6ª Pedalada Internacional da Natureza será realizada no domingo

25 novembro, 2017 às 08:02  |  por Mario Akira

No próximo domingo (26) será realizada a 6° Pedalada Internacional da Natureza, mais uma edição passeio de caráter não competitivo tradicional do município. O evento é um complemento da Caminhada Internacional da Natureza, que foi realizada no último domingo (19), organizado pelo Instituo Emater em parceria com o Departamento de Turismo de Piraquara, apoio da Sanepar, Anda Brasil, Hotel Fazenda das Araucárias e Rotary Club de Piraquara.

A concentração será às 08h30, no Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. Com um percurso de aproximadamente 25 quilômetros, a pedalada vai passar por belíssimas paisagens, entre estradas rurais, trilhas e propriedades particulares de acesso restrito.

 

Continuar lendo

Secretário de Desenvolvimento Urbano visita Campo Largo

25 novembro, 2017 às 08:01  |  por Mario Akira

A Prefeitura de Campo Largo viveu uma tarde de intensa atividade e visita às obras que estão sendo realizadas em toda a cidade, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega. Recebido no gabinete pelo prefeito Marcelo Puppi, o secretário discutiu a liberação de uma série de recursos para obras, até o fechamento do exercício de 2017. Em seguida, em companhia do prefeito, o secretário fez um tour por vários bairros, visitando todas as obras em execução.

 

 

Continuar lendo

Secretarias da Saúde e Fazenda participam de reunião do Conselho Municipal de Saúde

25 novembro, 2017 às 08:00  |  por Mario Akira

Representantes das Secretarias de Saúde e Fazenda participaram, na tarde de quinta-feira, 23, da 10ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde de Colombo. A iniciativa aconteceu na Câmara de Vereadores do município e teve como objetivo esclarecer questões voltadas aos recursos destinados ao VIGIASUS e o novo Protocolo de Classificação de Risco que será implantado no Pronto-Atendimento Maracanã. Além do convênio 003/2015 firmado entre Prefeitura Municipal de Colombo e Irmandade da Santa Casa da Misericórdia Nossa Senhora do Rosário Colombo.

Técnicos da saúde explanaram sobre o primeiro assunto que entrou em pauta durante a reunião – à apresentação e aprovação dos recursos do VIGIASUS que são destinados às ações e fortalecimento da Vigilância em Saúde e também a Planilha da Aplicação dos Recursos do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.

 

Continuar lendo

Binário altera linhas de ônibus em Curitiba a partir de terça

24 novembro, 2017 às 14:28  |  por Mario Akira

As linhas metropolitanas de Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul que circulam na Rua Mateus Leme terão alteração de trajeto a partir de terça-feira (28) em função do novo binário implantado pela Prefeitura de Curitiba que altera os sentidos das vias. Com o binário, a Rua Nilo Peçanha terá sentido único em direção ao Centro e a Rua Mateus Leme – que hoje é rota das linhas metropolitanas nos dois sentidos – terá fluxo viário apenas em direção aos bairros.

Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos. Confira as alterações:

 

Continuar lendo

Prefeitura de SJP oferece oficinas culturais para pessoas com deficiência

24 novembro, 2017 às 13:03  |  por Mario Akira

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, investe em ações culturais que proporcionam entretenimento e conhecimento para os munícipes. Visando sempre o melhor para os cidadãos, diversas atividades são disponibilizadas nos espaços culturais do município. Pensando em atender a população, a Escola da Cultura e a Usina da Música oportunizam aulas para pessoas com deficiência.

Ao todo, 1180 munícipes desfrutam das ações disponibilizadas na Escola da Cultura e na Usina da Música de São José dos Pinhais. Ibsem Matos Cevallos (Síndrome de Down), frequenta as aulas de mangá da Escola da Cultura. Toda semana Ibsem chega à Escola da Cultura acompanhado de seu pai, deixa sua mochila em um banco e com muita alegria cumprimenta e abraça os funcionários do local que ele tanto adora. “Não podemos parar, precisamos continuar”, fala o aluno quando questionado se pretende fazer outras oficinas na Escola. Segundo ele, o sonho de seus pais é vê-lo tornar-se pintor, expor suas obras como as de Pablo Picasso e ‎Leonardo da Vinci.

 

Continuar lendo

Projeto Veterinário Mirim atendeu mais de 2 mil alunos em Pinhais

24 novembro, 2017 às 13:01  |  por Mario Akira

No último domingo, 19, foi realizado o encerramento do Projeto Veterinário Mirim, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente de Pinhais, em parceria com a Secretaria de Educação. No palco do Cenforpe, a peça Cão e Cheddar encerrou as atividades de 2017, com uma mensagem sobre a importância do bom trato aos animais e também da guarda responsável. Esta edição do projeto foi desenvolvida em 43 escolas e Cmeis, atendeu 2.939 crianças, 123 professores e o teatro foi assistido por 14.087 crianças da rede municipal de ensino.

 

Continuar lendo

Dados do Ministério do Trabalho mostram melhora na geração de empregos em Colombo

24 novembro, 2017 às 13:00  |  por Mario Akira

De acordo com os dados fornecidos pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Colombo ocupa a segunda posição dos municípios da Região Metropolitana na geração de empregos no período de janeiro a setembro de 2017. Já em relação ao Paraná, o município de Colombo ocupou a sétima colocação.

O município fechou a pesquisa com saldo positivo de 161 vagas, resultado das 1.105 contratações e 944 demissões de trabalhadores com carteira assinada. Vale ressaltar, que essas informações são de admissões e desligamentos baseados em resultados de outras fontes e com a contribuição da Agência do Trabalhador.

 

Continuar lendo

Bihl entrega brinquedos e livros às escolas municipais e Cmeis

24 novembro, 2017 às 12:56  |  por Mario Akira

O prefeito Bihl Zanetti entregou às escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Campina Grande do Sul tatames, casinhas de boneca, gangorras, túneis e gira-giras. A Educação Infantil ainda recebeu novos livros de literatura infantil próprias para a faixa etária. ”Esse é mais um investimento no sentido de manter a qualidade do nosso ensino. São brinquedos modernos, que contribuirão para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem”, disse o prefeito.

 

 

Continuar lendo

Pontal do Paraná realizou Fórum sobre violência obstétrica

24 novembro, 2017 às 08:10  |  por Mario Akira

O “1º Fórum Municipal sobre a Violência Obstétrica em Pontal do Paraná foi realizado no final de outubro, no Centro de capacitação dos Professores, Balneário Praia de Leste, com o tema: “João Antônio – Diga não à Violência Obstétrica: um novo olhar para as gestantes”. Segundo o grupo de mulheres que promoveram o evento, o fórum teve o objetivo de orientar e informar as gestantes sobre seus direitos, além de motivar um debate com a sociedade para discussão do assunto.

A violência obstétrica acontece quando profissionais de saúde desrespeitam a vontade e autonomia da grávida, omitem informações sobre parto e saúde que possibilita a mulher de fato escolher se quer parto normal ou cesariana, utilizam-se de técnicas arcaicas e agressivas contra o corpo designado como feminino e tratam a grávida de forma completamente desumanizada, fazendo piadinhas com sua sexualidade e impedindo que a grávida manifeste suas emoções.