Associação do Litoral posiciona-se contra a extinção das zonas eleitorais de Morretes e Guaraqueçaba

20 julho, 2017 às 15:03  |  por Mario Akira

A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA) reuniu-se na manhã de quarta-feira (19), em Paranaguá, para discutir o rezoneamento eleitoral dos municípios do litoral. A criação ou extinção de zonas eleitorais em todo o território nacional, a partir de resolução do Tribunal Superior Eleitoral, já está em andamento nas capitais dos estados. No litoral, com o rezoneamento, as zonas eleitorais de Morretes e Guaraqueçaba serão extintas, pois estão entre as cidades que não atingiram a meta de 20 a 25 mil eleitores.

As zonas eleitorais dos municípios serão redirecionadas, Morretes teria sua zona eleitoral em Antonina e Guaraqueçaba em Paranaguá. Contra a portaria que extingue as zonas eleitorais, os prefeitos do litoral entendem que esta causaria muitos transtornos aos eleitores, principalmente, na questão do deslocamento de suas cidades para regulamentação de documentos.

 

Continuar lendo

Jovens da Casa Verde recebem aula de HQ e Mangá

20 julho, 2017 às 14:59  |  por Mario Akira

Na terça-feira (18) a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais em parceria com a Casa Verde realizou aulas de HQ e Mangá para os jovens que são atendidos pela Casa Verde. A parceria faz parte do projeto do secretário de Cultura para descentralização das atividades culturais, tornando-a acessível para todos.

O projeto visa disseminar os cursos oferecidos na Escola da Cultura, levando os professores até escolas e outros espaços para instruir as crianças e jovens. “Estamos com algumas atividades, como dança e manga, que são idéias do secretário, Professor Imar Augusto, para o projeto de descentralização da cultura, levando as artes culturais para todos”, conta Paulo Frainer, diretor da Escola da Cultura. “Acredito que no próximo ano estaremos fazendo essas aulas em mais locais, atendendo uma demanda maior de alunos”, relata.

 

Continuar lendo

Pinhais realizará Seminário Municipal de Cultura

20 julho, 2017 às 14:58  |  por Mario Akira

No dia 5 de agosto a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, realizará no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann o 5º Seminário de Cultura de Pinhais.

Na oportunidade, serão colocadas em pauta as propostas de alterações do Plano Municipal de Cultura de Pinhais. Participarão do evento gestores da cultura, técnicos, agentes, produtores e criadores culturais, representantes de movimentos sociais, grupos artísticos locais e demais membros da sociedade civil, além dos membros dos Conselhos de Cultura e do Patrimônio Histórico Cultural do município.

 

Continuar lendo

Prefeitura de Piraquara renova a parceria com o Sebrae

20 julho, 2017 às 14:56  |  por Mario Akira

A parceria entre a Prefeitura de Piraquara e o Sebrae, que desde 2014 traz resultados e oportunidades para os empreendedores do município, foi renovada. Na última semana foi formalizada a renovação do contrato do Programa Cidade Empreendedora, que visa o desenvolvimento de um ambiente institucional municipal mais favorável aos pequenos negócios.

Nos últimos anos, por meio da parceria com o Sebrae o município implantou a Sala do Empreendedor de Piraquara, o “Piraquara Simplificada”, disponibilizou formações e consultorias periódicas gratuitas, entre outros serviços. “É uma parceria que deu certo e refletiu no desenvolvimento dos nossos empreendedores. O trabalho do Sebrae é reconhecido nacionalmente e Piraquara só tem a ganhar com mais um parceiro que acredita em nossa cidade”, destacou o Prefeito, Marcus Tesserolli.

 

Continuar lendo

Prefeitura de Campo Largo orienta sobre a procissão de São Cristóvão

20 julho, 2017 às 14:55  |  por Mario Akira

Campo Largo celebra neste domingo (23), a grande festa de São Cristóvão, realizada pela paróquia de São Sebastião, na Rondinha. Estão previstas alvorada, missas, adoração ao santíssimo sacramento e a tradicional procissão motorizada. Para isso, visando garantir a segurança de todos e o bom andamento do evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, destaca as seguintes orientações:

Equipes da Guarda Municipal e da PM estarão presentes para prestar apoio na orientação e fiscalização do evento. Pedimos a colaboração dos participantes e sua consciência para que o evento ocorra sem a ocorrência de problemas, perpetuando assim, esta grande e tradicional festa do Município.

