Cerca de 200 professores da rede pública de Colombo receberam seus diplomas de pedagogos, na última sexta-feira (14). A cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes do Tarumã, em Curitiba, e contou com a presença da prefeita Beti Pavin, do secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, que realizou a formação.

Ao todo, o Governo do Paraná realizou a formatura de duas mil pessoas, o processo para regularizar a situação de educadores que não tiveram o diploma validado após concluir o curso de licenciatura em pedagogia na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali). O problema se arrastava há quase uma década.

Esta foi a última turma a colar grau e reuniu profissionais da educação que atuam na Região Metropolitana de Curitiba, na capital e no Litoral do Estado.

“É mais um compromisso cumprido para solucionar a situação de 30 mil profissionais que viveram uma verdadeira agonia por quase 10 anos”, afirmou Flávio Arns. “Nos dedicamos muito para resolver esta questão. Agora, os formandos podem atuar como pedagogos na rede estadual”, destacou.

Para a prefeita de Colombo, Beti Pavin, esta formação só tem a beneficiar o município. “Estes professores que agora estão com a sua formação concluída e validada, só irão nos render bons frutos, pois toda esta qualificação vai resultar na melhoria da qualidade da educação em nossa cidade”, destacou a prefeita.

A formanda Terezinha Alberti, hoje coordenadora de Educação em Colombo, com seus 40 anos de magistério, viu neste curso, uma oportunidade. “Fiz parte das primeiras turmas, e agora, depois de toda a angústia que passamos, é muito compensador receber o diploma de graduação em Pedagogia”, contou.