No dia 16 de novembro acontece a festa de Inauguração da Gruta de Nossa Senhora Aparecida em Rio Negro. Desde agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Obras, a comunidade do Bairro Seminário e Sítio dos Rauen e a Escola Professor Venceslau Muniz, trabalham em conjunto na construção da gruta, localizada ao lado da Escola Venceslau Muniz. A Gruta faz parte do projeto de Turismo Religioso, que está em desenvolvimento no município.

A solenidade de inauguração inicia às 11 horas com festa, venda de salgados e recreação infantil na escola. Às 14 horas está programada a celebração em homenagem a Nossa Senhora Aparecida na Capela Cônego José Enrser, anexa a Prefeitura. Em seguida acontece a saída em carreata com trajeto a partir da Capela até a Gruta, onde a inauguração será feita pelo prefeito Milton Paizani e autoridades. A festa com venda de haluski, salgados, refrigerantes e recreação com cama elástica, continua após a solenidade.

Este foi um trabalho totalmente voluntário, realizado por pais de alunos, professores da escola e comunidade local, que encontram na imagem de Nossa Senhora Aparecida um conforto e representatividade de fé, além de impulsionar a cultura e turismo na cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo ao longo deste ano realiza outras celebrações religiosas para incluir Rio Negro na rota do Turismo Religioso.