Nos dias 11 e 12 de junho, a seleção brasileira de rugby adaptado estará concentrada em Curitiba, durante treino da equipe, no Ginásio do Tarumã. Na oportunidade, alunos do 7º e 8º ano do Colégio Expoente, além de assistir ao treino, vão “bater uma bolinha” com os jogadores. O objetivo, segundo o professor de Educação Física, Marcos Domingues, é promover aulas diferenciadas e incomuns à grade curricular. Durante esta vivência, o professor dará ênfase à prática deste esporte entre alunos do Expoente com necessidades especiais, foco do seu projeto educacional “O esporte como meio de superação”.

Para o professor a intenção é promover a oportunidade dos alunos sem necessidades especiais de praticar o esporte adaptado. Além do rugby está programada a vivência com outros esportes como o voleibol sentado e futebol e atletismo para portadores de necessidades visuais. O projeto consiste ainda em promover mesas redondas com a presença de jogadores e técnicos destes esportes, sempre após a experiência dos alunos com as atividades.

O projeto contempla o tema do biênio do Colégio Expoente que em 2013 e 2014 se concentrará nas palavras-chaves: limite, respeito e superação. O tema propõe às unidades do Grupo Expoente e às escolas conveniadas uma reflexão sobre o significado e a importância dos limites nos relacionamentos, na educação e na vida.