O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o Gabão, reúne-se às 14 horas desta quinta-feira (22) com a presidenta da APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), Marlei Fernandes de Carvalho, para discutir o impasse criado em torno do novo piso nacional do magistério. A presidenta da Undime-PR (União dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná) e secretária da Educação de Telêmaco Borba, Cláudia Maria da Cruz, também participa do encontro.

O tema aumentou as preocupações dos prefeitos depois da divulgação, na semana passada, de pesquisa encomendada pela AMP segundo a qual a exigência de cumprimento do reajuste de 22,22% do piso pode inviabilizar a maioria das 399 prefeituras do Estado.

De acordo com o levantamento, feito com uma amostra de 121 cidades, 35% das prefeituras cumprem o valor estabelecido pela Lei 11.738/08 (a chamada Lei do Piso) para 2012, fixados em R$ 1.451,00, retroativos a janeiro. Das cidades que não garantem o piso, 51% já  concederam reajuste em 2012 mas, mesmo assim, estão abaixo do valor previsto.