A orientação será prioridade, mas, abusos serão tratados como dispuser a lei.

 

Continuar lendo

Prefeitura apóia projeto de monitoramento do Aedes aegypti desenvolvido pela UFPR

20 julho, 2017 às 14:53  |  por Mario Akira

Ação tem parceria também do Governo do Estado. Levantamento feito com armadilhas para saber quantidade de ovos do mosquito transmissor ocorreu nos bairros da cidade e apontou risco médio. Servidores da Prefeitura de Paranaguá estão dando apoio à equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que desenvolve projeto de monitoramento do mosquito transmissora da dengue, zika, chikungunya e febre amarela na cidade, em parceria com a 1.ª Regional de Saúde. A ação inclui a instalação de aproximadamente 300 armadilhas para captura de larvas do Aedes aegypti em todas as regiões do município, que recentemente apontou risco médio para infestação.

Foi o mesmo resultado levantado pela equipe própria de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), recentemente. O projeto realizado pela UFPR foi apresentado nesta terça-feira na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP) e tem coordenação do professor doutor Mário Antonio Navarro da Silva, do Departamento de Biologia, do Setor de Ciências Biológicas da instituição de ensino superior.

 

 

Continuar lendo

Curso de Fruticultura começou nesta quinta-feira

20 julho, 2017 às 14:50  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretária de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Serviço Nacional de aprendizagem Rural (SENAR), realiza nos dias 20 e 21 de julho, das 8h às 17h, o curso de Fruticultura. Vale lembrar que o curso é gratuito e o participante deve residir no município e ser maior de idade.

Durante a programação os interessados pelo poderão conhecer mais sobre tratos culturais; manejo de plantas concorrentes; irrigação; adubação; anelamento; polinização; tipos de poda; preparo do solo; plantio entre outros. O objetivo é capacitar o produtor rural e/ou o trabalhador rural com técnicas adequadas no aumento de frutas pelo método enxertia – propagação vegetativa de plantas.

Para participar é fácil, basta entrar em contato com a Secretária de Agricultura e Abastecimento pelo telefone 3656-2490. As vagas são limitadas.

 

Continuar lendo

Fórum em Pinhais debate protagonismo e empoderamento da pessoa idosa

20 julho, 2017 às 08:10  |  por Mario Akira

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais, realizaram o III Fórum Municipal dos Direitos do Idoso. Na ocasião, foram eleitos os representantes da sociedade civil para a gestão 2017/2019, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, para substituírem o colegiado que vinha atuando. O evento também teve como objetivo debater a temática: “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa”.

Participaram como delegadosdo fórum as entidades não governamentais, grupos religiosos, grupos culturais, programas sociais, associações, movimentos e sociedade civil organizada, que atuam em defesa, estudo, pesquisa, assistência e garantia dos direitos do idoso.

 

Continuar lendo

São José dos Pinhais gera empregos através de incentivos da Prefeitura

20 julho, 2017 às 08:09  |  por Mario Akira

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais divulgou neste mês bons resultados na geração de postos de trabalho na cidade. O procedimento que envolve potenciais candidatos e empresas que oferecem as vagas conta com um grande aparato voltado a ajudar a população desempregada da cidade. No campo que envolve Toninho Fenelon, o responsável pela pasta, Marco Antonio Setim e um recém contratado por um comércio de autopeças, por exemplo, todos os dias dezenas de profissionais focam seus esforços na busca por caminhos que facilitem um canal de ligação entre potencial funcionário e empregador.

 

Continuar lendo

Equipe de Resgate Social de Colombo intensifica atendimento no período de frio intenso

20 julho, 2017 às 08:09  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Assistência Social intensificou as abordagens a população de rua em Colombo, principalmente nos dias de frio intenso. O serviço de Resgate Social, que funciona 24 horas por dia, pode ser acionado por meio do telefone de plantão 98712-9021.

As pessoas atendidas são encaminhadas ao Centro Pop “Em Cantos de Colombo”, ou seja, um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, sendo referenciado à Proteção Social Especial. O serviço de acolhimento disponibiliza 25 vagas diárias para pernoite.

 

Continuar lendo