O deputado federal João Arruda (PMDB/PR) se reuniu com o Ministro Wagner Bittencourt, na quarta-feira (6), para pedir agilidade nas obras das pistas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e instalação do ILS 3 (Instrument Landing System),  que  permitirá o pouso de aeronaves em condições climáticas adversas, como nevoeiros, comuns na região. “O que a gente procura são os serviços para o usuário, e não somente para a Copa”, disse o parlamentar.

O ministro afirmou que o aeroporto está na lista de prioridades da Secretaria. O ILS CATII, na pista 15, já está operando e o CAT III, na pista 33, será homologado em agosto deste ano. Bittencourt também disse que as obras estão em dia e as previsões estão de acordo com todos os cronogramas anteriormente estabelecidos. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, informa o deputado, a entrega da pista de táxi aéreo está prevista para abril de 2013.

No entanto, o Ministro se prontificou a entrar em contato com os órgãos responsáveis no Estado para verificar o andamento de licitações e homologações para entregar as obras antes do prazo previsto, principalmente a instalação do ILS CAT III na pista 15, que está prevista apenas para 2014.