A Secretaria Municipal da Mulher está fazendo um trabalho de divulgação do programa Mulher: Viver Sem Violência nos municípios da região metropolitana. Na última sexta-feira (26), Curitiba aderiu ao programa, que é do governo federal e que, entre outras ações, vai resultar na construção do centro integrado Casa da Mulher Brasileira na cidade de Curitiba e concentrar em um único local os serviços públicos voltados para esse atendimento.

Juntamente com outros 12 municípios paranaenses, Curitiba também assinou o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, estabelecendo compromissos e metas para assegurar os direitos contidos na Lei Maria da Penha e, com isso, ampliar a proteção das curitibanas.

A secretária da Mulher, Roseli Isidoro, apresentou aos prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) – durante reunião da entidade na quarta-feira (31) –  as bases do programa Mulher: Viver Sem Violência e a proposta de funcionamento da Casa da Mulher Brasileira, que será compartilhado com organismos do governo do estado e do Poder Judiciário.

Roseli aproveitou sua participação no encontro para incentivar a criação de organismos gestores de políticas para as mulheres nos diversos municípios da região metropolitana. “A criação de secretarias municipais ou coordenadorias de políticas para as mulheres não acarreta em ônus para os municípios, muito pelo contrário, facilitam a captação de recursos e de programas específicos junto ao governo federal”, afirmou Roseli.

O prefeito de Piraquara, Marcos Tesserolli, confirmou que assinará o pacto nacional nesta quinta-feira (01).

Quem também abordou o tema da violência contra a mulher na reunião da Assomec foi a assistente social do município de Pinhais, Claudinéia Scremin, que demonstrou o fluxo de atendimento na rede local de enfrentamento desse tipo de violência. A reunião foi coordenada pelo presidente da entidade, Luizão Goulart (Pinhais) e o secretário de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Curitiba, Valfrido Eduardo Prado, participou do encontro para falar da qualificação dos gestores na preparação das conferências estadual e nacional das cidades.