Os interessados em trabalhar como voluntários durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Copa das Confederações e eventos auxiliares já podem se inscrever no site da FIFA.com.

O Programa de Voluntariado foi lançado na terça-feira (21), durante evento realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.  O número de voluntários encontra-se em análise, mas a previsão é de que 7 mil dêem a sua contribuição para a Copa das Confederações no ano que vem e 15 mil para a Copa do Mundo 2014 além dos voluntários para os eventos auxiliares.

O lançamento contou com a presença dos ex-jogadores de futebol Ronaldo Fenômeno e Bebeto, além do diretor do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA Ricardo Trade e do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes.

Para o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho, ser voluntário num evento como este é uma oportunidade única. “Contribuir com a realização deste importante evento, que deixará um legado enorme para a cidade de Curitiba, será uma experiência inesquecível para todos os voluntários”.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, detalhou a atuação dos voluntários em outras áreas da cidade ligadas ao atendimento ao público em geral. “Além do processo de seleção coordenado pelo COL e pela FIFA, lançaremos um segundo pilar do programa absolutamente integrado com o primeiro, que será coordenado pelo Governo Federal com a participação das sedes visando atender o movimento nos aeroportos, áreas de fluxo, pontos turísticos, entornos e FIFA Fan Fests”, disse.

Inscrições – Para se candidatar a voluntário é necessário ter no mínimo 18 anos, disponibilidade para trabalhar 20 dias seguidos e pelo menos 10 horas por dia durante algum dos eventos. Os voluntários trabalharão nos estádios e em outros locais oficiais da Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA, em áreas como serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras.

As inscrições para o Programa de Voluntariado devem ser feitas pelo site FIFA.com, acessando o link “Brasil 2014 – Voluntários”. No ato da inscrição é possível escolher os eventos nos quais o candidato gostaria de trabalhar: o sorteio da Copa das Confederações da FIFA, marcado para dezembro deste ano em São Paulo, Copa das Confederações da FIFA, em junho de 2013, sorteio da Copa do Mundo da FIFA, previsto para o fim de 2013 na Costa do Sauípe, e a Copa do Mundo da FIFA, que ocorrerá em junho e julho de 2014.

O processo seletivo ocorre simultaneamente para os quatro eventos. Após o período de 15 dias, o número de inscrições será avaliado, podendo essa etapa ser encerrada ou prorrogada.

Link para o site
https://ems.fifa.com/Volunteer/Brazil/Login/