Manual de boas práticas

27 setembro, 2012 às 16:06  |  por Mario Akira

A parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a fiscalização das obras da Copa de 2014 resultará em um manual de boas práticas de construção de obras públicas, que poderá ser utilizado por toda a sociedade. Projeto de extensão da UFPR, o manual reunirá indicadores de desempenho, levando-se em conta aspectos como qualidade de materiais e serviços, planejamento adequado e impacto ambiental.

O tema foi discutido durante reunião, nesta quinta-feira (27), na qual técnicos da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal (CEA) e professores da UFPR definiram o cronograma inicial e a metodologia de trabalho para a fiscalização das obras da Copa no Paraná. A parceria reunirá 22 estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, sob a coordenação dos 14 profissionais dessas duas áreas que atuam na CEA.

Na primeira etapa do trabalho, que será iniciada na próxima semana, a equipe vai analisar projetos e preços de seis obras de melhoria da mobilidade urbana incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa. No total, o PAC da Copa é formado por um conjunto de nove obras que visam melhorias no escoamento do tráfego e no transporte público e somam aproximadamente R$ 575 milhões, em investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba.

“A preocupação do Tribunal é que as obras sejam executadas com qualidade e nos prazos estabelecidos, evitando aditivos”, afirma o engenheiro Luiz Henrique de Barbosa Jorge, coordenador da CEA. Desde 2009, o TCE possui um Grupo de Trabalho multidisciplinar que acompanha as obras da Copa.

Para iniciar o trabalho, a equipe da UFPR, sob o comando do professor Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do Departamento de Construção Civil, receberá do TCE os projetos e planilhas das obras em análise. Os alunos participarão de seminário técnico e treinamento sobre gestão de custos, para se familiarizar com a rotina de execução e fiscalização de obras públicas.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>