril, às 19h, no mini auditório da Provopar, localizado na Regional Maracanã.

Durante o encontro serão eleitos os novos representantes do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2017-2019, de acordo com a Lei 1.285/2012. Além de eleger um membro para representar o município na eleição do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC).

Vale ressaltar, que os candidatos devem pertencer à sociedade civil, ter idade mínima de 18 anos e comprovar residência no município de Colombo.

 

Continuar lendo

Fotografe Guaratuba: concurso prorrogado

23 abril, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

O prazo para inscrições no concurso “Fotografe Guaratuba” foi prorrogado para o dia 30 de junho, atendendo a inúmeros pedidos, pois como o regulamento exige também fotos da área rural, nem todos interessados tiveram tempo ou condições de fotografarem nestes locais mais distantes. A premiação dos vencedores será entregue na Festa do Divino, dia 11 de julho às 16h00.

As inscrições serão feitas exclusivamente através do site Fotografe Guaratuba. Fotógrafos amadores poderão inscrever-se com 12 fotografias, sendo: 3 fotos na temática “Urbanas”, 3 fotos Rurais, 3 fotos da Baía de Guaratuba e 3 fotos com a temática “praia”. Poderá participar qualquer pessoa física, com idade igual ou superior a 13 (treze) anos completos até a data de inscrição. O valor total dos prêmios distribuídos no concurso será de R$ 2.800,00 (Dois mil e oitocentos reais).

Mais informações e regulamento no site: Fotografe Guaratuba

Prefeitura promove aproximação com o Legislativo

22 abril, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Governo, deu início a uma proposta de trabalho que tem como objetivo principal a melhoria da gestão municipal. Todos os vereadores foram convidados e a primeira reunião com o prefeito e os secretários municipais aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), nas dependências da Usina da Música.

“Prefeitura e vereadores tem como objetivo comum trabalhar para a população e essa aproximação promovida pela Prefeitura visa estabelecer um relacionamento com o Poder Legislativo para que esse trabalho no município seja cada vez mais eficiente”, explicou o secretário de Governo, Augustinho Michalizen.

 

Continuar lendo

Confira os vencedores do Concurso “Viver em Pinhais”

22 abril, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

Na noite da última quarta-feira (19) foram revelados os nomes dos vencedores do 1º Concurso de Fotografia “Viver em Pinhais”. Na ocasião, foram entregues as premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugar, além do Prêmio Especial Rede Social, das categorias amador e profissional. Durante o período de inscrições foram recebidas mais de 400 fotos, que resultaram na classificação de 83 imagens.

Todas as premiações foram viabilizadas por meio de patrocinadores que responderam ao Chamamento Público 01/2017 e se prontificaram em investir nesta iniciativa da Prefeitura de Pinhais. As empresas foram: Martini Materiais de Construção, Frigorífico Origem, Churrascão Gaúcho, DF Ferramentaria Ferroviária, Posto Shell Sinal Verde, Super Safity, Shopping Metropolitano de Pinhais e Gemalto.

Durante todo o processo as fotos foram avaliadas por uma comissão formada por profissionais ligados à área cultural das Secretarias Municipais de Governo; de Cultura, Esporte e Lazer; de Desenvolvimento Econômico; de Meio Ambiente, além da fotógrafa convidada Margareth Castilho, a qual possui vasta experiência com a fotografia.

 

Continuar lendo

Colombo participa da Campanha Abril Verde

22 abril, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretária de Saúde, vai promover durante todo o mês de abril ações em alusão a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – oficializada a data em 28 de abril, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo da campanha é de informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho.

O Departamento de Vigilância e Promoção a Saúde do município conta com o Núcleo de Saúde do Trabalhador. Neste período estão sendo intensificadas as ações de verificação e orientação diárias as empresas e indústrias a fim de prevenir riscos à saúde dos trabalhadores. Além disso, atuam também na fiscalização de denúncias, óbitos e amputações notificados pelas unidades assistenciais de saúde do município e hospitais regionais.

A mobilização do Abril Verde é necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

 

Continuar lendo

Prefeitura de Quatro Barras lança projeto de biblioteca itinerante

21 abril, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

Um projeto de incentivo à leitura começa a ser colocado em prática em Quatro Barras com a implantação da Biblioteca Itinerante, uma ação que visa difundir o hábito de ler, garantindo o acesso aos mais variados títulos em locais de grande circulação de pessoas. O primeiro ponto escolhido foi o Terminal Rodoviário, onde passageiros poderão encontrar desde gibis até clássicos da literatura, como O Ateneu e Memórias Póstumas de Bras Cubas.

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, também tem idealização da artista Sônia Filleti, que há alguns anos já vem propondo a criação do projeto. O diretor de Cultura, Eneas Correa Ribeiro, afirmou que o projeto ainda agrega um senso de participação e cidadania. “Além de as pessoas levarem os livros, esperamos que elas compartilhem com seus familiares e conhecidos, e que também tragam novos títulos, mantendo este círculo positivo de incentivo à leitura”, destacou.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) disse que o projeto foca na disseminação e no incentivo à prática da leitura e que ficará feliz diante da adesão da comunidade. “A leitura enriquece o conhecimento, transporta para outros lugares, entre tantos outros benefícios. Desejo sucesso ao projeto e que as pessoas cuidem bem deste bem comum, que é para todos”, disse o prefeito.

Ferraria ganhará mini-arena esportiva

21 abril, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Campo Largo vai construir uma mini-arena esportiva na comunidade da Ferraria. A mini-arena esportiva virá em um kit com mais dois contêiners portáteis e irá dispor de estrutura de alambrados anticorrosivos, arquibancadas em madeira ou chapa metálica – dispensando fixação das laterais no solo – e gramado sintético de 615m x 30m. Os contêiners em estrutura metálica com garantia contra corrosão, poderão ser utilizados como depósitos de materiais, ambulatório, lanchonete, entre outras opções.

Araucária: Cultura inscreve interessados em participar da Conferência Estadual

21 abril, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) está convocando interessados em representar Araucária na Conferência Estadual de Cultura 2017 para uma reunião no dia 26 de abril, às 19 horas, no Teatro da Praça. Na ocasião, será realizada a escolha dos representeantes locais para o evento estadual.

Para ser candidato é preciso ter idade mínima de 18 anos no ato da inscrição e residir no município de Araucária. É preciso também fazer um cadastro de Agente Cultural do Estado do Paraná (CLIQUE AQUI), como pessoa física, e comprovada atuação na área cultural.

O Teatro da Praça fica à rua São Vicente de Paulo, nº 1091, Centro.

Defesa Civil colabora no combate a incêndio no Jardim Ouro Fino

20 abril, 2017 às 14:53  |  por Mario Akira

Uma residência no bairro Jardim Ouro Fino foi alvo de incêndio na noite desta quarta-feira, 19. Uma vela acesa teria sido o principal motivo da fatalidade. Dona Luzia, proprietária da casa, revelou que estava sem energia elétrica por conta de pendências com a Copel. A equipe da Defesa Civil colaborou no atendimento feito durante a ocorrência.

Os filhos de Dona Luzia têm problemas mentais e fazem uso de medicamentos. De acordo com informações, eles chegaram a ser retirados pelos vizinhos.

Além da recuperação dos documentos, a Defesa Civil já agilizou os novos medicamentos. Ontem, o órgão já havia deixado duas cestas básicas e hoje, levará roupas. Em conjunto com a comunidade, uma campanha está sendo feita para a reconstrução do um novo lar à vítima que foi acolhida por um vizinho.