A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será, pela 4° vez, uma das sedes do Global Game Jam (GGJ), Encontro Internacional de Desenvolvimento de Jogos que acontece simultaneamente em todo o mundo. O evento será realizado de 25 a 27 de janeiro em cerca de 300 sedes distribuídas em 63 países de todos os continentes totalizando mais de 10 mil participantes. A expectativa é que o evento reúna 230 participantes somente na PUCPR.

O objetivo do encontro é que os jammers (nome dado aos participantes) desenvolvam jogos a partir de um tema comum que é revelado somente no início da jornada. Durante todo o período da competição, os jammers ficam nas sedes em período integral. Levam colchonetes, cobertores, travesseiros e se preparam para passar dois dias com refeições à base de fast food, sendo que a pizza figura entre os pratos preferidos. Depois do evento, todos os jogos ficam disponíveis na internet e é feito o ranking dos mais acessados.

São envolvidos diversos profissionais e amadores das áreas de criação de games: artistas, programadores, músicos, designers, entre outros. Dos desenvolvedores inscritos na sede da PUCPR, mais de 100 são da Universidade. Os alunos do curso Técnico Integrado em Informática do TECPUC também irão participar. Os demais são de outras universidades e empresas de jogos de diversos locais do país.

Não há premiação, a intenção é que cada equipe tenha um jogo novo em seu portfólio, além de aumentar a rede de contatos na área de desenvolvimento de jogos.

Outras sedes – No Brasil estão confirmadas até o momento 24 sedes nas seguintes cidades: Rio Pomba (MG), São Caetano do Sul (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Campinas (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB), São Caetano do Sul (SP), Brasília (DF), Cotia (SP), Carapicuíba (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE). Ao redor do mundo, participam universidades de países como Inglaterra, Rússia, Israel, Canadá, Alemanha, EUA, Japão, Turquia, Polônia, Austrália, entre outros.