A Secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de São José dos Pinhais deu início ao Programa Sacolão Verde, com a coleta de material reciclável realizada no Bairro Cidade Jardim, durante a manhã de sexta-feira (15).

O primeiro dia do programa arrecadou 1.764 kg de materiais recicláveis, que renderam 120 fichas para 75 famílias. Na próxima terça-feira (19), os moradores irão trocas suas fichas por sacolas com as mais variadas hortaliças, vindas direto do produtor rural de São José dos Pinhais.

No bairro Cidade Jardim a coleta e a distribuição acontecem duas vezes por mês, e o bairro é considerado um dos mais participativos.

Em sua primeira gestão, em 1999, o prefeito Luiz Carlos Setim implantou o programa Sacolão Verde, com a finalidade de incentivar a reciclagem e valorizar a agricultura local.

O programa sofreu algumas modificações nesse ultimo ano: sendo definido que a cada 15 kg de lixo, a família recebe uma ficha que lhe permite trocar por uma sacola de verduras e frutas que variam de acordo com a época do ano. Todos podem participar do programa e o limite é de duas fichas por família.