As cerca de 470 detentas da Penitenciária Feminina da Piraquara terão um fim de ano mais festivo. O presídio será palco de apresentação de integrantes da Orquestra de Câmara da PUC-PR e de um coral formado por alunos da universidade. Além disso, as detentas irão ganhar um kit com produtos de beleza, panetone e um cartão de Natal. O material foi arrecadado pela Pastoral da Universidade, que recebeu doações de alunos e colaboradores.

A festa será realizada nos dias 20 e 21 de novembro, das 14 às 15 horas e das 15h30 às 16h30. Os filhos das detentas não vão ficar fora das comemorações. Na quinta-feira (22), às 14 horas, alunos da universidade vão apresentar músicas e histórias natalinas para as crianças de até três anos.

A ação faz parte do Programa para Desenvolvimento Integrado (PDI-Cidadania) da Secretaria de Justiça, em parceria com a PUC. Além das festividades de Natal, os alunos da universidade irão promover oficinas na penitenciária ao longo do próximo ano. Os atendimentos dos alunos de Psicologia e de Enfermagem começaram neste ano.

De acordo com o gestor do projeto na PUC e professor do curso de Engenharia Civil, Fernando Arns, a universidade pretende criar, com a parceria, interação dos alunos com a realidade da penitenciária, levando tecnologias desenvolvidas na instituição. “Vão participar alunos e professores de 11 cursos de graduação e cada área levará conhecimentos específicos”, informou.