Mais uma vez, os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) se encontraram para debater assuntos relacionados ao dia a dia da população. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (26) na cidade de Campo Largo. Ao todo, 15 municípios estavam representados por seus prefeitos e vice-prefeitos.

O transporte coletivo, novamente, foi um dos assuntos tratados. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, explanou sobre as recentes atitudes tomadas pela capital para manter a integração e baixar a tarifa do ônibus.

“Tivemos vários impasses e no final firmamos o compromisso de trabalhar pela transparência, conseguindo a partir de algumas medidas econômicas e apoio da Câmara de Vereadores, reduzir o preço da passagem”, disse. No entanto, Fruet destacou que o tema continua sendo uma das pautas principais da capital. “Estamos realizando as auditorias e colocando a disposição de quem quiser mais de 15 mil páginas dos contratos da Urbs, vamos dar sequencia neste trabalho de transparência e avançar no debate em favor de novas alternativas para o transporte na Grande Curitiba”, acrescentou.

Já o prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart destacou a necessidade de a Comec encaminhar as licitações para o transporte integrado e dar transparência às ações. “Os municípios precisam saber o que está acontecendo, pois somos os mais interessados, mas antes das licitações defendemos que sejam feitas pesquisas de origem-destino”, comentou. Para o prefeito de Balsa Nova, Luis Claudio é necessário que os prefeitos participem da fase de elaboração dos editais de licitação. “Não queremos edital pronto, queremos discutir”, ponderou.

O presidente da Assomec também abriu espaço na pauta para que os prefeitos falassem sobre as manifestações realizadas em todo o país. Para Luizão é importante não permitir que vândalos e arruaceiros descaracterizem o movimento e que não sejam instrumentalizados pela mídia ou por quem quer que seja.