A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude definiu os 75 delegados que irão representar o Paraná na conferência nacional, no mês de dezembro em Brasília. Durante três dias em Maringá, quase mil participantes discutiram propostas para implantação de políticas voltadas aos jovens, tendo a participação de jovens eleitos pela conferência municipal, realizada pela secretaria de Educação de Mandirituba.

O jovem Rodrigo Rodrigues da cidade de Mandirituba foi o único eleito para representar a Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná – Amsulep. Todas as propostas que serão apresentadas pelos delegados do Paraná foram elaboradas nas conferências regionais, municipais, territoriais e livres, e selecionadas no encontro estadual. A construção de políticas públicas para a juventude envolveu vários segmentos jovens do Estado.

Segundo Rodrigo, uma das propostas mais aplaudidas, aprovada para a conferência nacional, foi a de garantir vaga exclusiva para jovens em todos os conselhos deliberativos no âmbito municipal e estadual. “A Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude funcionou como um espaço democrático, no qual jovens de todo o Estado puderam apresentar seu ponto de vista e demonstrar as especificidades vividas pela população paranaense”. Completou o delegado eleito para representar a cultura jovem do Paraná, Rodrigo Rodrigues.